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O Instagram é uma ferramenta de marketing que está beneficiando muitas empresas. É provável que você já tenha ouvido muitas histórias de sucesso. Porém, pode estar passando por dificuldade para obter bons resultados. Muitas marcas encontram dificuldade na hora de criar conteúdo para Instagram.

Isso porque, se você quer crescer no Instagram, não basta postar fotos bonitas. É preciso ser estratégico com seu conteúdo. Uma estratégia de conteúdo eficaz fará você alcançar seu público ideal, aumentar o engajamento e gerar leads.

Conteúdo para Instagram: Como Planejar?

Marketing de Conteúdo no Instagram

O Instagram é uma ótima plataforma para divulgar sua marca no ambiente digital. Porém, antes de falar sobre a ferramenta, precisamos pensar na estratégia. Nesse caso, o conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma abordagem que foca em 5 pilares:

  • Objetivo – Por que estou criando conteúdo?
  • Audiência – Para quem?
  • Conteúdo – O que eu quero comunicar?
  • Canais – Onde vou distribuir minha mensagem?
  • Processo – Como farei tudo isso? Como analisar os resultados?

Sempre focado em atrair potenciais interessados e engajar os clientes existentes.

Marketing de Conteúdo no Instagram

Estratégia de Conteúdo para Instagram

Porém, ter ideias de conteúdo não é fácil. Então, eu te apresentei o processo antes de falar sobre o Instagram (a ferramenta).

Sem uma estratégia, você realmente não terá sucesso. Planejar seu conteúdo é a chave para conseguir continuar postando por longos períodos.

No Instagram, é importante pensar em séries de conteúdo. Pense da seguinte maneira: se alguém encontrar uma de suas postagens, devido a uma pesquisa de hashtag, e tocar para ver o resto do seu perfil, vai acessar e cair fora? Ou vai ficar por mais tempo?

Isso vai muito além do visual.

Você deve ter em mente o apelo estético, mas também o contexto.

Auditoria

O primeiro passo é fazer uma auditoria. Esta etapa é importante porque você deseja ter uma imagem clara de onde você está agora. Quando eu falo em auditoria, não é apenas no seu conteúdo de Instagram. Analise todo o conteúdo que você já produziu.

Perfil

Seu perfil do Instagram é como um cartão de visitas para sua marca. Então, você precisa se certificar de que todas as informações estejam completas. Sempre confira se o link está correto.

Infelizmente, é mais comum do que eu gostaria, acessar perfis com links que simplesmente não levam a lugar nenhum.

Verifique se você listou informações de contato e o link do seu site. Como está sua biografia? Ajuda a atrair seu público ideal? Explica quem é você e por que as pessoas deveriam se importar?

Conteúdo

Seu feed deve se parecer com uma vitrine ou revista digital. As postagens devem contar uma história. Você pense em um feed cheio de promoções. Promoções são ótimas, mas a não ser que você seja um site de cupons de desconto, não vai fazer muito sentido.

O seu conteúdo corresponde à promessa que você fez na sua biografia? Você está usando uma variedade de tipos de conteúdo que educam, divertem ou inspiram seu público?

Abordagem

Agora analise seu conteúdo pensando na estratégia.

Não sabe por onde começar? De acordo com a pesquisa Sprout Social, estes são os objetivos mais comuns que os profissionais de marketing têm para as redes sociais:

  • Brand Awareness
  • Vendas e Geração de Leads
  • Envolvimento da Comunidade
  • Aumento no Tráfego para Site ou Blog

Dê uma olhada no conteúdo de seus concorrentes. Como eles engajam seus seguidores? Você acha que isso pode ser útil para seus seguidores também? Como você pode abordar o mesmo tema, mas com seu ponto de vista?

Esta auditoria deve ajudá-lo a obter uma visão geral do que você fez com seu conteúdo até aqui. Se algo está funcionando bem, você precisa tomar nota e repetir no futuro. Se algo não está levando ao sucesso, pense em como solucionar.

Estratégia

Agora que você tem uma ideia clara do que está funcionando (e o que não está), é hora de planejar sua estratégia de conteúdo para Instagram. Vou resumir em três etapas principais.

  • Visual
  • Tópicos
  • Calendário

O Instagram é uma plataforma visual, portanto, seu feed precisa seguir um estilo visual que reflita a voz da sua marca. É o que chamamos de look and feel. São as características visuais que vão traduzir as sensações e emoções que você deseja destacar.

Pense nas cores, filtros, fontes, ilustrações, fotos… Faça o teste agora.

Abra seu perfil e veja se as imagens têm a mesma identidade. Olhando seu perfil, parece que você tirou cada imagem de um lugar diferente ou todas elas parecem criadas pela mesma marca?

Por isso que muitos acabam optando pelos feeds organizados, padronizados. São mais fáceis na hora de planejar, mas nada fáceis de manter no médio prazo.

De qualquer forma, pense no tipo de feed que fará mais sentido para você. No curso Como Criar Imagens para as Redes Sociais eu apresento estilos e como fazer cada um deles.

Estratégia de Conteúdo para Instagram

Ferramentas para criação de conteúdo

Primeiro, você precisará de uma ferramenta gráfica como o Canva para criar seus posts e uma ferramenta para edição de vídeos, como o InShot. Essas são as que eu mais uso, mas existem outras ferramentas gratuitas para criação de conteúdo visual.

Na hora de criar seu conteúdo, lembre-se da jornada do comprador. Seu conteúdo deve entreter, educar, inspirar ou converter, dependendo do estágio de sua jornada de compra.

  • Consciência. Neste estágio, você deseja criar uma relação de confiança e reconhecimento. Seu público vai adorar questionários divertidos, artigos educacionais ou guias gratuitos.
  • Consideração. Durante este estágio, você deseja nutrir seu público e ficar em primeiro lugar. Você pode postar vídeos, bastidores ou perguntas frequentes que respondam às objeções.
  • Decisão. É quando você promove sua oferta ou lança um novo produto. Seus clientes estão prontos para fazer uma compra e ficarão felizes em ler as avaliações, aprender sobre os benefícios de seu produto e ou acessar um código promocional.

Use um calendário para visualizar seu plano de conteúdo.

Depois de decidir sobre visual e tópicos do seu conteúdo, a próxima etapa é criar um calendário. Este calendário irá ajudá-lo a visualizar seu conteúdo e a programar suas futuras postagens.

Ao criar uma agenda de postagem, você precisa considerar:

Decida com que frequência você vai postar. 1 postagem por dia? 3 posts por semana? Se você não tiver certeza, use seus concorrentes como referência.

Escolha a ferramenta de agendamento que você vai usar. Existem muitas que tornarão seu processo de planejamento muito mais fácil. Entre os mais populares estão: Later, Buffer e Planoly. Você precisará testar e descobrir qual se encaixa no seu estilo.

Para obter os melhores resultados, estude e entenda o funcionamento do algoritmo do Instagram.

Análise

Você deve verificar os insights (informações). Monitorar o desempenho é fundamental para qualquer estratégia. Seus insights dirão quais postagens seu público considera mais envolventes e permitem que você otimize sua estratégia à medida que avança. Se você estiver na dúvida sobre quais informações analisar, leia o artigo no meu blog sobre métricas do Instagram.

Sua estrategia de conteúdo para Instagram deve ir além das postagens.

Converse com os seguidores. Seu trabalho não termina quando você publica seu conteúdo. É importante que você responda comentários e incentive a conversa. Caso contrário, você pode perder rapidamente sua base de fãs assim que perceberem que você não teve tempo para responder.

Seja sempre autêntico. Os consumidores aprenderam como identificar rapidamente o conteúdo não autêntico. Mantenha-se fiel a voz da sua marca.

Estabelecer a presença da sua marca no Instagram com a estratégia certa e leva algum tempo, mas a recompensa chega!

Uma estratégia forte ajudará sua empresa a conquistar novos clientes, aumentar o conhecimento da marca e gerar mais tráfego. Quer melhorar sua presença no Instagram? Vamos trabalhar juntos.

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