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O feed do Instagram não é mais cronológico e os posts patrocinados estão mais ativos, o alcance orgânico está se tornando cada vez mais difícil de obter. Destacar-se nessa rede não é uma tarefa fácil. A resposta aqui é hashtags. O bacana de usar as hashtags no Instagram é que você pode aumentar e muito seu alcance. Porém isso só vai funcionar se utilizar a abordagem correta. Então vamos ao assunto desse post: como usar hashtags no Instagram?

Como Usar Hashtags no Instagram

Por que usar hashtags

Antes de começar a usar as hashtags para aumentar o seu público é preciso compreender a forma como elas funcionam dentro Instagram. Quando você faz uma pesquisa do Instagram, você pode escolher pesquisar por pessoas, hashtags e lugares.

As hashtags são uma forma de categorizar o conteúdo. Pense como você organiza suas coisas no mundo físico. Como guarda suas contas, seus documentos, ou até mesmo suas compras na despensa. Tudo segue uma ordem, uma estratégia de organização, certo? Isso significa que quando você posta uma imagem no Instagram, você deve pensar nela como um arquivo que você está guardando e ele deve estar em um lugar específico para que outras pessoas encontrem quando forem procurar por ele.

Quando alguém pesquisa #dieta, é como dizer ao Instagram para pesquisar toda sua biblioteca e encontrar imagens para a pasta “dieta” e mostrar as últimas postagens que contêm essa palavra-chave. Quando você usa as hashtags em suas postagens, você está avisando o Instagram qual a pasta correta onde ele deve guardar a sua imagem para quando alguém for pesquisar.

Isso significa que você deve pensar nas suas hashtags como as palavras-chave da sua postagem.

Tipos de hashtags

Para simplificar, vamos dividir em apenas dois tipos:

  • Hashtags de Marca
  • Hashtags de Comunidade

As hashtags de marca são aquelas específicas para sua empresa. Eles podem conter sua marca, seus produtos ou uma campanha promocional específica. O grande benefício aqui é que elas estão diretamente ligadas a sua empresa. Então você pode se valer delas para:

  1. Agrupar postagens extremamente relevantes para o seu negócio.
  2. Quando você cria uma campanha, facilita e muito a medição do sucesso. (monitoramento)
  3. Você pode criar uma comunidade em torno da sua marca. (conteúdo gerado pelo usuário- UGC)

Use hashtags de marca para aumentar a consciência da marca (brand awareness).

As hashtags de comunidade são mais gerais e não têm ligação direta com sua marca. Alguns exemplos são hashtags como #comerbem ou #foconadieta. Elas são amplamente utilizadas e não são específicas para qualquer pessoa ou empresa.

O benefício desse tipo de hashtag é que elas tornam o seu conteúdo visível para todos no Instagram. As pessoas pesquisam ativamente hashtags de comunidade, por isso, se as fotos e os vídeos de sua marca aparecerem nos resultados da pesquisa, você terá uma exposição instantânea a um novo público. Apenas verifique se a hashtag é relevante para o conteúdo que você está postando.

Como escolher as melhores hashtags

É tão fácil incluir hashtags nos seus posts, que definitivamente vale a pena ser estratégico.O primeiro passo é identificar as hashtags corretas. Aqui estão algumas maneiras de encontrá-las.

Pesquise hashtags relacionadas

O primeiro passos é começar por hashtags de comunidade, para isso, precisamos fazer uma busca. Ao pesquisar no Instagram por hashtags, você verá uma lista de sugestões, que são as hashtags relacionadas. Veja nessas imagens um exemplo, seguindo a pesquisa pela hashtag #dieta.

Depois disso eu comecei a analisar as hashtags relacionadas.

Comece pensando em algumas palavras-chave relevantes para o seu negócio. Por exemplo, um designer de interiores pode procurar palavras como #decoracao ou #casa. Veja os resultados das hashtags relacionadas.

Depois dessa visão mais abrangente, você pode começar a pensar em palavras mais específicas. Até chegar em palavras-chave de cauda longa. Ainda no mesmo exemplo, este designer de interiores poderia procurar por #cozinhaamericana ou #quartodebebe, dependendo da sua audiência. Ele também pode focar em palavras relacionadas a sua segmentação geográfica, demográfica e comportamental.

O objetivo é encontrar quais as hashtags que seu público-alvo provavelmente vai usar para procurar por algo que você possa ser a resposta.

Pesquise os concorrentes

Quem são seus concorrentes? Eles estão no Instagram? Veja como eles estão usando as hashtags. Se eles estão usando as mesmas hashtags com frequência, há provavelmente uma razão para isso – elas funcionam!

Use algumas ferramentas

Outra maneira de encontrar boas hashtags para o Instagram é usar ferramentas para descoberta de hashtags.

Quantas hashtags usar em um post no Instagram

Usando as táticas indicadas nesse posts, você vai descobrir muitas hashtags para usar. Uma questão comum que vem a seguir é “Quantas hashtags devo usar no Instagram?” O Instagram é menos rigoroso sobre o número de hashtags você pode usar que o Twitter. O Instagram permite aos usuários postarem até 30 hashtags em cada legenda, mas isso não significa que você tem que usar o número máximo em cada post.

  1. Veja como seus concorrentes e os influenciadores em sua indústria usam as hashtags em seus posts.
  2. Acompanhe o engajamento de suas postagens quando você usa quantidades diferentes de hashtags.

Não existem fórmulas prontas no Marketing Digital, tudo se faz testando e medindo os resultados. Quando você está começando do zero, a melhor ideia é estudar o que as pessoas de sucesso em seu setor estão fazendo. Se você notar que as contas com mais engajamento estão usando um mínimo de cinco hashtags na maioria dos seus posts, seria bom partir daí como uma boa prática. Em seguida, você poderá testar posts com um número um pouco maior ou menor para encontrar o que funciona melhor para você.

Sempre acompanhe os resultados das suas postagens no Instagram Analytics. Veja os posts com mais engajamento e estude as hashtags usadas. Descubra as correlações entres esses resultados. O principal problema quando usamos muitas hashtags é fica bem mais difícil de determinar quais geram maior engajamento. Porém não é impossível.

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Dicas para usar hashtags no Instagram

Já falamos sobre o poder das hashtags, sobre maneiras de descobrir quais usar e quais as regras para uso no Instagram, agora vamos falar sobre como usar de maneira realmente eficaz.

Combine a hashtag com a imagem

Como dito anteriormente, as hashtags que você usa devem ser relevantes para a foto que você está postando. Quando você está segmentando hashtags que são frequentemente usadas, você precisa se certificar de que a foto que acompanha sua legenda vai se destacar na busca.

Lembre-se de que, embora o uso das hashtags em suas legendas possa tornar suas postagens mais fáceis de serem encontradas, a imagem é o que realmente atrairá usuários.

Os resultados de pesquisa do Instagram são exibidos em uma grade. Sua imagem precisa se destacar. Faça uma busca por sua hashtag e preste atenção às fotos que aparecem. Não basta olhar para as fotos individuais, estude a grade como um todo. Descubra os padrões.

Você quer fazer diferente do que todo mundo está fazendo. Como a personalidade da sua marca pode se destacar nesses resultados?

Trending Topics

Usar hashtags que já são populares vai aumentar o seu alcance. Existem duas abordagens para esta tática:

  1. Monitorar constantemente até que uma hashtag relacionada à sua indústria seja uma tendência.
  2. Usar hashtags populares que não sejam diretamente relacionadas ao seu segmento.

A primeira abordagem gera resultados mais direcionados. No entanto, dependendo do seu setor, pode ser raro que um tópico relacionado a ele se torne uma tendência. Com a segunda abordagem, você precisa ter o cuidado de não sair totalmente da sua estratégia de conteúdo. Aqui você tem que ser realmente muito criativo.

Varie suas hashtags

Depois de encontrar as hashtags certas, pode ser tentador continuar usando as mesmas hashtags em todos os posts. No entanto, eventualmente você precisará adicionar algumas variações. Usar uma variedade de hashtags permite que você alcance mais pessoas. Se você estiver usando as mesmas hashtags por meses, há uma chance de que as pessoas que você está tentando alcançar já tenham visto seu conteúdo e tenham escolhido seguir ou ignorar você. Ao adicionar uma pequena variação, você é capaz de alcançar novas pessoas.

Use hashtags de baixa concorrência

Uma outra coisa muito legal das hashtags no Instagram é que você pode ver o número de posts que contêm a hashtag que você está procurando.

Usar hashtags com muita concorrência é legal porque obviamente muitas pessoas estão usando e consequentemente pesquisando por elas. O problema é que como muitas pessoas usam, sua imagem não ficará muito tempos nos primeiros resultados.

Usar hashtags com menos concorrência dará uma vida útil maior aos resultados benéficos para sua marca. Quando você segmenta hashtags que foram usadas milhões de vezes, você está competindo contra milhões de outras fotos e vídeos para ganhar visibilidade do seu conteúdo. Já quando você usa hashtags que foram usados em 10 mil posts, você está competindo com um grupo menor de pessoas. Equilibre entre o uso de hashtags com muita e pouca concorrência.

Como conquistar a área de principais publicações

Quando você faz uma pesquisa no Instagram, o aplicativo exibe nove postagens na parte superior dos resultados. Conseguir que seu conteúdo apareça aí vai gerar muita visibilidade para sua conta. Mas como exatamente Instagram determina quais postagens destacar?

É tudo uma parte de seu algoritmo, ninguém sabe as especificidades de como funciona, mas está longe de ser algo aleatório. Experimente estas dicas para conquistar a área de principais publicações do Instagram para suas hashtags:

Engajamento

Apesar de ninguém saber exatamente como funciona essa área, uma coisa é certa, o número de curtidas e comentários faz diferença. Para aumentar suas chances de engajamento, tente publicar quando seu público estiver mais ativo. Isso vai diminuir a probabilidade de ser ignorado.

Consistência

Não é da noite pro dia que você vai pegar o jeito no uso das hashtags para ganhar um espaço de tanta importância assim, por isso que ser estratégico e constante no uso do Instagram é importante.

Conclusão

  • Tome um tempo para pensar sua estratégia no uso das hashtags.
  • Você não precisa usar 30 hashtags em todo post.
  • Estude seus concorrentes e os influenciadores.
  • Descubra se suas hashtags são relevantes.
  • Monitore sua performance.

Com essas dicas você vai conquistar muito mais visibilidade no Instagram. Você tem outra dica sobre o uso de hashtags no Instagram? Escreva nos comentários.

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16 Comments

    • cristianethiel Reply

      Verdade Diego. Eu percebi que as pessoas ainda são tímidas ou pouco estratégicas na utilização das hashtags. Espero ter contribuído com esse post.

  1. Parabéns pelo artigo, Cristiane! Uma abordagem detalhada com alguns tópicos que eu ainda não havia ouvido falar. Excelente!!

    • cristianethiel Reply

      Olá Daniella! Muito obrigada pelo seu feedback.

  2. Gisele Rodrigues Reply

    Amei as dicas,para mim de grande valor vou aplicar todos os seus ensinamentos dados aqui.

    Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos.

    • cristianethiel Reply

      Oi Gi! Obrigada por deixar seu comentário.

  3. Juliana costa Reply

    Dividir nosso conhecimento engrandece ainda mais o trabalho que estamos fazendo..e ao.mesmo tempo demonstra nosso conhecimento.Obrigada por dividir e pelo artigo.

    • cristianethiel Reply

      Olá Juliana. Obrigada pelas palavras! Fico feliz que esteja atingindo meu objetivo. Beijos!

  4. Patrícia Capovilla Camargo Reply

    O ideal é usar as hashtags na legenda ou no comentário?

    • cristianethiel Reply

      Oi Patrícia! A escolha é apenas para deixar o post mais organizado. Muitas pessoas preferem deixar a legenda sem hashtags e criar um novo comentário só para isso. Eu tenho utilizado na legenda. Em termos de alcance não muda nada.

  5. Hashtags em comentários não serão mais exibidas na busca, com a atualização do algorítimo, atentem-se a isto! Parabéns pelo artigo, muito esclarecedor!

  6. Nossa Muito bom seu conteúdo Cristiane, vi outras fontes aqui e ninguém teve tão detalhismo e cuidado como você parabéns

    AGORA VEM AS DUVIDAS

    1°Dizem que o instagram esta penalizando quem usa muitas hastags
    classificando a publicação como spam, anulando sua visibilidade. verdade ou mito?

    2° Com o novo algoritmo só podemos alcançar até 10% de nossa audiencia?

    3° o efeito da regra dos 10%, o novo algoritmo do Instagram também penaliza conteúdos que considera de baixa qualidade. Ou seja, se uma publicação sua recebe um engajamento muito abaixo da média, terá uma exposição ainda menor. verdade ou mito?

    4° hashtags utilizadas em comentários não são mais capazes de fazer o post aparecer nos resultados de pesquisas. Para isso, somente serão consideradas aquelas inseridas na legenda da publicação. verdade ou mito?

    • cristianethiel Reply

      Oi Will,
      Respondendo suas dúvidas… A quantidade de hashtags é sempre um mito, não existe penalidade com relação ao número. O que importa é a relevância da hashtag. Aí sim você pode ser penalizado perdendo visibilidade. Porque até mesmo os usuários podem marcar o post como irrelevante para aquela hashtag.
      O novo algoritmo, como não é cronológico, usa uma mistura de post mais recente e post do perfil que você mais interage. Dá a impressão de que você aparece apenas para 10%, mas isso é mito. Se a pessoa segue muitos perfis, vai demorar, mas seu post vai aparecer para ela. Quanto mais interação mais entrega, isso é verdade. Ganha mais relevância. Não é o IG que decide a qualidade, é seu público. Pense sempre neles. O ideal é aplicar suas hashtags na legenda e não nos comentários.

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