De forma geral, uma landing page é qualquer página pela qual um visitante chega a seu site. No entanto, quando abordamos as landing pages no âmbito do marketing, é mais comum estarmos falando de uma landing page como sendo uma página independente da navegação do seu site que foi projetada para um único objetivo. Esse objetivo pode ser guiar o visitante para uma oferta que está em outra página ou obter dados do visitante, como nome e endereço de e-mail. Nesse post eu abordo em 15 passos simples uma auditoria que você mesmo pode fazer antes de lançar a sua landing page. Continue lendo e saiba como otimizar a conversão de uma landing page.
OFERTA
Clareza
- O título é claro e responde as perguntas: “O que é essa a oferta?” e “Qual o benefício que terei com ela?”
- A promessa feita no título é desenvolvida no conteúdo da página.
- O título é atraente sem ser enganoso.
Consistência
- As promessas estão expressas na página.
- O design da página é consistente com a mensagem.
Relevância
- A oferta é algo que sua audiência quer/precisa.
- A linguagem empregada é personalizada em acordo com a audiência.
Visualização
- O produto ou serviço está descrito ou retratado na página.
- As características do produto ou serviço são apresentadas com fidelidade.
Todos esses pontos funcionam em conjunto. Você precisa ter uma oferta clara, atender às expectativas da audiência (consistência/relevância) e retratar a oferta e os benefícios de forma atrativa.
FORMULÁRIO
Formulário Visível
- O formulário é rapidamente visto na página.
Número de Campos
- A quantidade de informações que o visitante deve fornecer devem estar em acordo com a oferta.
- Não é aconselhado incluir campos opcionais, se a informação não é relevante, melhor não estar no formulário.
Formulário Encorajador
- O título no formulário deve ser convincente, deve deixar claro porque o visitante está preenchendo. Qual benefício terá em troca pelo envio das informações.
Call-To-Action (CTA) Visível
- Se destaca.
- É descritiva, por exemplo, não é apenas ‘Enviar’
Se o visitante não pode ver o formulário, então ele não vai preenchê-lo. É importante ter um número adequado de campos no formulário em acordo com o valor percebido da oferta. Um formulário com muitos campos deve ter um alto valor percebido. Se as pessoas vão enviar suas informações, elas precisam de uma boa razão para fazê-lo.
Também é importante apresentar um título sólido no formulário. Não basta repetir algo já dito na página ou usar o genérico “Preencha este Formulário” no título.
CONFIANÇA
Design Profissional
- Layout é agradável e gira em torno de uma única ideia, que é a oferta.
- As fontes utilizadas são consistentes e compatíveis com o layout.
- As imagens são relacionadas a oferta.
- O fluxo de página é intuitivo para o visitante.
Ícones de Confiança
- A página apresenta ícones que reafirmam confiança de que os dados não serão repassados e que o site é seguro.
Depoimentos Autênticos
- Sua página apresenta depoimentos.
- Os depoimentos não são anônimos.
- Incluem informações da pessoa que deu o testemunho; como nome, foto, empresa que trabalha.
Políticas e Práticas Claras
- A política de privacidade está visível e próxima ao CTA.
HIERARQUIA VISUAL
Destaques nas Palavras Importantes
- O layout da página guia o visitante para as áreas mais importantes na página.
Comunicação
- As fontes, as cores, as imagens, a linguagem empregada, toda a página comunica com uma única voz.
Imagens
- As imagens do produto não disputam a atenção com o CTA e estão alinhadas a linha de comunicação utilizada.
O layout da página não só ajuda a conquistar a confiança, mas também representa sua marca e determina o fluxo dos olhos do visitante. Uma landing page desequilibrada que não possui uma hierarquia visual clara vai confundir seus visitantes, e um visitante confuso não converte.
1 Comment
Parabéns! Muito claro o conteúdo