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Creator Economy é a capacidade de transformar conteúdo em produto. Por muitos anos, os grandes veículos de comunicação dominaram o mundo do entretenimento e das notícias. Era um número bem pequeno de empresas que conseguia controlar exatamente qual a informação que iríamos consumir a cada dia.

Porém, isso foi mudando com o surgimento da internet e principalmente com as novas plataformas e ferramentas para produção e distribuição de conteúdo. Obviamente que todo esse movimento chamou atenção das marcas.

Na internet, as pessoas estão sempre em busca de novos conteúdos. O objetivo pode ser aprendizado, entretenimento, um novo projeto ou alguma solução prática para assuntos do dia a dia. Em suma, o conteúdo é basicamente informação e pode vir em vários formatos: áudio, texto, fotos ou vídeos.

É uma ótima oportunidade para as marcas que querem trabalhar com criadores de conteúdo e influenciadores. Sendo assim, elas precisam entender como a Creator Economy funciona. Por isso, vamos mergulhar nesse assunto e entender como marcas e criadores podem aproveitar ao máximo esse mercado.

Creator Economy: Criadores de Conteúdo e Influenciadores Digitais

O Que é Creator Economy?

A Creator Economy, também pode ser chamada de Economia do Criador ou Economia do Conteúdo.

Você já percebeu que também faz parte da Creator Economy? Está aqui lendo esse artigo, consumindo um conteúdo que eu elaborei. Pode ser que você também seja um produtor de conteúdo. Ou talvez uma marca que já trabalha com criadores.

Trata-se da pesquisa, análise, curadoria, criação e distribuição de conteúdo no mundo digital. No centro da Creator Economy estão os canais de mídia social onde todos interagem para formar comunidades online altamente engajadas. Resumindo, é o fluxo de interações que relacionam produção e consumo de conteúdo.

O mais interessante vem agora. Um estudo da CB Insights apontou que a Creator Economy movimentou 1,3 bilhões de dólares em 2021. Isso significa um crescimento em mais de 30% com relação a 2020.

Por um lado os grandes players de tecnologia estão lutando para manter os criadores em sua plataforma em um esforço para garantir o engajamento. Ainda assim, os criadores estão buscando novas maneiras de monetizar suas produções de forma mais direta e ganhar uma fatia maior da receita geral.

O Que é Passion Economy?

Em 2020, a pandemia acelerou não somente a Transformação Digital, mas também fortaleceu novos modelos de negócios. Uma combinação entre lockdown e desemprego levou os criadores de conteúdo a procurar novas maneiras de ganhar a vida. Além disso, deu às pessoas mais conteúdo, ou seja, maneiras de preencher seu tempo em casa.

A Passion Economy é parte da Creator Economy. Isso ocorre porque os criadores geralmente são pessoas que agora podem ganhar uma renda fazendo algo pelo qual se sentem apaixonados. Pode ter começado apenas como um hobby, e provavelmente teria permanecido assim. Mas hoje em dia, muitos criadores apaixonados encontraram uma maneira de tornar seu hobby viável o suficiente para ganhar pelo menos uma renda estável.

Creator Economy - Quem são os criadores de conteúdo

Por que se prender a um emprego de salário baixo quando você pode ganhar a vida fazendo algo que ama?

A Passion Economy é também uma forma de monetizar suas competências e habilidades. Ela permite que freelancers e produtores de conteúdo aumentem exponencialmente seus negócios e conquistem a renda passiva.

Tudo isso tornou a dinâmica do “tempo por dinheiro”, que é uma parte essencial da Gig Economy, obsoleta.

A Gig Economy exige que a pessoa trabalhe em um emprego principal enquanto busca novas oportunidades de ganhar dinheiro com esses “bicos”. Essa incerteza pode causar um enorme estresse emocional e financeiro.

A Passion Economy, por outro lado, dá a liberdade de trabalhar quando quiser, de onde quiser. Oferece uma renda passiva e permite que as pessoas persigam suas paixões e mudem positivamente o mundo ao seu redor.

Passion Economy, Creator Economy e Gig Economy

A Creator Economy é mais ampla. Trata-se de pessoas construindo negócios online, graças a plataformas que permitem distribuir e monetizar seu conteúdo. Como YouTube, Patreon, Substack, Instagram, Twitch, Hotmart, e etc.

A Passion Economy é semelhante, mas com ênfase na paixão. Por outro lado temos a Gig Economy se destaca em plataformas como Uber ou Rappi, onde motoristas e entregadores usam seu tempo para formar renda.

Attention Economy ou Economia da Atenção

O termo Creator Economy é o foco deste artigo, mas você já viu que existem muitos outros conceitos relacionados, certo? Aqui temos mais um: Economia da Atenção.

Essa ideia nasceu nos anos 80, quando o escritor e físico Michael Goldhaber cunhou o termo Attention Economy para descrever a noção de que toda ação humana é de fato uma transação. Quando escolhemos direcionar nossa atenção para uma coisa, isso significa que você estamos também escolhendo ignorar outra coisa.

Por isso costumamos dizer que a atenção das pessoas é a moeda mais valiosa que você pode receber.

Com isso, você entendeu que a Creator Economy (Economia do Conteúdo) tem origem na Attention Economy (Economia da Atenção). Os consumidores dedicam mais tempo e atenção às plataformas sociais do que nunca e, com isso, mais tempo é dado aos criadores de conteúdo.

As marcas pagam para estar onde a atenção está.

Sendo assim, os criadores de conteúdo são pagos pelas marcas. A pandemia levou as marcas a investirem mais no marketing de influenciadores devido ao aumento de atividades orientadas por criadores nas mídias sociais.

Criadores de Conteúdo e Influenciadores Digitais

Quem são os Criadores de Conteúdo?

Um criador de conteúdo é qualquer pessoa que elabora e compartilha seu conteúdo de maneira que ressoe com um público específico. Graças às novas formas de monetizar seus conhecimentos e habilidades, as pessoas podem ganhar a vida dessa forma.

Muitas vezes, os criadores têm a capacidade de influenciar sua comunidade para experimentar, comprar ou aprender mais por meio de seu conteúdo. Sendo assim, o criador de conteúdo é também um influenciador.

Os criadores de conteúdo são inovadores. Com isso, aproveitam suas habilidades para construir uma marca pessoal que atrai determinados grupos de pessoas. Enquanto alguns criadores são formalmente treinados em comunicação, a maioria simplesmente apresenta uma visão única ou uma voz cativante que envolve sua audiência.

🔗 Identidade de Marca e o Medo de Ser Você

Criadores de conteúdo podem ser músicos, atores, escritores, terapeutas ou especialistas em determinada área do conhecimento. Um exemplo que eu gosto muito é o músico Jack Conte. Quando o YouTube nasceu, ele já estava por lá compartilhando suas criações. Com sua namorada Nataly Dawn, hoje esposa, criava versões para músicas bastante conhecidas como La Vie en Rose e September em seu canal com mesmo nome do grupo musical, Pomplamoose.

Além de monetizar suas habilidades musicais, Jack Conte fundou o Patreon que é uma plataforma de assinatura que permite aos criadores receber pagamentos pelo conteúdo que produzem e compartilham.

Relação entre Creator Economy e Marketing de Influência

A Relação entre Creator Economy e Marketing de Influência

Marketing de Influência e Creator Economy podem aparecer como sinônimos quando o assunto é criação de conteúdo para marcas. No entanto, existe uma diferença fundamental entre essas esferas do marketing digital.

Os criadores de conteúdo estão mais focados na criação e publicação de conteúdo, enquanto os influenciadores estão mais focados em construir audiência e promover marcas. Os criadores geram conteúdo original para compartilhar conhecimento ou construir uma marca, enquanto os influenciadores publicam conteúdo em troca de dinheiro e popularidade.

Sendo assim, os influenciadores trabalham com a intenção de convencer seus seguidores a comprar uma determinada marca, produto ou serviço. Normalmente porque recebem um incentivo ou porcentagem a cada venda. Como alternativa, alguns influenciadores podem cobrar uma taxa por postagem, com base no tamanho da audiência.

Podemos dizer então que os influenciadores são uma mídia online.

Os criadores de conteúdo trabalham com a intenção de criar conteúdo envolvente que educa e informa seu público. Com isso, é muito menos sobre o próprio criador e mais sobre as informações que ele está compartilhando.

Trabalhar com criadores e influenciadores são dois processos distintos e geram resultados complementares porque focam em objetivos diferentes.

Criadores de Conteúdo e Influenciadores Digitais

Criar campanhas com criadores de conteúdo pode ser uma boa escolha para uma marca quando:

  • Precisa de um conteúdo profissional e de alta qualidade para o seu negócio
  • Deseja usar o estilo exclusivo de um criador de conteúdo para mostrar sua marca
  • Quer criar um projeto único
  • Busca complementar o conteúdo que sua equipe interna já cria

Os criadores digitais geralmente são pagos pelos projetos que concluem para sua marca. Você entrará em contato com eles para discutir o tipo de criação de conteúdo em que deseja e eles fornecerão uma cotação com base na quantidade de tempo que levará ou no escopo geral do projeto.

Focar em campanhas com influenciadores digitais pode ser uma boa escolha para a marca quando:

  • Quer aumentar o reconhecimento ou alcançar novos públicos
  • Deseja melhorar a confiança em sua marca e aumentar o engajamento com os clientes
  • Busca alcançar um nicho específico com um novo recurso ou lançamento de produto

Os influenciadores digitais geralmente precificam com base na exposição que a marca terá, já que são uma mídia. Sendo assim, o cálculo é o alcance que sua marca terá, com base em seu número de seguidores e taxa de engajamento. No entanto, existem outras formas de trabalhar com influenciadores. Como permutas, por exemplo.

Em resumo, os criadores ajudam você a produzir conteúdo para suas estratégias de marketing ou vendas, enquanto os influenciadores ajudam você a alcançar um público mais amplo e aumentar suas visualizações.

Conclusão

Com o desenvolvimento da internet, pessoas comuns tiveram a oportunidade de expor suas habilidades e opiniões. Sendo assim, não dependemos mais de grandes empresas de mídia para notícias e entretenimento. Além disso, ficamos felizes em consumir conteúdo feito por pessoas comuns como nós.

E aí? De que lado você está na Creator Economy? É um criador, influenciador, marca ou consumidor? Me conta aqui nos comentários. Se você já é um criador ou quer começar, vem comigo!

Ou está precisando superar a Síndrome do Impostor? Nesse caso, aqui está um artigo que vai te ajudar.

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