Se você tem um site ou um blog, provavelmente você já está familiarizado com o Google Analytics. Se não está, deveria. O Google Analytics (GA) é uma ferramenta gratuita para análise dos dados de acesso e utilização de sites e aplicativos, com o objetivo de entender o comportamento dos visitantes e acompanhar o sucesso das ações de Marketing. Nesse post vamos abordar as diferentes maneiras como o Google Analytics pode alavancar seus negócios.
Entender verdadeiramente seus clientes é a única maneira de ter certeza que você está criando e entregando produtos e serviços que eles realmente querem e precisam.
Essa é a chave para o sucesso de qualquer negócio.
É muito fácil coletar informações sobre as preferências e objeções dos seus clientes quando eles visitam suas lojas físicas ou quando seus colaboradores de vendas ou atendimento mantém contato direto com sua clientela. Como obter essas informações quando estamos falando de visitantes da sua loja virtual ou do site da sua empresa? Como você pode conhecê-los?
Nessa hora que o GA pode te ajudar. Basta criar uma conta gratuita que você terá acesso a muitas informações com relação aos visitantes do seu site.
Que informações o Google Analytics oferece?
O GA pode ajudar a entender como as pessoas estão interagindo com o site da sua empresa. De onde essas pessoas estão vindo e com que frequência elas visitam. Quais páginas do seu site estão chamando sua atenção e quais páginas não estão gerando interesse.
Você pode conhecer quem são seus visitantes, por meio de informações demográficas e interesses como segmentos de mercado.
Não é necessário conhecimento de programação. Basta copiar e colocar um código de rastreio e seu site será monitorado dia e noite, o GA vai recolher e armazenar informações sobre todas as visitas ao seu site.
É fácil ver por que o Google Analytics é uma das ferramentas de análise de sites mais populares.
O Google Analytics além de gratuito é fácil de usar.
Com a Visão Geral do Público pode entender quantas pessoas visitam seu site. Que hora do dia estão visitando, de onde essas pessoas são. Qual o navegador que elas estão usando para acessar seu site e até mesmo detalhes como o tamanho monitor ou modelo de celular que o visitante está usando.
Se você está se perguntando por qual páginas os visitantes estão entrando no seu site, o relatório Página de Destino pode dizer isso.
Se uma página em particular receber um grande tráfego, isso pode significar que o conteúdo é um tópico popular. Você pode saber de onde essas pessoas vieram. Se elas chegaram por uma pesquisa no Google ou pelas redes sociais, por exemplo.
Você pode saber a duração das visitas, quais páginas foram acessadas e até mesmo acompanhar as conversões no seu site.
Gerar tráfego para seu site é importante, mas você também quer que essas visitas se convertam em clientes potenciais ou reais. Acompanhar todo esse comportamento vai te mostrar como criar o ambiente perfeito para que você alcance seus objetivos de negócios.
Como o Google Analytics pode alavancar seus negócios
O Google Analytics coleta dados nos visitantes do seu site e, em seguida, exibe esses dados para você analisar. Os dados coletados se dividem em quatro grandes categorias:
- Audiência: Quem são essas pessoas?
- Aquisição: Como elas chegam ao seu site?
- Comportamento: O que elas fazem uma vez que elas chegam lá?
- Conversões: Os visitantes do site fizeram o que você queria que elas fizessem?
Todas as empresas podem usar o Google Analytics para fazer mudanças inteligentes no conteúdo do site, na navegação, no layout e na abordagem das promoções. Veja como começar.
Como usar o GA para melhorar sua estratégia de conteúdo
Desenvolver uma estratégia de conteúdo com base nos dados e não na intuição permite que você aprenda mais sobre seu público, descubra o que eles querem ouvir de você.
Foque no seu conteúdo mais popular
Se você tem um blog, a primeira coisa que você deve fazer é identificar os tópicos que mais agradam seu público.
Avalie as postagens com melhor desempenho e veja se você pode atualizá-las (por exemplo, adicionar mais imagens, novas estatísticas, gráficos, vídeos, citações ou melhorar a formatação) para torná-las ainda mais atraentes para o seu público.
Melhore os links internos fazendo referência a outros conteúdos relevantes e que sejam menos populares no site, essas postagens com melhor desempenho vão levar os visitantes até essas páginas pouco visitadas.
Determine o conteúdo menos popular e tente avaliar o motivo do seu fracasso. E quem sabe, talvez haja maneiras pelas quais você possa atualizar e melhorar para torná-lo mais interessante para o público.
Como usar o Google Analytics para melhorar o desempenho do seu site
Analise a taxa de rejeição
Uma das métricas mais importantes é a taxa de rejeição. Resumidamente, a taxa de rejeição indica se seus visitantes continuam navegando no seu site ou se eles vão embora após visitar a primeira página.
De um modo geral, quanto menor a taxa de rejeição, mais atraente é o site, o que é ótimo para seus negócios.
Se um grande número de visitantes sai do seu site depois de visualizar apenas uma página, isso significa que você precisa otimizar seu conteúdo ou usar melhores chamadas para ação que instiguem seus visitantes a saber mais sobre seu conteúdo e sua empresa.
Algumas maneiras de melhorar a taxa de rejeição são:
- Tornar seu conteúdo atraente e mais palatável, mais agradável de ser consumido, em curto espaço de tempo.
- Reduzir o tempo de carregamento do site.
- Incluir uma popup que mostre aos visitantes algum recurso útil, como um download gratuito.
Verifique as páginas de saída
O relatório de Páginas de Saída mostra o número e a porcentagem de visitantes que saem do site depois de chegarem a uma página em particular.
Isso pode ser o comportamento esperado. Por exemplo, a página de saída é justamente uma página de conversão. Então o visitante chegou ao site, navegou pelo conteúdo e por fim tomou uma ação, baixou um material, completou um formulário ou solicitou informações de um produto.
Mas a alta taxa de saída também pode ser prejudicial. Por exemplo, indicando que as pessoas estão deixando a página por problemas. Ou a página não carrega a tempo e o visitante desiste, ou a página de saída é a mesma página de entrada, sendo que foi a única página visitada no site. Isso tudo merece uma investigação mais profunda.
Como usar o Google Analytics para otimizar suas campanhas de Marketing
Alinhe seus objetivos
Seu site é um canal de comunicação com seus potenciais clientes, bem como os clientes atuais. Por isso ele deve servir aos seus objetivos de negócio.
Até mesmo um site institucional deve gerar negócios para sua empresa, além de funcionar como mais uma maneira de aproximar seus clientes. Entenda seu site como uma ferramenta de lucro e redução de custos.
Para isso, estabeleça os objetivos do site de maneira que eles atendam essas expectativas e use o Google Analytics para acompanhar o seu nível de sucesso.
Monitore as ações
Com o Google Analytics você pode monitorar quais as campanhas que geram mais resultados positivos. Criar anúncios nas redes sociais e apenas torcer para que esteja escolhendo a melhor comunicação, a melhor rede, a melhor segmentação, não é uma boa estratégia.
Aproveite todas as informações que você obteve do seu público para segmentar de maneira mais inteligente suas campanhas.
Com os relatórios de Aquisição você pode monitorar suas campanhas de email marketing, anúncios, alcance orgânico e ações nas redes sociais.
Essas são apenas algumas das muitas formas que o Google Analytics pode alavancar seus negócios. Se você ainda não está aproveitando essa ferramenta, acesse esse link e saiba mais sobre o Google Analytics.