Compartilhe:

Embora o mundo digital esteja em constante evolução, existe algo que não muda, a importância do conteúdo. Por isso, planejamento e talento são indispensáveis. Mas o que é exatamente conteúdo? Como você pode se tornar um criador de conteúdo digital?

Talvez você já seja um criador de conteúdo experiente buscando atingir seu próximo nível. Ou esteja só começando. Nesse artigo, quero abordar de maneira direta os principais pontos que todo criador de conteúdo deve levar em consideração para ter sucesso.

Como Ser um Criador de Conteúdo Digital

O Que é um Criador de Conteúdo Digital?

Um criador de conteúdo digital é alguém busca entreter, ensinar ou inspirar por meio do conteúdo que idealiza, cria e compartilha.

Quando falamos em conteúdo, estamos pensando especialmente em conteúdo digital. Porque é justamente no ambiente digital onde a maior parte da informação é consumida hoje em dia.

Além da produção de conteúdo, o criador é alguém capaz de envolver uma audiência que se interessa ao ponto de se inscrever para continuar consumindo os próximos conteúdos.

Para as marcas, a criação de conteúdo pode significar a elaboração de newsletters, emails, mídias sociais, artigos em blogs, anúncios, e muito mais. Para entender o que um criador de conteúdo digital é e faz, é importante entender o que é conteúdo. Conteúdo pode ser definido como qualquer informação ou experiência.

O mais importante é saber gerar valor para a audiência.

Quando pensamos em negócios, a importância está em gerar valor não somente para a audiência, mas também para as marcas. Dessa maneira que o criador consegue monetizar seu conteúdo.

Em suma, o conteúdo envolve:

  • Qualquer informação e/ou experiência
  • O meio ou canal em que a informação é entregue
  • Valor que a informação ou experiência é capaz de gerar

É importante notar que, embora o meio de entrega e o formato sejam essenciais para o conteúdo, não reside aí a parte mais importante. O foco sempre estará no valor que o conteúdo é capaz de gerar.

Cada vez mais, as empresas estão entendendo as vantagens de trabalhar com criadores de conteúdo. Porque eles entendem o que significa conteúdo de valor. Eles sabem que o conteúdo de alta qualidade inspira a audiência a agir e pode promover uma comunidade leal por meio da interação.

Por que as marcas precisam de um criador de conteúdo digital?

O conteúdo é a base para tudo que fazemos, seja em marketing ou branding. Sendo assim, ter produtos e serviços de alta qualidade e bom atendimento ao cliente não é suficiente, a não ser que você saiba comunicar isso ao mundo.

Criar e gerenciar conteúdo pode parecer algo simples, que qualquer pessoa é capaz de fazer. Porém, algumas marcas não são boas na criação de conteúdo. Por isso precisam da visão de um especialista e contratam criadores de conteúdo para preencher essa lacuna. Os criadores de conteúdo são contratados pelas marcas justamente para engajar potenciais clientes, além de novos e existentes.

O trabalho com criadores de conteúdo digital poder ser feito via projetos ou por prazo determinado. Além disso, pode ser um trabalho interno ou externo. Ou seja, o criador de conteúdo não precisa ser um funcionário, pode ser um assessor.

Aqui estão algumas das principais razões pelas quais as marcas precisam de criadores de conteúdo.

Conteúdo é uma parte vital de qualquer marca.

Uma marca é formada por vários elementos, mas no centro de tudo está o conteúdo. Ele pode ser facilmente chamado de alicerce de uma marca. Tudo que uma marca faz envolve conteúdo. Sem a presença dele, você não tem como se conectar com seu público, alimentar redes sociais e site ou educar e inspirar seus clientes em potencial. Isso porque o conteúdo ajuda a construir uma relação de confiança com os consumidores.

Um criador de conteúdo sabe como engajar a audiência.

Para muitas marcas não é possível se conectar com toda a audiência em um nível pessoal, e é por isso que os criadores de conteúdo são importantes. Eles ajudam a amplificar essa conexão.

Assim a marca é capaz de comunicar seus valores. Além de seu “porquê” por trás de tudo que faz. Toda a história que trouxe a marca ao que ela é hoje.

As pessoas compram experiências e, portanto, querem saber que você é alguém com quem elas podem se conectar. É por isso que a colaboração com criadores de conteúdo é importante para qualquer marca.

Conteúdo bem elaborado gera mais leads, além de aumentar a consciência de marca.

O marketing de conteúdo gera três vezes mais leads do que o marketing tradicional, e o raciocínio é simples. Em primeiro lugar, os consumidores preferem consumir conteúdo interessante do que ver anúncios. Em segundo lugar, as pessoas confiam na opinião dos criadores de conteúdo que seguem e preferem comprar um produto ou serviço com base em sua recomendação.

Um criador de conteúdo sabe como engajar a audiência

Como Ser um Criador de Conteúdo Digital

Os criadores de conteúdo atuam em uma variedade de plataformas, incluindo mídias sociais, blogs, podcasts, plataformas de vídeo, estudos de caso, infográficos e muito mais. Porque existem muitos formatos de conteúdo diferentes para trabalhar.

Primeiramente, o conteúdo final é apenas uma parte de tudo que um criador precisa fazer. Suas responsabilidades e atividades variam muito. No entanto, existem alguns pontos de destaque.

Tarefas e habilidades importantes para um criador de conteúdo:

  • Branding: Saber como definir seu tom e voz, estilo de design, pontos fortes, pontos fracos, além de analisar as estratégias dos concorrentes.
  • Marketing: Depois que o conteúdo for criado, você deve garantir que ele atinja o maior número possível de alvos relevantes. Essa etapa parece final, mas é muito importante no processo.
  • Criatividade: Será preciso treinar suas habilidades criativas para ser capaz de criar conteúdo inovador e envolvente, sempre focando em resultados específicos.
  • Gerenciamento de Projetos: Muitos criadores de conteúdo digital também têm a tarefa de gerenciar os projetos que estão ajudando a dar vida. Ou seja, é preciso desenvolver esse conjunto de habilidades que servirá a você em muitos cenários diferentes.
  • Redação: Redação abrange uma ampla gama de tipos de conteúdo. Está relacionada às legendas de posts, títulos cativantes e até conteúdo em formato longo.
  • Recursos Visuais e : Um ótimo design é crucial para elevar o conteúdo e se conectar com a personalidade da marca.
  • Edição: Habilidade crucial que se aplica a redação, videografia e design. A capacidade de otimizar seu trabalho, detectar falhas ou erros para produzir conteúdo tratado.
  • Curadoria: Um bom criador de conteúdo sempre é um excelente curador, é preciso muita pesquisa e consumo de conteúdo.
  • SEO: Criadores devem ser bem versados ​​em conceitos básicos de SEO para obter a melhor visibilidade. Não é apenas sobre copywriting, mas várias otimizações que ajudam a classificar o conteúdo.
  • Analytics: Depois de publicar o conteúdo, o trabalho não acaba. Nem sempre terá o resultado esperado. Por isso, é preciso entender de métricas e KPIs para saber analisar e corrigir.

O trabalho do criador vai muito além da produção do conteúdo.

O processo de criação e distribuição de conteúdo envolve tudo isso. Porém, o criador pode ter uma equipe ajudando em cada etapa. Sendo assim, não é necessário que ele mesmo se envolva diretamente. Ainda assim, precisa saber das etapas necessárias.

Hábitos necessários para se tornar um bom criador de conteúdo digital

Conhecimento técnico e criatividade podem ajudar bastante, mas mas o que realmente faz alguém se destacar na criação de conteúdo é praticar bons hábitos e dedicar horas para melhorar.

Você pode melhorar suas habilidades, mas precisa se esforçar. Abaixo está uma lista de diferentes práticas recomendadas e dicas que tornam os criadores de conteúdo bem-sucedidos.

Desperte o sábio dentro de você

Criar um ótimo conteúdo exige que você saiba o que está acontecendo. Os melhores criadores de conteúdo estão sempre pesquisando, não apenas leem o que chega até eles. Estão sempre buscando por mais informações, diferentes pontos de vista e tendências.

Adquira o hábito de ler e resumir tudo que estuda. Além disso, pergunte o que as outras pessoas estão pesquisando e estudando. Descubra onde sua audiência passa o tempo.

Um criador de conteúdo está sempre procurando maneiras criativas de transmitir informações. Você pode encontrar inspiração em lugares inesperados. Estudar informações de áreas completamente diferentes e abraçar diferentes pontos de vista são ótimas maneiras de se destacar e criar conteúdo envolvente.

Algumas ferramentas podem te ajudar a pesquisar conteúdo interessante e salvar para consultar mais tarde. Exemplos: Feedly e Pocket.

Hábitos necessários para se tornar um bom criador de conteúdo digital

Valorize a organização

Uma ótima organização vai fazer a diferença na sua capacidade de cumprir prazos. Experimente diferentes táticas e veja o que funciona melhor para você. Você vai precisar gerenciar muitas etapas ao mesmo tempo. Evite fazer malabarismos, a organização é fundamental.

Para isso, entenda seus pontos fortes e fracos quando se fala em produtividade. Pesquise ferramentas e encontre a rotina certa para seu modo de trabalhar. Observe onde você trava e onde tem o melhor desempenho.

Amenize o que está saindo errado e faça mais do que tem dado certo. Ferramentas que vão te ajudar na organização: Notion, Trello e Google Sheets.

Crie conteúdo que transforma

Quando você está apenas começando como criador de conteúdo, pensa que ter o conhecimento do assunto é tudo. No entanto, criadores de conteúdo de sucesso, sabem que o domínio do tema não é tudo.

Quer que seu público se lembre de você?

Não apenas recite as coisas que você sabe. Mostre como você pode ajudar. As pessoas que consomem seu conteúdo não estão interessadas em apenas ouvir você falar. Elas estão procurando satisfazer necessidades específicas.

Quando alguém começa a consumir seu conteúdo, é porque tem uma necessidade específica. Pode ser qualquer coisa relacionada ao seguinte:

  • Economizar tempo ou dinheiro
  • Obter mais resultados positivos
  • Executar uma tarefa
  • Começar alguma coisa nova

Seja paciente

De tudo que eu posso te falar, essa é minha dica mais importante. Cultive a paciência. O resultado nem sempre vem como esperado e muitas vezes vai demorar mais do que você gostaria. Por isso, tenha sempre paciência.

Podemos resumir o processo em 5 Passos Importantes

  1. Encontre seu ponto ideal: Quais suas habilidades e interesses, onde existe mercado?
  2. Ajuste seu conteúdo: Quais seus diferenciais como marca e criador de conteúdo?
  3. Defina sua plataforma: Onde você vai publicar seu conteúdo?
  4. Construa sua audiência: Você tem interagido com seus seguidores e assinantes?
  5. Monetize seu conteúdo: Crie e fortaleça sua proposta de valor.

Conclusão

Tenho certeza que você já é um ótimo criador de conteúdo digital, mas quer seguir para o próximo nível. Apenas saiba que ser um criador de sucesso começa com os hábitos que você forma. Porque eles vão te ajudar a produzir um conteúdo valioso para sua audiência. Além disso, esses hábitos vão te garantir saúde mental e bem-estar.

Trabalhar como criador de conteúdo é desafiador, mas gratificante. Você faz parte de uma área em rápido crescimento. A creator economy já movimenta muito dinheiro, e mudou totalmente o ambiente de trabalho tradicional. Criar conteúdo é divertido e ajuda a mudar a vida de muitas pessoas.

Para conquistar seu próximo nível como um criador de conteúdo digital, conheça a mentoria em marketing de conteúdo. Eu vou te ajudar a lapidar seus conhecimentos e resultados. Vamos juntos!

Compartilhe:

Write A Comment