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Não seria ótimo se os seus melhores clientes pudessem fazer o seu marketing para você? A verdade é que os seus clientes podem estar mais propensos a se envolver do que você pensa. Isso pode parecer complicado, mas na realidade, é apenas uma maneira simples de seus maiores fãs ajudarem sua empresa a ter sucesso. Poderia envolver algo pequeno como ter clientes contando aos amigos sobre você. Ou poderia ser algo mais elaborado como ter clientes escrevendo posts em seu blog ou participando de eventos futuros. Aqui estão algumas dicas de como iniciar um programa assim para o seu negócio.

Defina metas

É importante começar a pensar especificamente sobre como seus fãs podem ajudá-lo. A beleza de um programa de embaixador é que você pode adaptá-lo para o que realmente funciona para você. Isto irá manter o programa estruturado e focado.

Aqui estão alguns exemplos de metas a serem considerados:

  1. Obter mais engajamento online
  2. Encontrar novos clientes
  3. Criar mais conteúdo de marketing

Uma vez que você tem um objetivo específico em mente, pense sobre os tipos de atividades que podem ajudá-lo a alcançá-lo. Por exemplo, se você está tentando criar mais conteúdo de marketing, você pode incentivar os embaixadores a escrever posts ou depoimentos.

Recrute um pequeno grupo

Comece por perguntar sobre o interesse de algumas pessoas que são fãs de sua empresa. Considere as seguintes perguntas:

  1. Você estaria interessado em escrever um depoimento para a gente?
  2. Gostaria de compartilhar o material em mídia social?
  3. Que outros tipos de atividades gostaria de estar envolvido como embaixador?

Você vai descobrir que você pode facilmente ter uma noção do que as pessoas fariam em seu nome simplesmente pedindo. Você pode enviar um simples e-mail para alguns clientes e dizer-lhes que você está pensando em lançar um programa de embaixador. Ou perguntar-lhes pessoalmente. Muitas vezes as pessoas ficam lisonjeadas em oferecer uma opinião e se envolver.

É claro que muitas empresas não tem certeza de quem seriam seus melhores defensores. Uma maneira simples de recrutar um pequeno grupo de embaixadores é colocar um formulário em seu site ou página de mídia social. Você também pode pedir às pessoas para responder uma pesquisa por email.

Inclua algumas perguntas como:

  1. Por que você quer ser um embaixador para o nosso negócio?
  2. Por que você seria um bom embaixador?
  3. Quais os tipos de atividades de marketing que gostaria de participar?

Então você pode selecionar os embaixadores que se encaixam às suas necessidades e criar uma comunidade de elite e entusiasta.

Crie uma comunidade

Você verá muito mais envolvimento e participação se os embaixadores puderem se falar e trocar ideias. Você pode criar um senso de comunidade, um evento ou festa para embaixadores para que eles possam conhecer uns aos outros. Você também pode criar grupos, fóruns ou listas de discussão.

Reconheça e recompense

Quando as empresas ouvem a palavra “recompensa”, o dinheiro é muitas vezes a primeira coisa que vem à mente. Isso parece caro e insustentável, mas a primeira regra de recompensas para os programas de embaixadores é:

Você não tem que premiar embaixadores com dinheiro!

Muitas vezes, as recompensas não-monetárias vão mais longe. Você poderia:

  1. Convidar seus embaixadores para experimentar um novo produto
  2. Oferecer algum produto gratuito
  3. Oferecer brindes exclusivos
  4. Convidar para um evento especial

Meça e otimize

É importante ver o que está funcionando a cada mês, e otimizar de acordo com o que está envolvendo seus embaixadores e dando resultados. Pode dar uma olhada no que os seus embaixadores estão fazendo na maioria das vezes. Se eles gostam de compartilhar nas redes sociais, em seguida, dar-lhes mais oportunidades para o fazer. Ou você pode querer enviar um pequeno questionário aos embaixadores depois de alguns meses e perguntar quais as atividades que mais gostam e se eles têm algumas ideias adicionais.

Se você se concentrar no que está trabalhando e também introduzir novas atividades para manter embaixadores envolvidos, você vai ter um programa de contínuo sucesso.

Comece a pensar em um objetivo de negócio ou de marketing que você está tentando atingir. Em seguida, pense na lista de atividades que embaixadores poderiam fazer para ajudá-lo a atingir esse objetivo. Quando estiver pronto, você pode começar o contato com os potenciais embaixadores e iniciar seu programa.

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