Compartilhe:

Não podemos ignorar a importância das cores em nossa vida. Além de sermos guiados por elas, também determinam nossas decisões de compra. Descubra como as cores influenciam o comportamento do consumidor e desenvolva sua marca.

Durante as compras, temos a tendência de fazer escolhas com base nas cores. Embora elas não sejam o único aspecto determinante, desempenham um papel muito importante na tomada de decisão de compra.

Não há como negar o impacto das cores no marketing. Desde influenciar a compra por impulso até transmitir confiança. As cores que você escolhe para seu escritório, logo e embalagens podem obter diferentes respostas dos clientes e criar ambientes ideais para os negócios.

Como as Cores Influenciam o Comportamento do Consumidor

As Cores e o Comportamento do Consumidor

O apelo visual de um produto é a principal influência na decisão de compra. Na verdade, os consumidores colocam a aparência visual e a cor acima de outros fatores, como som, cheiro e textura. No momento em que o consumidor observa um item que tem sua cor favorita, a maioria das decisões de compra já foi tomada.

Como as Cores Afetam Nosso Comportamento?

As cores não só ajudam a representar nossas emoções e humor, mas também nossas tradições e culturas. Por exemplo, nos países ocidentais, o branco é considerado uma cor auspiciosa que representa pureza e inocência, mas nos países orientais a mesma cor representa luto e perda.

A noção de que as cores afetam nosso comportamento não é um conceito novo no marketing. Elas comunicam sem muito esforço. Transmitir mensagens com cores evoca emoções e influencia as decisões.

O azul, por exemplo, é a cor mais aceita e geralmente faz com que as pessoas respondam positivamente. Muitos pesquisadores acreditam que essa reação positiva se deve à maneira como nossos ancestrais viam a cor azul no céu limpo e sem aviso de tempestades.

As Cores e o Comportamento do Consumidor

No entanto, mesmo uma cor universalmente aceita pode ter conotações negativas em um nível pessoal. Pode nos remeter a algum cheiro desagradável de uma experiência passada. Ainda assim, a cor desempenha um papel importante na forma como experimentamos e interagimos com o mundo que nos rodeia e tem uma influência ainda maior na forma como consumimos.

A cor depende de experiências pessoais para comunicar sentimentos específicos. Porém, existem padrões de mensagens encontrados em suas percepções.

A psicologia das cores analisa como uma cor influencia o comportamento e a tomada de decisão. No marketing, por exemplo, as cores podem impactar a maneira como os compradores percebem uma marca.

As cores são a língua materna do subconsciente.

Carl Jung

As Cores Certas

Muitos empreendedores entendem a importância de escolher a cor certa para sua marca. Como muitos consumidores tomam decisões em um nível inconsciente, é importante escolher cores que sejam um tanto óbvias. Ou seja, com as características do produto que você está vendendo. Esse também é o caso quando se trata de influenciar o comportamento de compra.

Em um artigo escrito pelo Daily Mail, os pesquisadores descobriram que o uso da cor vermelha incentivou a compra por impulso, enquanto o azul marinho desencadeou uma resposta de compra mais cuidadosa e consciente do orçamento.

As cores afetam o comportamento do consumidor de várias maneiras, e isto pode ter um efeito ainda mais profundo nos relacionamentos entre marcas e clientes.

Por meio de estudos, as marcas podem aprender a usar a cor para atrair compradores em um nível ainda mais profundo. Ou seja, influenciando seu humor e apelando para suas emoções. Por exemplo, sabemos que a cor vermelha evoca sentimentos de urgência. A cor amarela, por outro lado, é otimista. Quando o vermelho e o amarelo são usados juntos, a combinação de urgência e otimismo conta uma história aos consumidores.

Assim que as marcas alcançam os clientes com eficácia em um nível emocional, esse relacionamento mais profundo constrói a base do conhecimento da marca e pode até mesmo mudar os hábitos do consumidor.

As marcas podem usar cores para desenvolver o reconhecimento.

Marcas que usam combinações de cores de maneira eficaz podem transmitir uma mensagem muito específica sobre seus produtos e serviços. Por exemplo, os clientes associam confiança à combinação de cores branco, verde e azul. Enquanto isso, preto, verde e azul são sinônimos de segurança.

Trocar o branco pelo preto pode não parecer uma mudança significativa. No entanto, essas nuances influenciam fortemente a percepção da marca e tornam mais fácil para os clientes em potencial descobrirem seus serviços.

Compreender as cores e o comportamento do consumidor faz com que as marcas se conectem com eles.

As marcas podem usar cores para desenvolver o reconhecimento

Atenção do Comprador

As cores bem escolhidas atraem a atenção do comprador. Mas o que cores bem escolhidas significam exatamente? Simplificando, as cores devem refletir a personalidade da marca.

Escolha azul se quiser mostrar que sua empresa é confiável. Talvez você queira compartilhar vibrações otimistas? Neste caso, você pode escolher o amarelo. Esta cor é a mais brilhante, alegre e positiva.

As pessoas podem não saber todos esses significados, e nem precisam. Elas percebem de uma maneira inconsciente. É assim que funciona há séculos. É hora de estudar e usar essas informações na sua estratégia.

Reconhecimento

As cores bem escolhidas são uma maneira da marca se comunicar. Juntamente com elementos, fotos e tipografia. Quando falamos da Coca-Cola, em nossa mente surge não apenas o logo, mas também a cor da marca. A escolha das cores afeta não só a percepção da marca, mas também o seu reconhecimento.

É importante conhecer como cada cor influencia nossas emoções. Também precisamos lembrar de testar, testar e testar o máximo possível. Quanto mais informações você tiver sobre como otimizar suas mensagens, melhor. Por esse motivo, é extremamente importante, antes de iniciar qualquer projeto, compreender a psicologia das cores e seus diferentes significados.

Quais seus pensamentos e dúvidas sobre este assunto? Precisando de ajuda? Entre em contato comigo!

Compartilhe:

Write A Comment