Para explicar como publicar um livro na Amazon, eu convidei um especialista no assunto. Ele Já vendeu mais de 36 mil eBooks pela Amazon, e somados seus livros já tiveram mais de 1 milhão de páginas lidas no Kindle Unlimited.
Muitas pessoas acreditam que para ver seu trabalho publicado é preciso encontrar um agente ou editora. Porém, hoje em dia, com um pouco de dedicação e estratégia, qualquer pessoa pode ter seu livro publicado. É isso que você vai descobrir neste artigo. Boa leitura!

Por Que Escrever e Publicar na Amazon?
Além de ser a gigante dos livros online e permitir que seus autores alcancem milhões de leitores pelo mundo, publicar na Amazon oferece vantagens e facilidades que não são encontradas em outras plataformas.
Não requer experiência.
Ao contrário do mercado literário convencional, onde geralmente apenas os escritores mais afamados têm a honra de serem publicados por grandes editoras, na Amazon todo e qualquer autor é bem-vindo. Não é necessário ter carreira como escritor. Desde que as diretrizes de conteúdo e publicação sejam respeitadas, não existem restrições.
Maior lucro.
Comparado à média paga pelas editoras convencionais, o programa de royalties pago pela Amazon é muito mais vantajoso para o autor. Enquanto no mercado tradicional o percentual pago pela venda de cada livro gira em torno de 8 a 15%, na Amazon os royalties iniciam em 35%. Embora os valores de venda na Amazon para eBooks sejam mais baixos do que o de livros impressos, a porcentagem maior da comissão compensa.
Mais fácil de produzir.
Se você tem um computador com um editor de texto simples, já é o suficiente para conseguir publicar seu trabalho. Não é necessário ter conhecimento em diagramação para formatar seu livro digital. Isso porque o processo de preparação do texto para ser publicado é extremamente simples, e todos os detalhes e cuidados são apresentados no site da própria Amazon.
Não é apenas digital.
Além de um sistema simples para edição e publicação de livros digitais, na Amazon você também pode ter seu livro impresso.
Sem tempo de espera para publicar.
Particularmente, eu acho essa a maior vantagem da publicação independente. Enquanto o tempo médio de espera para ter seu livro publicado por uma editora comum é de cerca de 8 meses, na Amazon o seu eBook é publicado em até 48 horas.
Vários dispositivos de leitura.
Uma dúvida comum das pessoas é acreditarem que os eBooks da Amazon só podem ser lidos no Kindle. Isso não é verdade. A Amazon oferece aplicativos para celulares, tablets e computadores. Ou seja, podemos ler de qualquer lugar e mesmo lendo em vários dispositivos diferentes o mesmo livro, o sistema é inteligente e sincroniza nosso progresso.

Como Publicar um Livro na Amazon
O sistema de autopublicação da Amazon é chamado de Amazon KDP – Kindle Direct Publishing (Publicação Direta Kindle).
No KDP, autores podem publicar seus livros (físicos e digitais) de forma independente, ou seja, sem depender de agentes literários, editores, nem editoras.
A Amazon é a maior livraria online do mundo, e como você pode imaginar, publicar um livro ou eBook utilizando a plataforma KDP abre caminho para que seu trabalho seja vendido em diversos países.
De fato, a Amazon possui lojas em vários países e territórios (17 para ser mais exato), atendendo os principais idiomas do mundo.
Quanto é Possível Ganhar?
Essa é a pergunta que todo mundo faz, mas que ninguém consegue responder com exatidão. E não é porque as pessoas não querem responder.
O valor pode variar de acordo com o estilo (ficção ou não-ficção), tema, quantidade de páginas, se será usada uma estratégia de marketing e divulgação, se o autor já possui um número considerável de seguidores, além do valor de venda do eBook (já que a Amazon permite que o próprio autor defina por quanto quer que seu eBook seja vendido).
Como parâmetro de comparação, por exemplo, em um livro físico vendido por R$ 24,00 em uma editora comum, a comissão do autor seria de R$ 2,40 (royalties de 10%). Já em um eBook vendido a R$ 5,99 na Amazon com uma comissão de 70%, o lucro do autor seria de R$ 4,19.
É claro que no caso de publicar por uma editora, todo o trabalho de marketing fica por conta deles. No entanto, você paga por todo esse trabalho e fica dependente das decisões da editora.
No caso da publicação independente, você será responsável pelo marketing e promoção, no entanto, é livre para escolher o que e como fazer. Hoje, vários autores de peso têm publicado seus livros de forma independente. Em muitos casos, os escritores têm publicados seus livros físicos por editoras tradicionais, mas mantido os direitos sobre as versões digitais e as publicado no KDP por exemplo.
Por Onde Começar?
O primeiro passo para publicar seu livro na Amazon é criar uma conta de autor no KDP.

Para isso, acesse a plataforma, informe um e-mail de contato ou número de telefone, uma senha e clique em “Criar sua conta do KDP”.
Após fazer o cadastro inicial, acesse “Sua Conta” e envie as “Informações do Autor/Editora”, os dados para “Receber Pagamentos” e preencha o questionário com as “Informações Tributárias”.

Assim você estará apto para publicar seus eBooks.
Escrevendo um eBook Profissional
Como é que eu vou publicar um livro na Amazon se eu não sou um escritor profissional?
Ué, e quem disse que apenas escritores profissionais podem publicar?
Aliás, fique você sabendo que nenhum escritor começou como um profissional.
É claro que se você já tem o hábito de escrever, esse processo será muito mais simples. Caso contrário, você apenas terá que praticar um pouco mais.
Ficção ou Não-Ficção
A primeira grande decisão a tomar antes de começar a escrever um livro é se você vai escrever ficção ou não-ficção.
- Ficção: narrativa imaginária ou baseada em fatos reais.
- Não-ficção: narrativa factual sobre a realidade.
Trazendo essas definições para o nosso campo, o escritor de ficção escreve romances, histórias, contos e narrativas que ele cria com o intuito de entreter os leitores.
Já no caso do escritor de não-ficção, o foco é apresentar um conteúdo prático, que sirva como instrução, passo a passo ou manual de como se executar algo ou conseguir determinado resultado.
Óbvio que decidir por um estilo de escrita não exclui a possibilidade de escrever para o outro. O que queremos aqui é apenas decidir por um ou outro para podermos começar o trabalho.
Particularmente, acredito que o mais viável para quem não tem o hábito da escrita é iniciar pelo gênero de não-ficção. Por se tratar de um gênero que requer menos experiência em escrita e é mais fácil de desenvolver. Toda pessoa que já elaborou um trabalho de monografia, redigiu uma redação ou defendeu uma tese de TCC já desenvolveu um trabalho de não-ficção.

A Escolha do Nicho
Em seguida, você precisa definir qual nicho vai explorar. Nicho é um tema específico dentro de um assunto ou área mais ampla.
Por exemplo, digamos que você se interesse por desenvolvimento pessoal. Esse seria o assunto geral do seu trabalho. Motivação no trabalho, inteligência emocional ou produtividade no escritório seriam nichos dentro da área de desenvolvimento pessoal.
Como Estruturar o Conteúdo
Uma vez que você tenha selecionado o seu nicho, é hora de estruturar o conteúdo para poder começar a escrever.
A estrutura de um texto de não-ficção é dividida basicamente em 2 níveis: capítulos e tópicos.
Vamos usar como exemplo o nicho de produtividade no escritório. Uma possível estrutura seria:
A importância da produtividade no escritório (Capítulo 1)
A produtividade é para qualquer um? (Tópico 1)
Impactos diretos da produtividade (Tópico 2)
Atividades que impedem a produtividade (Tópico 3)
Como evitar as distrações no escritório (Tópico 4)
A organização do ambiente de trabalho (Capítulo 2)
Comece organizando sua mesa (Tópico 1)
Agora é hora de organizar sua sala (Tópico 2)
Não esqueça de organizar seu computador (Tópico 3)
Como você pode notar, a estrutura não tem segredo.
Você só precisa definir um tema maior para seu capítulo, e explorar os desdobramentos desse tema em tópicos. Não existe uma regra que defina a quantidade de capítulos e tópicos. Isso vai depender do seu assunto e da forma que você escreve.
Se preferir ser mais detalhista, é possível adicionar mais níveis à estrutura, quebrando os tópicos em subtópicos. Só cuide para não se aprofundar demais nos níveis, pois isso pode confundir o leitor.
Criada a estrutura, é hora de preencher as lacunas com o seu texto. E não tem segredo, agora é a hora do SBC (sentar a bunda na cadeira) e escrever. Cada indivíduo tem suas próprias condições para produzir mais e melhor.
Por esse motivo, a dica que vale na hora de escrever é preparar o seu ambiente de trabalho de forma que ele propicie o máximo de foco e o mínimo de distração.
Escrever é evitar as distrações ao seu redor.
E elas são muitas. Como são.
Sempre é válido colocar o celular no modo avião, desativa a internet do computador e avisar para as pessoas próximas que você precisa de privacidade e que gostaria de não ser interrompido.
Eu gosto muito de escrever utilizando a Técnica Pomodoro, na qual eu ajusto um alarme de 25 minutos, e escrevo sem parar durante esse tempo. Quando o alarme soa eu paro e descanso por 5 minutos. Aproveito para comer alguma coisa ou me alongar um pouco. No final dos 5 minutos de intervalo eu concluo um ciclo de trabalho e descanso, o chamado “pomodoro”.
Na sequência eu inicio mais um pomodoro, trabalhando por 25 minutos e descansando 5. Esse é um dos métodos com a qual obtenho ótimos resultados (leia-se quantidade de palavras escritas).
Detalhes importantes antes da publicação
Ok, então você estruturou e escreveu seu eBook. Então agora ele já está pronto para ser publicado!
Ehh… Não.
Se você acessar o site da Amazon nesse instante e abrir o departamento de eBooks (Loja Kindle) vai notar que são exibidos dezenas de eBooks. Todos eles competindo pela sua atenção e gritando “ei olha aqui!”, “me leia!”, “Ele não, leia a mim!”, “Ignora esses caras aí do lado, vem dar uma olhadinha aqui no meu interior, vem 😉”… e assim por diante.
E se você parar por um minuto para analisar os exemplares que são mostrados nas páginas da Amazon vai perceber:
- todas as capas são apresentadas em tamanho miniatura;
- algumas capas chamam mais a atenção do que outras;
- se uma capa chama sua atenção você olha para o título do livro ao lado ou abaixo da capa.
Isso significada que se você quer ter sucesso na Amazon como autor, não basta apenas ter um bom conteúdo.

Você também precisa ter uma capa profissional e um título chamativo.
Em quase 90% das vezes, a capa ou o título vai ser o primeiro contato que alguém vai ter com um eBook na Amazon. Esqueça aquele velho ditado que diz “nunca julgue um livro pela capa”. Na Amazon funciona ao contrário. Se a sua capa for ruim, seu conteúdo será julgado sim, e isso pode significar poucos leitores e poucas vendas.
O título deve, ao mesmo tempo em que expressa a ideia central do livro, chamar a atenção do leitor com algum tipo de promessa. Por exemplo:
“Como se Tornar Mais Produtivo: Pare de Procrastinar, Elimine as Distrações e Aumente sua Produtividade” é o título de um dos eBooks mais vendidos sobre produtividade na Amazon.
Se você reparar, vai perceber que o título é diz logo de cara o tema central que é “como se tornar mais produtivo”, e depois ainda faz algumas pequenas promessas com “pare de procrastinar, elimine as distrações e aumente sua produtividade”.
Se você entra na Amazon buscando um conteúdo sobre produtividade e encontra esse título + promessa, no mínimo ele desperta sua atenção. E se em conjunto com a capa você sente a curiosidade de clicar para saber mais, você já estará na metade do caminho para comprar meu eBook 😊
Resumindo o Processo para Publicar seu Livro
Ok, então você estruturou, SBC e escreveu seu texto, criou um título chamativo e uma capa que destaque seu título, já pode se preparar para publicá-lo.
Só falta uma coisinha. Apesar de ser possível atualizar seu eBook depois quando e quantas vezes você quiser, eu não aconselho que você publique seu livro sem fazer uma revisão no conteúdo, corrigindo erros de digitação, ortografia e gramática, redundâncias, e falhas no conteúdo.
Se for possível, o ideal é que para essa tarefa você pudesse contratar um revisor profissional. Mas como nem sempre temos capital disponível, é possível revisar utilizando os recursos dos corretores automáticos para eliminar o grosso dos erros.
Como complemento, peça ajuda para algum amigo ou familiar fazer uma leitura de teste do seu livro para identificar e indicar erros que possam ter passado na sua primeira revisão.
Quanto mais você se preocupar em entregar um conteúdo de qualidade, melhor será a experiência de leitura para seus leitores. Claro que alguns erros ainda passarão, mas a ideia é eliminar o máximo possível antes da publicação, e atualizar o conteúdo sempre que necessário para corrigi-lo.
Feita a revisão, é só acessar sua conta de autor e selecionar “Criar um novo livro Kindle” na aba biblioteca e preencher os detalhes do eBook, enviar o arquivo e a capa, e definir o preço de venda. Em até 48 horas você vai receber um email avisando que seu eBook já estará disponível no site da Amazon.
A partir daí, começa a segunda parte do trabalho. A divulgação.
Como Promover seu Livro?
Mas espera aí. Eu achei que a Amazon é quem fosse vender meu eBook sem que eu precisasse fazer nada!
Sério?
Bom, a Amazon até vai vender se alguém procurar. Mas a real é que ao mesmo tempo em que você enviar seu eBook, outros autores estarão fazendo o mesmo. Fora os eBooks que já estão disponíveis no site.
Então se você quer que a Amazon promova seu livro, você precisa mostrar a ela que seu livro vale a pena ser promovido.

E você vai conseguir isso promovendo seu lançamento em suas redes sociais, enviando um email para sua lista de contatos, adicionando um banner no seu site ou blog, fazendo uma postagem no seu perfil do Facebook ou Instagram, escrevendo um review do conteúdo, enfim.
Você precisa movimentar a página de vendas do seu eBooks na Amazon, para que ela entenda que existem pessoas interessadas no seu trabalho. A matemática é muito simples. Se as pessoas se interessam e compram seu livro quando ele é lançado, a Amazon o promove. Assim mais pessoas compram, e a Amazon promove mais ainda.
É claro que também existe a promoção orgânica dentro da própria Amazon, que analisa as palavras-chave, a descrição, as categorias e vários outros detalhes do seu eBook para posicioná-lo em um ranking interno. Sobretudo, quanto melhor a posição do seu eBook nesse ranking, mais chances ele terá de aparecer nas páginas de resultados quando um leitor fizer uma busca no site.
Mas isso é papo para outro artigo, porque esse aqui já está ficando longo demais…
E aí, gostou das dicas?
Acredite, eu tentei passar o máximo de informações com essas mais de 2 mil palavras que você acabou de ler. Porém, é muita coisa bacana, não é de espantar que não dê para explicar com detalhes tudo sobre o negócio de eBooks na Amazon.
Visto que nesse tempo escrevendo e publicando tantos eBooks, eu descobri algumas estratégias tanto para facilitar a escrita, quanto para promover e vender mais livros digitais.
7 Comments
É preciso ter registro ISBN para publicar na Amazon?
Olá Vagner. Não é necessário, porque quando você publica, a Amazon cria seu próprio ISBN que é o código ASIN.
Eu já escrevo bastante! Agora é correr atrás!
Muito bom o post, obrigado
No começo do artigo você menciona que é possível utilizar a Amazon para fazer o livro impresso também, mas nunca retorna ao assunto. Pelo que eu saiba a impressão é feita em vários países, mas não no Brasil e o autor que quiser disponibilizar seus livros com “capa comum” terá seus livros impressos e enviados dos EUA, o que fica inviável para muitos livros devido ao valor astronômico da impressão em dólar e frete para o Brasil. Você sabe se isso recentemente mudou?
Sim Angela, existe essa flutuação no custo para o leitor por conta do dólar. Ainda não mudou essa questão.
é preciso registro de direitos autorais ou a própria Amazon e o sistema já conferem os direitos autorais ao autor? Ficha Catalográfica é necessário também ou não?
Quando você solicita a publicação, a própria Amazon gera um registro próprio para cada livro. Sem custos para os autores.