Compartilhe:

As marcas que prosperaram são as mais criativas e inovadoras. Essas organizações não copiam o que os outros fazem. Elas se diferenciam da concorrência. Se elas vêem outra empresa copiando o que fazem, elas criam algo novo e melhor. Vamos entender nesse artigo como desenvolver a criatividade e a inovação nos negócios.

Na verdade, todas as empresas podem ser mais criativas e inovadoras, independente de seu segmento, produto ou serviço.

Quando você aplica criatividade e inovação a todos os aspectos do seu negócio, você é capaz de ficar à frente de um mercado em constante mudança.

A Importância da Criatividade nos Negócios

“A criatividade é essencial nos negócios porque é um diferencial”, diz Tucker Marion, professor associado da Escola de Negócios D’Amore-McKim da Northeastern University e diretor do programa de Mestrado em Ciência da Inovação.

Qual a importância da criatividade para os negócios? 82% dos executivos entrevistados pela Forrester concordam que as empresas se beneficiam da criatividade. Entre esses benefícios incluem aumento de receita e maior participação de mercado. É por isso que 58% dos entrevistados disseram que estabelecem metas em torno de resultados criativos e outros 48% afirmam financiar novas ideias criadas a partir do brainstorming criativo.

As organizações hoje operam em um ambiente global altamente competitivo, tornando a criatividade crucial. A criatividade é o que alimenta grandes ideias, desafia o modo de pensar dos colaboradores e abre as portas para novas oportunidades de negócios.

A criatividade nos negócios é um primeiro passo crucial que precisa ser priorizado pela liderança. Uma pesquisa da IBM com mais de 1.500 diretores executivos mostra um consenso: a criatividade foi classificada como o fator número um para o sucesso futuro dos negócios – acima da disciplina gerencial.

Uma razão para isso é: os líderes criativos estão mais confortáveis ​​com a ambiguidade. E à medida que as indústrias continuam a evoluir, as metas e prioridades de negócios precisam mudar.

“Todo setor está sendo desafiado pela dinâmica global e pelas mudanças tecnológicas”, diz Marion.

Muitas marcas estão tentando superar o desafio criando “experiências”. Veja a Starbucks, por exemplo. Os clientes procuram mais do que as bebidas, eles vão pelo ambiente. Do esquema de cores acolhedoras à música alternativa e, muitas vezes, à mobília ou arte inspirada, há mais na marca do que no balcão.

Criatividade é o caminho para o sucesso.

  • Melhorias no processo para resolução de problemas
  • Impulsiona a inovação
  • Aumentar a produtividade
  • Uma vantagem competitiva que toda empresa está se esforçando para alcançar

Qual é a diferença entre criatividade e inovação?

Criatividade e inovação não podem ser medidas. O desempenho, no entanto, exige medições para que você possa identificar o sucesso. Em um mundo que muda a cada dois segundos, é imperativo que as empresas saibam a diferença entre criatividade e inovação nos negócios.

Criatividade significa desencadear o potencial da mente para conceber novas ideias. Esses conceitos podem se manifestar de várias maneiras, mas na maioria das vezes, eles se tornam algo que podemos ver, ouvir, cheirar, tocar ou provar. No entanto, ideias criativas também podem ser experiências pensadas dentro da mente de uma pessoa.

Inovação é sobre a introdução de mudanças em sistemas relativamente estáveis. Também se preocupa com o trabalho necessário para viabilizar uma ideia. Ao identificar uma necessidade não reconhecida e não atendida, uma organização pode usar a inovação para aplicar seus recursos criativos a fim de projetar uma solução apropriada e colher o retorno de seu investimento.

Nós tendemos a pensar em uma inovação como um novo produto, mas você pode inovar com um novo processo, método, modelo de negócio ou parceria. Na verdade, todos os aspectos da sua marca são candidatos à inovação.

Qual é a diferença entre criatividade e inovação?

Não restrinja sua visão de inovação aos produtos.

Algumas das inovações mais poderosas que você pode fazer estão nos métodos de negócios e no atendimento ao cliente. Se olharmos para empresas como Dell, eBay e Amazon, vemos que suas grandes inovações estavam com seus modelos de negócios, e não com novos produtos.

A principal diferença entre criatividade e inovação é o foco.

As inovações podem ser incrementais ou radicais. Toda melhoria que você faz em produtos ou serviços pode ser vista como uma inovação incremental.

A maioria das empresas e a maioria dos gerentes são bons em inovações incrementais. Eles vêem problemas na configuração atual e os consertam.

Inovações radicais envolvem encontrar uma maneira inteiramente nova de fazer as coisas. Como tal, são frequentemente arriscadas e difíceis de implementar.

Precisamos desenvolver a criatividade e transformá-la rapidamente em inovação.

Muitas vezes vejo a diferença entre criatividade e inovação sendo indicada como uma nova ideia e a aplicação de uma nova ideia. Como se a criatividade não envolvesse ação.

Penso diferente, entendo a ação como algo inerente à criatividade. Considero que o mundo das ideias e dos pensamentos seria melhor definido como imaginativo. Criatividade tem atividade até no nome. Por isso entendo como ação, ou melhor, criação.

Porém, o fator que diferencia criatividade de inovação é o impacto que a criação terá na vida das pessoas. Algo criativo pode ser apenas funcional, belo, interessante, mas não ser algo inovador. Não muda o mundo.

Independente de tudo isso, uma coisa é fato: para ser inovador, é preciso ser antes criativo.

Criatividade e Inovação nos Negócios

Estamos sempre buscando novas maneiras de melhorar os negócios. Novas maneiras de resolver problemas, aumentar a produtividade e superar os concorrentes.

Como você encontra novas maneiras de fazer as coisas? Você precisa de criatividade e inovação. Sem essas duas coisas, você estará preso fazendo as coisas da mesma maneira antiga.

Fazer as mesmas coisas e esperar resultados diferentes… É loucura!

Você acabará copiando seus concorrentes para poder acompanhá-los, em vez de criar ideias originais que ajudarão você a crescer além de seus concorrentes.

Existem muitas razões para trabalhar a atitude criativa e inovadora para a sua marca.

Resolver Problemas Difíceis

Você precisa encontrar respostas criativas para resolver certos problemas em seus negócios. Muitas vezes você enfrentará problemas que não parecem ter uma solução possível. Você precisa pensar fora da caixa para encontrar uma resposta que nunca surgiu.

Aumentar a Produtividade

Se você está atolado no trabalho e luta para fazer tudo, pode ser hora de se tornar mais produtivo. Mas, para aumentar a produtividade, você precisa encontrar novos processos.

Use sua criatividade para pensar em maneiras melhores de realizar os processos. Que coisas você pode simplificar? Que coisas você pode cortar? O que você pode delegar para outros funcionários ou agências externas? Existem programas ou fluxos de trabalho que você pode usar para aumentar a produtividade?

Você pode se surpreender com a combinação de ideias que trabalham juntas para criar seu novo e inovador plano de produtividade.

Mostre seu Trabalho

Você pode usar criatividade e inovação para destacar sua empresa. Você precisa de ideias inovadoras que façam as pessoas lembrarem da sua marca. Talvez você conte uma história de marca única, desenvolva uma personalidade peculiar ou trabalhe com uma organização sem fins lucrativos.

Uma vez que seu negócio tenha uma identidade única, você precisa comercializá-lo. Mostre o que torna seu negócio diferente. Inove um plano de marketing que corresponda à personalidade da sua empresa. Você não precisa ser como todos os outros negócios. Os clientes provavelmente se lembrarão melhor de você se você não for como outras empresas.

Vença a Concorrência

Quando você é um pensador inovador nos negócios, você pode vencer seus concorrentes. Com um pouco de criatividade, você pode criar melhores maneiras de projetar produtos, conectar-se com os clientes, comercializar seus negócios e desenvolver promoções.

Em vez de usar ideias de negócios padrão ou copiar seus concorrentes, você terá suas próprias ideias. Ser como nenhuma outra empresa, fará com que os clientes em potencial notem e acessem sua empresa em vez de outra.

Criatividade e Inovação nos Negócios

10 Estratégias para Aumentar sua Criatividade e Inovação

É possível implementar algumas estratégias que aumentarão a capacidade de criatividade e inovação nos negócios de sua empresa.

  1. As pessoas verdadeiramente criativas desenvolveram sua capacidade de observar e usar todos os seus sentidos, algo que pode ficar monótono com o tempo. Faça uma pausa para “arejar” as ideias.
  2. A inovação é baseada no conhecimento. Portanto, você precisa expandir continuamente sua base de conhecimento. Leia coisas que você normalmente não lê.
  3. Suas percepções podem limitar seu raciocínio. Tenha cuidado com o modo como você percebe as coisas. Adie o julgamento.
  4. Pratique a visualização criativa para que você possa “ver” um conceito ganhar vida.
  5. Deixe suas ideias “germinem”, fazendo uma pausa. Uma das melhores coisas que pode fazer para dar um tempo é caminhar. Isso muda o cérebro para outro lugar e ajuda a ser mais inovador e criativo.
  6. Experimente o máximo que puder. Exposição coloca mais ideias em seu subconsciente. Procure ativamente novas experiências para ampliar seu portfólio de experiências.
  7. Trate os padrões como parte do problema. Reconhecer um novo padrão é muito útil, mas tenha cuidado para não se tornar parte dele.
  8. Redefina o problema completamente. Se você tivesse definido corretamente o problema real, você teria resolvido isso há muito tempo, porque todos os problemas têm soluções.
  9. Veja onde os outros não estão procurando para ver o que os outros não estão vendo.
  10. Invente ideias no início do processo de inovação… e depois pare. Muitas vezes, chegamos a várias ideias e começamos a inovar. Então, criamos mais ideias e nunca fazemos uma única ideia. Em algum momento, você precisa desativar a parte de geração de ideias do processo e realmente trabalhar na parte de inovação e execução para dar vida a um projeto.

Conclusão

Quanto mais criativa e inovadora for sua marca, mais sucesso a longo prazo você alcançará. Por isso, em vez de buscar constantemente “a próxima grande ideia”, traga criatividade e inovação para o que você já está fazendo atualmente. Quando fizer isso, você será considerado um inovador no seu segmento – aquele que seus concorrentes estão tentando copiar.

Compartilhe:

Write A Comment