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Quando se trata de compras, 74% das pessoas confiam nas redes sociais para orientá-las nas decisões. Isso significa que 3 a cada 4 clientes procuram familiares, amigos ou influenciadores digitais para saber suas opiniões sobre produtos ou serviços. Um influenciador digital é um produtor de conteúdo que usa seus canais para influenciar o comportamento das pessoas. Então, vamos entender como ser um influenciador digital.

Como Ser um Influenciador Digital

Como Ganhar Dinheiro Como um Influenciador Digital

Já que existem várias formas de gerar renda com sua influência digital, direta ou indiretamente, vamos ver as mais comuns.

Posts Patrocinados

Nos posts patrocinados a empresa paga pela sua recomendação do produto ou serviço.

O texto do post ou o script do vídeo pode ser escrito pelo anunciante. Porém, o ideal é que o influenciador participe ativamente da produção de conteúdo, para que seja o mais pessoal e genuíno possível.

Os valores dos posts patrocinados devem ser definidos pelo influenciador digital de acordo com seu público. Ou seja, quanto mais seguidores engajados você tiver, mais você poderá cobrar.

Apesar de os posts patrocinados serem uma prática comum, é necessário ter cuidado ao recomendar produtos e escolher apenas aqueles que você conhece e confia. Também é bom incluir hashtags ou avisos para identificar esse tipo de conteúdo.

Eventos

Participar de eventos é outra forma de ganhar dinheiro com suas redes sociais, embora seja menos comum. No início, a maioria dos eventos que você irá serão apenas uma permuta. Você será convidado por ser muito conhecido e sua presença se tornará um ativo para empresas e marcas, o que significa que com o tempo você poderá cobrar por isso.

Palestras

Se você já é um especialista, você também pode oferecer consultorias e palestras sobre o assunto que domina. Porque esses eventos são uma ótima oportunidade para se conectar com outras pessoas em seu mercado e estabelecer parcerias comerciais com as marcas.

Marketing de Afiliados

Outro modelo de negócios que pode gerar bons resultados para os influenciadores digitais é o marketing de afiliados, que consiste em recomendar produtos de terceiros em troca de comissões.

No entanto, é importante saber a diferença entre marketing afiliado e posts patrocinados. Com o primeiro, a receita é recorrente. Cada nova venda feita por meio de um dos seus anúncios gera uma comissão. Com as postagens patrocinadas, você recebe um pagamento único.

Anúncios

Muitos influenciadores são registrados no Google AdSense para publicar anúncios em seus canais. Isso porque sempre que alguém visitar seu blog ou YouTube e clicar nos anúncios do Google, você receberá uma pequena quantia. Essa é uma das formas mais simples de monetizar acessos ao seu site ou blog, mas para que isso valha a pena, você precisará de muito tráfego.

Dica Importante: Anúncios excessivos podem comprometer a experiência do usuário, por isso, tenha cuidado para não colocar muitos banners em seu blog e afugentar novos seguidores.

Cursos Online

Por que não transformar seus conhecimentos em um curso? Um curso online não é apenas uma alternativa para se manter relevante no mercado, mas também um modelo de negócios escalável. Em outras palavras, você pode vender o mesmo produto para sempre sem gastar mais dinheiro em produção.

Como Ganhar Dinheiro Como um Influenciador Digital

Os Prós e Contras de Ser um Influenciador Digital

Como qualquer outra profissão, ser um influenciador digital também tem seus prós e contras.

Prós

  • Mobilidade – Uma das maiores vantagens para quem trabalha online é a possibilidade de trabalhar remotamente, seja em casa, no trânsito ou em qualquer lugar do mundo. Tudo o que você precisa é de uma conexão com a internet, um smartphone ou laptop para estar conectado a todos os seus seguidores.
  • Liberdade Editorial – Outro fator positivo de ser um influenciador é que eles podem produzir o conteúdo que desejam sobre assuntos nos quais eles têm mais interesse e afinidade, exceto nos casos em que essa liberdade editorial é negociada com a empresa que contratou o serviço.
  • Acesso a Experiências – Atualmente, os influenciadores são um dos profissionais mais procurados para endossar produtos e serviços. Por isso, obtêm certas vantagens contratuais que vão além de seus honorários, como viagens, acesso a eventos e até produtos. Esse tipo de recompensa é comum, especialmente no começo, quando o influenciador ainda não desenvolveu sua experiência no nicho e troca sua influência pelos produtos ou serviços do anunciante, a chamada permuta.
  • Horário Flexível – Como a maior parte do trabalho do influenciador pode ser feito em casa, ele também tem mais liberdade para organizar sua agenda e dividir seu dia entre compromissos pessoais e profissionais. É importante prestar atenção a esse ponto e não ser flexível demais com suas horas, porque você precisará produzir constantemente conteúdo para seus canais se quiser manter seu público envolvido.

Contras

  • Menos Tempo Livre – À medida que a demanda por seu trabalho aumenta, talvez você precise fazer algumas viagens e participar de eventos para promover produtos e serviços, o que significa passar mais tempo trabalhando. Isso pode ser um grande revés para aqueles que são muito ligados à família, especialmente para os influenciadores que têm filhos.
  • Falta de Privacidade – Por causa da superexposição, muitos seguidores sentem como se o conhecessem e pudessem se tornar invasivos durante seus momentos de lazer. É comum essas pessoas quererem tirar uma selfie com quem acompanham nas redes sociais, mas é importante estabelecer limites para preservar sua privacidade e aqueles que estão com você.
  • Haters – Os haters são usuários cujo maior passatempo é visitar perfis de pessoas conhecidas para fazer comentários maldosos. De acordo com o número de comentários que essa pessoa faz e o nível da ofensa, a melhor coisa é ignorá-los. Em casos de ameaças à sua segurança, é melhor acionar o departamento de polícia especializado em crimes virtuais.
  • Empresas que Renegam o Pagamento – A notoriedade dos influenciadores não os torna imunes a pessoas e empresas que não cumprem o que foi acordado. Portanto, antes de entrar em uma parceria, procure informações sobre o anunciante, verifique os comentários dos clientes e, sempre que possível, formalize seu contrato. Se você não tiver um contrato, certifique-se de documentar as mensagens trocadas com a empresa.
Os Prós e Contras de Ser um Influenciador Digital

🔗 Como Encontrar Influenciadores de Marca

Como Ser um Influenciador Digital

Estima-se que o tamanho da Creator Economy atinja US$ 104 bilhões em 2022.

É inegável que os influenciadores não estão aqui apenas para ficar, mas o setor está ficando cada vez mais profissional. Não é difícil entender porque as marcas optam por se associar a influenciadores para promover seus produtos. Então, como você se torna um influenciador digital?

Como Ser um Influenciador Digital em 5 Passos

Aqui estão algumas dicas importantes para ajudar você a criar sua própria audiência.

1. Encontre Seu Nicho

O mercado de influenciadores já está lotado. Isso quer dizer que se você está entrando agora, precisa de muita relevância. O primeiro passo é encontrar o seu nicho.

É nesse nicho que você vai construir sua audiência. O mais importante é que você encontre algo de que realmente gosta de falar, mas também domina o assunto. Claro, precisa ser rentável. Encontre a maneira de unir esses três pontos cruciais e vá em frente.

Como Ser um Influenciador Digital - Ajuste no Conteúdo

2. Estabeleça sua Marca

O próximo passo para se tornar um influenciador é trabalhar na construção de sua marca.

Em primeiro lugar, pesquise o setor que você vai tentar influenciar. Quem são os principais influenciadores no jogo? Quais tipos de conteúdo recebem mais engajamento nesse setor? Quais marcas estão trabalhando com influenciadores? Onde estão as lacunas? Como você poderia trabalhar essas lacunas a seu favor?

Aqui você define sua essência, valores e personalidade. Por fim, decida como você vai dar início à sua presença e desenvolva sua estratégia de conteúdo e a voz da sua marca.

Como Definir a Identidade da Marca: Um guia para profissionais e marcas se comunicarem com clareza e consistência

3. Crie uma Presença Unificada

Descubra quais plataformas são mais indicadas para se engajar com sua audiência e comece a construir sua presença da maneira mais unificada possível.

É importante entender cada plataforma de mídia social antes de começar a criar sua estratégia. É melhor se concentrar em poucas plataformas com as quais você está satisfeito e postar consistentemente.

Depois de decidir em quais plataformas você vai trabalhar, é hora de criar uma marca consistente em todas elas. Certifique-se de manter a voz da marca unificada. Não apenas isso, mas tenha em mente os tamanhos das imagens mais apropriadas para ser o mais profissional possível.

Como Ser um Influenciador Digital

4. Converse com seu Público

Acima de tudo, um influenciador depende de seu relacionamento com o público, o que significa que você não pode confiar apenas em postar seu conteúdo e esperar que as pessoas se envolvam com ele.

A chave está na palavra relacionamento – o que significa que é uma via de mão dupla.

Engajar-se com o seu público é fundamental, e construir um espaço onde eles possam se envolver, confiar e desfrutar do seu conteúdo é fundamental para o seu sucesso como um influenciador digital.

Sobretudo, isso significa responder a comentários, gerar discussões, aproveitar conversas e promover uma comunidade em todos os seus canais.

Se você quer atrair as pessoas em uma plataforma de mídia social, por que não se envolver com elas primeiro? Pesquise por palavras-chave relacionadas ao que você está falando e inicie uma conversa.

5. Analise e Pesquise

Esta é sem dúvida a dica mais importante de todas, e uma das coisas que mais o ajudarão em sua busca para se tornar um influenciador digital.

Existem várias ferramentas de análise disponíveis que ajudam você a se tornar um influenciador de mídias sociais mais bem-sucedido, se souber usá-las.

Você precisa saber quais tipos de conteúdo não estão indo tão bem. Como um influenciador, esta é sua informação mais importante.

Então, analise os tipos de conteúdo com bom desempenho e use essa fórmula para desenvolver sua estratégia. Ofereça ao público mais do que eles desejam (e precisam).

Se você tem um site ou blog, ferramentas como o Google Analytics são indispensáveis.

Influência Digital: Um Guia para Construir sua Marca Pessoal sem Conflitos com a CLT

Porque fornecerá informações como quais tipos de plataformas estão gerando cliques no seu conteúdo. Por quanto tempo as pessoas permanecem em cada página? Quais são as páginas mais visualizadas? Como a jornada do usuário é movida de uma página para outra? Uma infinidade de estatísticas importantes para ajudar você a se tornar um influenciador cada dia melhor.

Quando se trata de mídia social, quase todas as plataformas têm uma função de análise integrada que ajuda você a entender o que está postando. Você pode ver quais tipos de conteúdo estão obtendo o maior número de curtidas. Quando é o melhor horário para postar? Quantas pessoas estão comentando sobre suas postagens? Quais hashtags estão causando um aumento em seu alcance?

Então, verifique-as semanalmente e use as informações fornecidas para se adaptar.

Seja Consistente e Paciente

Uma das partes mais importantes em ser um influenciador é que você precisa ser consistente. Publique regularmente em todas as plataformas em que você optou por participar.

A consistência é fundamental, pois a maioria dos seus posts terá uma vida útil curta.

Além disso, ter paciência é uma habilidade que você precisa aprender se estiver realmente focado em se tornar um influenciador. A paciência o diferencia da concorrência, ajuda você a ser realista em relação aos seus objetivos e, consequentemente, ajuda você a se tornar um influenciador.

Tenha um Plano

Embora seja importante que seu conteúdo seja pessoal, fiel a você mesmo e humano, também é importante que você tenha um plano para permanecer no caminho certo, ser consistente e construir sua marca.

Garanta que seu plano seja executado por pelo menos um mês, para que você tenha muito conteúdo alinhado e uma estrutura consistente para trabalhar na construção de sua marca. Quando você associa isso a todos os pontos mencionados aqui, você é um vencedor como influenciador digital.

Conclusão

Os influenciadores digitais são mais importantes do que nunca para o mundo do marketing digital. Porque eles nos ajudam a decidir sobre quais produtos comprar, quais realmente precisamos, qual a melhor maneira de aplicá-los em nossas vidas.

Pense no valor real dessa ajuda. Em suma, não se trata apenas de uma modinha. São pessoas capazes de nos ajudar a ter uma vida com mais qualidade.

E esse é um ponto de grande destaque. Então, se você quer ser um influenciador digital, o mais importante é que você tenha a verdadeira vontade de ajudar as pessoas.

Sendo assim, siga estes passos para construir sua presença online como um influenciador digital. Logo você poderá criar conteúdo altamente envolvente, obter muita interação de seu público, ver seus seguidores em todas as plataformas e, consequentemente, construir relacionamentos com as marcas.

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