Compartilhe:

Você está usando todos os recursos do Instagram Stories disponíveis para o sucesso dos seus negócios? Todo mundo tem falado muito em vídeos para negócios e os Stories do Instagram são uma ótima oportunidade para você começar. Você quer criar Stories do Instagram mais envolventes e eficazes? Então veja nesse post como usar o Instagram Stories para negócios.

Instagram Stories

O Instagram Stories é um recurso que permite aos usuários postarem fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas. Para que você possa incluir suas próprias histórias, basta que clique na sua própria foto e a câmera do seu celular vai abrir com uma série de recursos incríveis que o Instagram disponibiliza e atualiza quase semanalmente.

Como Usar o Instagram Stories para Negócios

As histórias do Instagram aparecem na parte superior de seu feed. Sempre que tiver algo novo para você ver das pessoas que você segue, a foto do perfil da pessoa terá uma borda colorida. Outro recurso muito bacana é organizar seus Stories mais relevantes para seus negócios em destaques no seu perfil.

Como Usar o Instagram Stories para Negócios

Como Usar o Instagram Stories para Negócios

Pense nos Stories que você fez até hoje. Você está usando muitas mensagens de vendas? Só fala de produtos e serviços? Você é útil para seus seguidores? Entrega conteúdo valioso, relevante e consistente? Seus stories têm uma sequência clara e seus seguidores sabem o que esperar de você?

Essas são as principais perguntas que você deve fazer para garantir que não esteja produzindo conteúdo obsoleto. Lembre-se, o Instagram é um lugar para conteúdo visual.

Isso não significa criar mensagens aleatórias e extremamente coloridas e animadas. É importante criar um conteúdo que se alinhe a sua marca. Sempre teste para ver o que funciona melhor. Ou seja, o que agrada seus seguidores. Acompanhe os números e saiba quando seus seguidores estão online e quais conteúdos mais chamaram atenção.

Destaques no seu Perfil do Instagram

Os destaques são seu melhor conteúdo criado via histórias, os clipes que você não quer que desapareçam. Uma história ficará disponível por apenas 24 horas, mas um destaque permanece para sempre, a menos que você opte por excluí-lo.

Você pode criar capas para dar um visual mais atrativo e também incluir a nomenclatura que fizer mais sentido para o conteúdo e para sua marca. Pense nessa área como o menu de navegação da sua conta. Você deve manter os nomes curtos, fáceis de ler.

Marcar Perfis e Usar Hashtag ou Localização

Você pode (e deve) incluir marcação de outros perfis nos seus Stories. Claro, não seja chato. Marque as pessoas quando tiverem relação com o conteúdo e apenas se for relevante para ela ser marcada.

Hashtags e localização nos seus Stories também são muito indicados. Isso porque você vai aparecer nas buscas e será descoberto por novos seguidores.

Eu recomendo que você inclua as hashtag com os adesivos (da mesma forma que fará com a localização) e não escreva as hashtags no texto, isso porque algumas vezes fazendo direto via texto, sua hashtag não ficará dinâmica e clicável.

Como Usar o Instagram Stories para Negócios

Usar adesivos de localização e hashtags nas suas histórias é uma ótima maneira de conseguir novos seguidores. Esses adesivos tornarão você mais visível nas pesquisas e facilitarão a localização de seguidores em potencial.

Enquetes

As enquetes são uma ótima maneira de entender seu público. Com os resultados em tempo real você pode descobrir o que as pessoas pensam sobre seu conteúdo, produtos ou serviços. Quanto melhor você conhecer seu público, melhor poderá atendê-los.

As enquetes também são uma maneira de conseguir insights dos seus seguidores. Você pode usá-las para reunir sugestões para o novo conteúdo.

Outra maneira de usar enquetes é simplesmente manter a conversa fluindo, dar aos seguidores a chance de responder e interagir com você. Você pode fazer isso incluindo perguntas aleatórias sobre acontecimentos ou pedir dicas e opiniões. Você pode fazer perguntas soltas ou criar uma sequência de perguntas para fazer da enquete uma pesquisa. Não abuse desse recurso para não ser chato.

Se alguém responder sua pesquisa, é sinal de que essa pessoa quer se envolver com sua marca. Você começou a conversa, agora você precisa estar presente. Você deve monitorar suas respostas e respondê-las ao longo do dia. Se você explicar as razões da sua pesquisa, mais chance terá de obter respostas.

Como Usar o Instagram Stories para Negócios

Chamada para Ação

Usar seus Stories de maneira estratégica vai atrair mais seguidores para seu conteúdo, gerar vendas e aumentar os leads e a taxa de conversão. Você deve deixar claro qual a ação que você espera do seu público.

Ao usar chamadas para ação nos Stories do Instagram, certifique-se de que elas sejam curtas e diretas.

Dicas para criar suas chamadas para ação

  1. Use verbos
  2. Tenha uma proposta de valor bem clara
  3. Facilite as coisas

Seu objetivo é simplesmente pedir que seu leitor faça algo. Você tem que oferecer valor a eles, então seja claro e conciso sobre como seus leitores irão se beneficiar. Lembre-se que atenção na internet se vai rápido, então você precisa pedir algo que seja fácil de fazer.

Conclusão

O Stories do Instagram é uma ótima maneira de aumentar o engajamento com seu público, se for feito da maneira certa.

Como eu expliquei aqui nesse outro post sobre as mudanças no algoritmo do Instagram, os Stories também influenciam em como o Instagram entrega seu conteúdo do feed.

Como você tem usado esse recurso para fazer negócios? Escreva nos comentários! Vou adorar aprender com você. Caso você precise de ajuda com suas redes sociais, entre em contato comigo.

Compartilhe:

1 Comment

  1. Ótima matéria!! Como todas as outras, me ajudam bastante!

Write A Comment