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Muitos empreendedores sofrem diariamente na hora de planejar o Marketing de Conteúdo para redes sociais. Isso porque poucos sabem que o Marketing de Conteúdo é a tática que determina o sucesso nas redes sociais. Neste artigo, você vai entender como criar um plano de conteúdo para as redes sociais da sua empresa.

O Que é Marketing de Conteúdo?

De maneira resumida, Marketing de Conteúdo é o processo de planejar, criar e compartilhar conteúdo relevante, valioso e envolvente para atrair e engajar uma determinada audiência com o objetivo de conquistar novos clientes ou aumentar os negócios com os clientes existentes.

O Marketing de Conteúdo não é apenas sobre o que é criado. É sobre todo o processo, incluindo a maneira como você distribui e promove esse conteúdo. Ou seja, o Marketing de Mídia Social é também Marketing de Conteúdo. O que diferencia aqui são os formatos e plataformas.

O Marketing de Conteúdo é a estratégia que vai determinar em quais redes sociais que você vai atuar e como será essa atuação.

Conteúdo & Social

Eu posso destacar quatro elementos que se aplicam tanto ao Marketing de Conteúdo quanto ao Marketing de Mídia Social.

  1. Objetivos – Por que você vai criar conteúdo?
  2. Buyer Personas – Para quem você vai criar conteúdo?
  3. Produto/Serviço – O que você quer vender com seu conteúdo?
  4. Calendário Editorial – Como você vai colocar isso tudo em ação?

Alinhando Objetivos

Os objetivos de marketing devem estar alinhados aos objetivos de negócios. Por sua vez, os objetivos das redes sociais devem se alinhar aos objetivos de Marketing de Conteúdo.

Você não está nas redes sociais apenas por estar, você está lá pois existe um objetivo de conteúdo.

  • Ajudar seu público a entender o tópico no qual você se especializou
  • Educar seu público sobre novas práticas e tendências
  • Convencer seu público a comprar seu produto

Claro que cada objetivo desse estará alinhado a um objetivo de negócios.

  • Criar consciência de marca
  • Atrair e reter clientes
  • Ativar vendas

Aqui está a razão de muitas empresas estarem perdidas no Marketing de Mídia Social. Não existe atalho. Você deve seguir essa ordem na hora de definir objetivos e estratégias.

Como Planejar o Marketing de Conteúdo para Redes Sociais

Como Planejar o Marketing de Conteúdo para Redes Sociais

Sabe como você deve planejar o conteúdo para as redes sociais? Da mesma maneira que você planeja o conteúdo de maneira geral. Escolher qual a melhor rede social para seu negócio é parte da estratégia de Marketing de Conteúdo.

E esse é o primeiro passo no Marketing de Mídias Sociais.

As redes sociais são plataformas. Elas sozinhas não formam uma estratégia.

Na verdade, o profissional de Marketing de Conteúdo conhece as plataformas e suas peculiaridades, e é por isso que ele é capaz de pensar de maneira estratégica sobre como atuar em cada rede social.

🔗 Como Empreendedores Podem Planejar seu Marketing de Conteúdo

Quando planejamos o conteúdo para as redes sociais, devemos lembrar da jornada do comprador. E a jornada do comprador nada mais é do que uma sequência de perguntas que devem ser respondidas.

Seu conteúdo nas redes sociais deve ter em mente toda essa caminhada que o comprador faz desde quando ele descobre que tem um problema até a hora que ele escolhe você como a melhor solução.

Agora vamos ver dois fatores que são muito importantes na hora de planejar o conteúdo para as redes sociais.

Engajamento

Sua presença nas redes sociais deve ser mais que apenas publicar conteúdo.

Você precisa pensar nas redes sociais como uma conversa. Quanto mais aberto você for e quanto mais você usar a rede social para perguntar e responder, maior será a probabilidade de seu público se sentir seguro. Isso os coloca um passo mais perto de comprar de você.

Análise

Se a falta de engajamento é a falha número um que eu percebo nas redes sociais, a falta de análise do desempenho é a segunda.

Medir seu sucesso é uma etapa extremamente importante no seu plano de mídia social. Você precisa saber se seus esforços estão gerando resultados para o seu negócio. Essa análise é o que vai validar as ações tomadas até aqui e indicar novos rumos e estratégias.

Conclusão

Definir um plano de mídia social vai realmente ajudá-lo a aumentar o envolvimento e a confiança das pessoas com relação aos seus produtos e serviços e dessa forma ajudar seu negócio a prosperar.

Porém, é preciso ter em mente que apenas compartilhar conteúdo e esperar pelo melhor, não é uma boa estratégia.

Você já tem um plano de conteúdo de mídia social para sua empresa? Quais dicas você daria aos iniciantes? Compartilhe seus pensamentos nos comentários.

Precisa de ajuda com suas redes sociais? Basta clicar aqui e entrar em contato comigo. Eu vou adorar te ajudar.

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