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Conteúdo evergreen é aquele que não se vincula a alguma data específica ou acontecimento. Então, como não é sensível ao tempo, permanece relevante e continua a fornecer os resultados nos objetivos de negócios.

Evergreen é um termo em inglês que significa algo que permanece atualizado. Por exemplo, no caso de contratos que se renovam automaticamente. Se pensarmos em uma tradução literal, seria algo como “sempre verde”.

Além disso, evergreen é o tipo de planta que mantém suas folhas verdes ao longo do ano e não depende das estações. Quando aplicado ao marketing de conteúdo, o termo evergreen tem sentido de perene ou duradouro.

Conteúdo Evergreen ou Perene

Conteúdo Perene, Sazonal ou Pontual

Com relação ao ciclo de vida de um conteúdo, podemos pensar em três tipos: perene, sazonal e pontual.

O conteúdo evergreen não tem data de validade. Abrange tópicos e informações que provavelmente nunca mudarão. Algumas das melhores maneiras de cobrir conteúdo perene são listas, dicas, tutoriais e conteúdo educacional.

Conteúdo Evergreen Google Trends Vitamina D
Google Trends – Pesquisa por Vitamina D

O conteúdo sazonal ou oportuno é aquele que te posiciona você como uma autoridade em seu setor porque você sabe o que está acontecendo e quando. São baseados em eventos específicos que acontecem de tempos em tempos.

O conteúdo pontual ou efêmero é um tipo de assunto que está dominando as mídias sociais. Na maioria das vezes o tempo para aproveitar sua força dura 24 horas. Sendo assim, cria um senso de urgência e maior engajamento.

Conteúdo Sazonal Google Trends Receita de Panetone
Google Trends – Pesquisa por Receita de Panetone

No gráfico com pesquisa por “vitamina d” percebemos que é uma pesquisa comum no Google, porém por conta da pandemia em 2020, teve um pico nas buscas. Já na imagem mostrando a pesquisa por “receita de panetone” fica claro que a pesquisa sempre tem um aumento de tempos em tempos, obviamente ao final do ano, por conta do Natal.

Os três tipos podem e devem ser implementados em seu blog e mídias sociais. Pense nesses conteúdos como as roupas que usamos. Camiseta e calça jeans nunca saem de moda, são como conteúdo evergreen. Casaco de lã é algo que usamos no inverno e vestido de noiva, bem, você entendeu a ideia, certo?

O Que é Conteúdo Evergreen ou Perene

O conteúdo perene é relevante, independentemente de quando é publicado. Não depende de acontecimentos específicos, notícias de última hora, época do ano ou algo assim. Este tipo de conteúdo é atemporal.

O conteúdo perene é sempre relevante. Use-o quando quiser atingir metas de longo prazo, pois esse tipo de conteúdo tem relevância duradoura. A maior parte da sua estratégia de conteúdo deve envolver conteúdo perene, mas exatamente como e quando usá-lo está sujeito às necessidades do seu negócio e dos consumidores.

Por que usar o conteúdo evergreen?

Uma vez que o conteúdo evergreen continuamente fornece valor aos leitores, independentemente do tempo, ele pode gerar tráfego constante para sua marca. É mais provável que seja compartilhado nas redes sociais, ajuda a construir uma estratégia de SEO de longo prazo e aumenta a classificação do seu site nas buscas.

Para utilizar esse conteúdo em todo o seu potencial, no entanto, ele precisa estar continuamente disponível para novos clientes. Isso pode ser feito através do redirecionamento de conteúdo mais antigo ou vinculando de volta a conteúdo mais antigo por meio de conteúdo reciclado. Por exemplo, posts em redes sociais como um infográfico, promovendo periodicamente nas redes sociais, reaproveitando este conteúdo, e etc.

Além de poder ser reutilizado, outro benefício do conteúdo evergreen é pouca necessidade de manutenção. Em alguns casos é necessário revisar o conteúdo para atualizar fontes de pesquisas e estudos, mas de maneira geral, o conteúdo se mantém ativo durante anos.

Como usar o conteúdo evergreen?

Faça alguma pesquisa e use conteúdo perene para aumentar sua classificação para palavras-chave específicas que são relevantes para o seu negócio. O conteúdo evergreen fornece uma base para uma estratégia de conteúdo que cria tráfego sustentável e crescimento da marca, bem como aumenta a autoridade de domínio de seu site.

O Que é Conteúdo Sazonal

Alguns conteúdos simplesmente não são valiosos ou relevantes durante todo o ano. Em resumo, o conteúdo sazonal é sobre algo que está relacionado a eventos do seu setor, temporadas e datas específicas ou feriados.

Por exemplo: Natal, Férias, Dia dos Namorados, Páscoa, Carnaval, Rock in Rio, Verão e Novembro Azul. São épocas do ano que abordamos um tema específico. Como muitos de nossos clientes em potencial estão pesquisando esses temas, nós procuramos abordá-los em nossos conteúdos.

Com a busca constante por leads, tráfego e atenção, o conteúdo sazonal permite que sua marca seja relevante e oportuna. Isso ajuda a chamar a atenção do público e adiciona uma sensação de atualidade ao conteúdo que você produz. Por focar em tópicos que já estão na mente de seus consumidores, esse conteúdo é altamente compartilhável, o que ajuda a aumentar a consciência da marca.

Prova para o seu público que sua marca produz conteúdo relevante e útil para o dia a dia. Pois ajuda a construir um sentimento de proximidade e que a sua marca está em sintonia com as tendências.

O conteúdo sazonal é ótimo para satisfazer imediatamente as necessidades ou interesses dos leitores. Se você tem um e-commerce, quer incentivar as vendas em datas específicas. Conheça os interesses dos seus consumidores e esteja ciente dos eventos, temas e tendências que se adaptam a eles.

O Que é Conteúdo Pontual

Em 2020 vimos muitos conteúdos relacionados à pandemia e quarentena. Ou seja, muitos exemplos de conteúdo pontual, que é aquele ligado a algum acontecimento específico.

Muitas vezes são tópicos prioritários para o seu cliente ideal. Deixar de abordá-los pode fazer com que você e sua empresa pareçam estar fora de sintonia.

Diferente do conteúdo evergreen (perene) ou sazonal, o conteúdo pontual na maioria das vezes não pode ser reciclado e não vai gerar engajamento em outras datas.

Além disso, dificilmente o conteúdo pontual pode ser planejado. Obviamente ninguém se preparou para viver uma pandemia com lockdown e corrida por vacinas. Nesses casos, precisamos de flexibilidade, empatia e criatividade para conseguir abordar tais temas de maneira que o conteúdo seja útil para nossa audiência.

Alguns segmentos se beneficiam especialmente do conteúdo pontual, como é o caso de serviços financeiros e de saúde. Porém, qualquer setor pode se valer dessas situações para ajudar seu público e aumentar a relevância da marca.

Como Criar Conteúdo Perene ou Sempre Relevante

Coloque-se no lugar de sua audiência. Quando estudamos muito um determinado assunto, nos afastamos de pontos mais essenciais ou básicos a respeito de um tópico. Para criar conteúdo que ajuda seu público, você precisa se perguntar:

  • O que eles precisam aprender?
  • O que eu procuraria se fosse um iniciante?
  • Que palavras eu usaria?

Em seguida, pense em estudantes intermediários e pergunte-se a mesma coisa. E quando estiver pronto, ajude os especialistas. Ou seja, tente entender o que alguém precisa saber quando está entrando em seu setor. Muitas vezes você vai achar que é um conteúdo extremamente básico, mas lembre-se que em algum momento pode ser útil para os mais leigos.

O conteúdo evergreen evita modismos ou tendências. Ele se concentra em algo que mesmo após muitos meses ou anos, ainda será importante e relevante.

Existem três formatos que se aplicam muito bem:

  • Guiar ou tutoriais. Por exemplo: Como começar seu blog
  • Perguntas e Respostas. Por exemplo: O que é o tráfego orgânico?
  • Listas ou dicas. Por exemplo: 5 plataformas para hospedar seu blog

Revise e Atualize o Conteúdo Evergreen

Só porque seu conteúdo é perene, isso não significa que você não precisa atualizá-lo.

Então, você deve revisar o conteúdo evergreen no seu site e fazer as atualizações necessárias. Porque mesmo que os tópicos sejam perenes, as estatísticas provavelmente mudarão com o tempo.

Este tipo de conteúdo requer menos manutenção, mas também precisa de acompanhamento. Porque se você não mantiver suas postagens atualizadas, elas rapidamente se tornarão irrelevantes. Então, revisar e atualizar o conteúdo deve ser uma tarefa recorrente que você executa e é algo que diferencia o conteúdo de alto desempenho daquele que nunca ganha força.

Uma estratégia de conteúdo bem-sucedida deve equilibrar os diferentes tipos de conteúdo disponíveis para atender aos objetivos de negócios.

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