Ninguém planejou uma pandemia global. Quem poderia? Porém, as marcas que já trabalhavam o Marketing de Conteúdo, não tiveram grande dificuldade em se adaptar. Se você ainda está perdido ou precisando de um impulso extra, neste artigo eu vou te ajudar com insights de como vender em tempos de crise.
As marcas que foram capazes de se ajustar rapidamente e oferecer suporte ao seu público (de várias maneiras) já estão colhendo os benefícios.
Como você sabe, as redes sociais são uma ferramenta para as pessoas se conectarem e podem ser usadas para fortalecer sua marca. Em tempos de isolamento social, é uma das poucas maneiras de permanecer conectado virtualmente e criar relacionamentos genuínos com seu público.
Então, vamos ver dicas práticas.
Como Vender em Tempos de Crise
O Marketing de Conteúdo é uma abordagem estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter a atenção das pessoas mais importantes para sua marca. Com esta estratégia, você pode direcionar ações lucrativas para o cliente, é um verdadeiro guia de como vender em tempos de crise.
Educando e Informando
A primeira maneira de continuar ativo em tempos de crise é educando seu público. Alguns exemplos são videoconferências, webinars, workshops e palestras.
A educação continuada tornou-se uma maneira de manter a produtividade e principalmente a sanidade durante esse tempo em casa.
Um estudo sobre o consumo de conteúdo digital em março de 2020, mostra que 35% estão lendo mais livros e/ou ouvindo mais audiolivros e 44% estão focando mais tempo nas redes sociais.
Redes sociais têm tudo a ver com aprendizagem. Pode esquecer dessa ideia de que redes sociais são para passar o tempo, rolando o feed sem pensar.
Se fosse assim, o LinkedIn não teria tantas pessoas conectadas produzindo e consumindo conteúdo educativo. Muitos profissionais estão usando as lives para compartilhar informações e conhecimento com sua audiência.
Nem todas as pessoas estão com tempo para ler artigos ou livros nesse momento, o que aumenta também o consumo de podcasts e vídeos.
Como sua marca pode oferecer apoio e empatia?
Muitas pessoas estão procurando algo novo para aprender. Novas habilidades que já queriam aprender, mas não encontravam tempo para isso. Ou perceberam a necessidade de aprender novas competências para se adaptar ao novo normal.
Outras pessoas procuram maneiras de se divertir e manter o pensamento positivo durante esse período de incerteza.
Muitas pessoas estão recorrendo ao Instagram e ao TikTok para aprender a fazer café gourmet e assar pão. A palavra “pão” chegou a atingir o nível mais alto de todos os tempos nas pesquisas do Google.
- Qual o tipo de conteúdo educacional que você pode criar?
- Como você pode compartilhar o que sabe de uma maneira simples?
Venda seu conhecimento. Se neste momento as pessoas não podem comprar seus produtos ou serviços, com certeza farão isso quando terminar o isolamento.
Motivando e Inspirando
Embora seu público possa estar aberto ao aprendizado, muitas pessoas estão se sentindo mal agora. Ansiedade, incerteza e medo. Todos nós estamos um pouco assim.
Empregos em risco, uma nova rotina com as crianças em casa, pouca interação social ou talvez nenhuma. Muitas pessoas moram sozinhas. Alguém da família pode ter ficado doente ou até mesmo ter falecido. Para muitos, não é um bom momento para pensar em negócios ou começar algo novo.
Então, como sua marca pode apoiá-los?
Como você pode testar diferentes maneiras de motivar e inspirar, mostrando que estamos juntos?
Pode parecer loucura, mas você não precisa investir em anúncios para alcançar seu público. Basta estar com eles, sempre. Não somente quando quer vender seus produtos e serviços. Muitas empresas estão ajudando no apoio a saúde mental de seus seguidores e assinantes.
Para você ter uma ideia, um artigo na CNN sobre a procura de ajuda em casos de saúde mental e abuso de drogas indicou aumento 300% em comparação com fevereiro de 2020. A linha direta de atendimento registrou um aumento de 891% mais ligações em comparação com março de 2019.
Pense sobre isso quando estiver planejando seu conteúdo. Estes dados são dos EUA, mas acredito que no Brasil não mude, talvez até piore.
Flocos de Neve (Joseph Jarowski)
Dois pássaros estavam em um galho durante uma nevasca e começaram a conversar:
– Diga-me, qual é o peso de um floco de neve?
– Quase nada.
– Neste caso, deixa-me contar uma história maravilhosa. No início deste Inverno, não tendo nenhuma outra coisa para fazer, comecei a contar os flocos de neve que se empilhavam em um tronco. O número exato deles era 3.741.952. Quando o último floco de neve foi depositado sobre o ramo, sem que nada diferente acontecesse, ele se quebrou.
– Talvez apenas a voz de uma única pessoa a mais seja o necessário para trazer a paz ao mundo.
Esta história também é adequada para demonstrar que todo mundo pode, de uma maneira ou de outra, construir gradual e simultaneamente uma liderança para a paz.
Suas ações devem ser mais poderosas que suas palavras.
Empresas como a Salesforce estão utilizando seus perfis de rede social para criar um cronograma para meditação guiada, conversas com especialistas em saúde e bem-estar.
Além disso, empresas como a Headspace fornecem conteúdo motivacional (e educacional) no Instagram sobre como os seguidores podem fazer máscaras de tecido em casa. Isso pode ajudar a motivar as pessoas a se manterem saudáveis, otimistas e ativas.
- Embora a geração de receita seja essencial para seus negócios, no momento, é imperativo colocar sua marca e cultura em primeiro lugar. As pessoas vão se lembrar de como você as fez sentir.
Depois de encontrar um ritmo que funcione para o seu conteúdo, verifique se o que você está compartilhando está repercutindo em seu público. Nosso público sempre mostra o que eles gostam e o que não gostam, analise.
O rastreamento frequente das tendências comportamentais humanas ajudará a obter melhores insights em tempo real. Os profissionais de marketing desejam avaliar regularmente as tendências de consumo e sentimento para melhor adaptar as mensagens, observando atentamente a conversa nas plataformas de mídia social, sites da comunidade e páginas de produtos no comércio eletrônico para procurar oportunidades e identificar crises mais rapidamente.
Janet Balis
Desenvolvendo sua Comunidade Virtual
Felizmente, a tecnologia está ao seu alcance e ajuda você a ver seus colegas e entes queridos tanto quanto gostaria. Para muitos, essa foi a chave para trabalhar remotamente e estar em contato com amigos e familiares todos os dias.
Eu percebi também uma movimentação muito maior das marcas para humanização. Trazendo o rosto de seus profissionais em depoimentos, imagens das videoconferências, entre outros.
Compartilhar uma imagem real nas redes sociais mostra o poder e a união da sua equipe.
No artigo anterior eu falei sobre a dificuldade que alguns profissionais encontram na hora de colocar o próprio rosto na marca.
Estamos em uma época sem poder encontrar as pessoas em eventos e cafés. Por isso, as redes sociais são o melhor lugar para você mostrar quem você é. Apareça. Encontre sua tribo.
Crie uma comunidade com sua audiência. Temos muitas tecnologias disponíveis para isso. Melhores Amigos no Instagram, grupos e canais de WhatsApp e Telegram. Encontre o melhor formato para você.
- Mostre a seus seguidores como é a vida real. Além disso, encontre maneiras criativas de mantê-los envolvidos.
Estamos juntos nessa.
A melhor maneira de vender em tempos de crise é ajudar as pessoas. Enquanto o mundo continua a se sentir um pouco diferente, você pode educar, motivar e desenvolver sua comunidade para incentivar seu público.
Você já tem todas as ferramentas necessárias, é sua hora de criar conteúdo vencedor!
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Você pode ouvir o artigo no Podcast Branding Digital & Conteúdo.
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