Seu blog é o melhor ativo de mídia própria. Porém, isso não significa que você precisa constantemente trabalhar para direcionar tráfego social para ele. Existem várias maneiras diferentes de transformar um único post de blog em conteúdo para as redes sociais.
Sabendo que o trabalho para produzir um excelente post de blog merece ser recompensado, como aproveitar ao máximo seus resultados? Vamos ver aqui nesse artigo.
Os baixos níveis de engajamento indicam que o público não acompanha ativamente seu canal social, isso demonstra pouco interesse, proximidade (com seus seguidores), feedback ou desejo de agir (quando solicitado).
Por isso trabalhar para entreter seu público na própria rede é tão importante. Não fique o tempo inteiro buscando meios de levá-los para outro ambiente.
Uma ótima maneira de gerar engajamento é entreter e educar seus seguidores sem que eles precisem sair da rede. Esses tipos de post não incluem links ou promoções.
Se tudo o que você faz no ambiente social é pedir que o público faça algo por você, não está de fato trabalhando pela audiência e sim, apenas pelo seu próprio perfil. Você precisa tornar seu canal social incrível, entregando valor para sua audiência.
Conteúdo para redes sociais com base em um único post de blog
Trabalhando de maneira inteligente com um único post do seu blog, você pode garantir meses de conteúdo para suas redes sociais.
Qual o tipo de conteúdo que funciona melhor nas redes sociais? Imagens, vídeos, textos curtos, áudios? Um mix disso tudo, certo?
Veja essas ideias de conteúdo para redes sociais que podem ter origem em apenas um artigo de blog.
Enquetes
Você pode começar fazendo uma enquete para validar com sua audiência o que as pessoas realmente querem do seu conteúdo.
Selecione dois ou três artigos do seu blog que tiveram bom desempenho e pergunte para sua audiência qual conteúdo eles gostariam de ver a seguir.
Teaser
Você nem sempre precisa esperar até que um artigo seja publicado no seu blog para usá-lo como conteúdo.
Antes de lançar o artigo, você pode criar conteúdo provocando seu público sobre o tema. Isso pode ser apenas compartilhar uma frase relacionada ao conteúdo, uma estatística ou uma pergunta.
Isso impulsionará o engajamento e despertará a curiosidade dos seus seguidores.
Um teaser é uma ótima maneira de promover uma futura postagem no blog sem realmente pedir aos seus seguidores que façam algo em troca. Use seu conteúdo não publicado para envolver seu público com antecedência.
Estatísticas
A maioria dos artigos de blog inclui uma informação que sintetiza a ideia central. Podem ser estatísticas ou um fato. Você não precisa contar a história inteira do seu artigo para que faça sentido a explicação.
De fato, esse tipo de postagem não pede nada aos seus seguidores, apenas fornece uma pequena porção de informações.
Torna sua conta interessante, demonstra seus conhecimentos e garante visibilidade nas redes sociais.
Pode ser um post de texto no Twitter ou LinkedIn, uma imagem com texto no Instagram ou Facebook ou até mesmo uma imagem com visual atraente no seu Instagram com o texto na legenda.
Citação
Citações são realmente atraentes para serem compartilhadas nas redes sociais. Além disso, podem gerar altos níveis de engajamento. É um trecho do seu conteúdo com conselho ou dica.
Muitas marcas usam frases famosas como parte de sua estratégia de conteúdo. A maioria usa frases de outras empresas (que já foram publicadas um milhão de vezes).
Por que não usar aspas do seu próprio conteúdo? É uma ótima maneira de se destacar e ser único, além de se posicionar como um especialista.
Carrossel do Instagram
Reorganize seu artigo do blog em pequenas pílulas de conhecimento. É a estratégia de dividir o conteúdo em partes pequenas, porém, suficientes para garantir o entendimento e aprendizado.
Escolha os subtítulos mais valiosos de uma postagem de blog e use no carrossel do Instagram.
Infográfico
O seu post de blog descreve um processo? Um “como fazer”? Apresenta várias estatísticas diferentes? Oferecer alguns conselhos incríveis? Destaca uma variedade de soluções para um problema específico?
Tudo isso pode virar um infográfico. Os infográficos chamam muita atenção nas redes sociais e muitas vezes podem obter um efeito viral.
Stories
Facebook, WhatsApp e Instagram têm seus próprios recursos nos Stories. O destaque para o Instagram é que com ele você pode criar Stories interativos.
Uma ótima oportunidade de engajamento. Transforme seu conteúdo em quiz de marketing, enquetes, pequenos vídeos, um tira-dúvida rápido… Muitas ideias podem surgir com tanto recurso interessante nos Stories do Instagram. Use sua criatividade.
Listas e Resumos
Na internet nós temos o hábito de passar os olhos pelo conteúdo. Muita gente não chega nem a ler o texto completo. Por isso os subtítulos nos posts de blog são tão importantes.
Você pode criar posts de redes sociais apenas baseados nos subtítulos do seu post de blog. Pode ser uma lista de ferramentas ou aplicativos ou várias sugestões de dicas.
Use listas e marcadores. Uma postagem como essa pode educar ou inspirar instantaneamente com novas ideias, criar curiosidade e levar os usuários a procurar mais informações (na postagem original do blog, por exemplo).
Conclusão
Um artigo de blog pode fornecer a sua marca toneladas de novos conteúdos de rede social.
As ideias nesta lista podem parecer únicas, mas muitas delas podem ser usadas repetidamente. Podem ser 5 posts em vídeo, 2 infográficos, 3 frases de destaque, com apenas um artigo do seu blog.
A verdadeira chave para implementar uma tática como essa é espalhar o conteúdo na rede social por um período prolongado. Isso significa que você não vai sufocar seu público com centenas de postagens em torno de um único tópico.
Pedir ao público o tempo inteiro para clicar em um link não é valioso. Você está pedindo que seus seguidores façam algo por você. Verifique se está de fato criando valor para eles eles sem exigir algo em troca.