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Você já sabe o valor que as mídias sociais trazem para sua empresa. Seja visibilidade para a marca, acessos para o site ou geração de leads, a mídia social geralmente é a principal estratégia trabalhada pelas empresas no marketing digital. Com o crescimento e a importância das mídias sociais ao longo dos anos, uma tática importante é a de defensores de marca. O conceito é simples, no caso dos colaboradores, eles devem defender e compartilhar as mensagens da marca em suas redes sociais. Mas como transformar seus colaboradores em defensores da marca?

Tornar seus colaboradores mais engajados nas mídias sociais leva ao crescimento exponencial da marca e é uma maneira de explorar novos mercados ou atrair mais leads de maneira mais rápida e efetiva.

Como Transformar Colaboradores em Defensores da Marca

Quem são os Defensores da Marca?

Defensores da marca são funcionários leais e que estão dispostos a opinar em defesa da marca. Por exemplo, em suas redes sociais. Eles se tornam embaixadores da marca, promovendo seus valores, produtos e serviços de forma positiva.

O papel dos colaboradores como defensores da marca é importante porque eles podem influenciar significativamente a reputação da empresa. Quando os funcionários falam bem de sua empresa, aumenta a confiança e a credibilidade da marca entre os consumidores. Além disso, os defensores da marca podem ajudar a melhorar a imagem da empresa em momentos de crise, apoiando a empresa e ajudando a minimizar o impacto negativo.

Por isso, é importante que as empresas incentivem e cultivem uma cultura de defensores da marca entre seus funcionários. Fornecendo as ferramentas e recursos necessários para que possam se tornar embaixadores eficazes da marca. Isso inclui treinamento, comunicação clara sobre a missão, visão e valores da empresa, e um ambiente de trabalho positivo e engajador.

Para que os colaboradores se tornem defensores da marca, é fundamental que eles:

  • se identifiquem com os valores da empresa
  • conheçam bem a marca e seus produtos
  • ajam com integridade, sejam engajados e exemplos para outras pessoas
  • usem as redes sociais para compartilhar conteúdo
  • forneçam feedbacks que contribuam para o aprimoramento da marca, demonstrando que a empresa valoriza a opinião de seus colaboradores e está sempre em busca de melhorias

Por que os colaboradores são importantes para a estratégia de marketing de uma empresa?

Os colaboradores são importantes para a estratégia de marketing de uma empresa porque eles são os representantes da marca no dia a dia da organização e têm contato direto com os clientes.

Quando os colaboradores se tornam defensores da marca, eles podem promovê-la de forma genuína e engajada, transmitindo confiança e credibilidade aos consumidores. Além disso, os colaboradores podem fornecer feedbacks valiosos sobre os produtos, serviços e processos internos da empresa, contribuindo para o aprimoramento constante da marca. Com isso, os colaboradores se tornam peças fundamentais para o sucesso no posicionamento da marca nas redes sociais.

Como Transformar seus Colaboradores em Defensores da Marca

Um estudo da Nielsen mostrou que 92% das pessoas confiam nas recomendações de amigos e familiares. Apenas uma estatística, mas que já identifica o poder de ter colaboradores compartilhando em suas redes a comunicação da sua empresa.

No entanto, mesmo que a sua empresa facilite a participação dos colaboradores, muitos ainda se sentem intimidados ou não ficam à vontade para se envolver. Pode ser um sentimento natural e totalmente compreensível. Para preparar os colaboradores você precisará seguir alguns passos.

Como Transformar seus Colaboradores em Defensores da Marca

Não bloqueie as mídias sociais

Embora seja um ponto bastante óbvio, surpreendentemente, ainda existem muitas empresas que bloqueiam o acesso aos sites de redes sociais por medo de distrações ou falta de produtividade.

Quando eu comecei a trabalhar o marketing de mídias sociais, em 2007, era ainda mais comum que existisse essa preocupação. Pois as pessoas nem mesmo queriam ter contas sociais, tendo como desculpa a falta de tempo. Naquela época, as mídias sociais já eram uma realidade no marketing, mas ainda assim eram vistas como apenas uma distração. Hoje em dia essa mentalidade mudou bastante, mas ainda assim existem empresas que bloqueiam o acesso.

Certamente, as mídias sociais podem ser uma sugadora de tempo ou até mesmo uma perda de tempo. Mas se o seu objetivo é aumentar o alcance das suas mensagens de marca para o público, o bloqueio não é uma boa opção.

É fácil ficar preocupado com o fato das pessoas simplesmente ignorarem seu trabalho e se perderem em suas contas de redes sociais.

No entanto, de acordo com uma pesquisa da Microsoft, 46% dos trabalhadores dizem que sua produtividade melhorou devido as mídias sociais e demais ferramentas sociais. Além disso, 37% desejam que a gestão de sua organização englobe ferramentas de mídia social no local de trabalho, a fim de aumentar a produtividade.

Crie um manual com políticas de uso das mídias

Claro, alguns colaboradores vão se perder em meio às atualizações nas redes sociais. Muitos podem até mesmo ficar inseguros sem saber o que escrever, como utilizar.

Por isso, é tão importante criar um manual definindo claramente os objetivos da sua empresa ao liberar o acesso às mídias sociais e estabelecer as regras para uso.

Todos devem saber exatamente porque estão tendo esse acesso e como esse acesso deve ser alinhado ao seu trabalho. Uma política clara vai ajudar a deixar todos à vontade com o que eles podem ou não podem compartilhar e escrever.

É importante também que a atuação dos colaboradores nesse sentido seja divertida e estimulante. Todos já estão muito ocupados com suas tarefas habituais, se você adicionar uma tonelada de regras e regulamentos, tudo vai parecer mais uma tarefa difícil e enfadonha, o que vai desencorajá-los.

Deixe claro os benefícios

Ao contrário do que você pode estar pensando agora, tornar os colaboradores ativos nas redes em nome da marca é muito mais difícil do que parece e ao mesmo tempo muito mais benéfico também. Quando você cria diretrizes para essa atuação, você gera um crescimento impressionante na força da sua comunicação.

Sua empresa deve então explicar claramente a todos quais as razões dessa iniciativa e como tudo isso vai afetar na geração de leads, nas vendas, tráfego, recrutamento, e etc.

Não deve ser uma via de mão única. Seus colaboradores também devem se beneficiar dessa nova política de comunicação. Não se trata de apenas replicar mensagens como robôs. Se trata de construir suas redes, expandir seu alcance, alavancar a carreira e os estudos, eles serão vistos como líderes de pensamento ou influenciadores.

Deve ser uma tarefa feita de bom grado, com boa vontade e com total consciências das razões para si e para a empresa. Por isso, aqueles que não quiserem embarcar nessa nova moda devem ser respeitados.

Não é algo que os funcionários devem se sentir forçados a fazer, mas, você deve ser claro sobre como isso pode beneficiá-los a longo prazo se eles optarem por participar.

Foi assim que a Dell conquistou mais de 10 mil funcionários ativos em suas campanhas sociais e defendendo a marca.

Ofereça treinamento contínuo

Depois que você já definiu como se dará a atuação de todos, liberou o acesso, criou o manual e deixou claro os objetivos e benefícios, é importante que sua empresa invista no treinamento dos funcionários.

Para lançar a novidade será necessário um treinamento inicial. Porém para dar continuidade é importante reciclar os conhecimentos e reforçar as metas. Pode ser uma vez por mês ou uma vez a cada três meses. Vai depender da frequência com que seus objetivos nas redes sociais mudarem.

Os micro treinamentos são uma ótima maneira de deixar clara as metas, apresentar as melhores práticas e engajar a todos. Muitos podem se juntar mais tarde, conforme forem se sentindo mais confortáveis.

Conclusão

Se você ainda não considerou uma estratégia que inclua a participação dos colaboradores no marketing, agora é a hora.

Você pode ir muito além de apenas ter mais pessoas compartilhando seu conteúdo nas redes sociais. Muito provavelmente você já tem recursos internos para a criação de posts para blogs, ebooks, e etc. Tudo que precisa é uma clara estratégia de como isso tudo deve funcionar.

Ao seguir essas dicas, você vai transformar seus colaboradores em defensores de marca, e sua empresa vai colher todos os benefícios dessa tática no marketing.

Para implementar essas ideias na sua empresa, entre em contato comigo e eu vou te ajudar. 

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