O que significa ter criatividade nos negócios? Resposta curta: muitas empresas devem seu sucesso a produtos ou estratégias inovadoras.
Existe o mito de que criatividade e negócios não se misturam. Ou seja, que as pessoas criativas não podem ser boas nos negócios e que as pessoas de negócios não podem ser criativas.
Quando me refiro aos negócios eu quero dizer visão de mercado, negociação, vendas e empreendedorismo.
Muitos têm uma impressão negativa dos negócios. Por exemplo, acham que tem que ser algo sem alma e agressivo. Que é apenas sobre vendas pesadas, números esmagadores até aniquilar a concorrência.
Essa visão é danosa e limita nosso sucesso. Isso porque você não precisa divulgar seus serviços de uma maneira barata e insistente.
Se você agrega valor ao mundo, não há motivo para não ser pago pelo que faz.
O marketing não precisa ser uma competição desesperada. Uma vez que, trata-se de criar confiança e engajar um público que mal pode esperar pelo seu próximo produto. Ou seja, seu livro, seu curso, sua mentoria, o que você tem a oferecer…
A criatividade nunca foi tão procurada no mundo dos negócios.
O sucesso não é sobre quem pode nos interromper mais com seus anúncios. Sendo assim, chegam as dúvidas…
Quando o modelo de vendas tradicional não funciona mais, o que fazer? O que as pessoas esperam da nossa comunicação?
- Eduque – “me mostre algo que eu ainda não conheço”
- Inspire – “me faça querer agir”
- Emocione – “me faça rir, chorar ou sentir alguma outra emoção real”
- Ilumine – “me mostre uma nova maneira de pensar ou mude minha visão sobre algo”
A sua criatividade deve estabelecer conexões reais com as pessoas que mais importam aos seu negócio, por meio do seu conteúdo. Em suma, trata-se de construir um relacionamento com elas até que confiem em você o suficiente para solicitar uma ajuda específica.
De acordo com uma pesquisa da Forrester Consulting, as empresas que fomentam a criatividade alcançam maior crescimento de receita. Elas também possuem maior participação de mercado e conseguem atrair mais talentos.
As empresas agora estão fazendo da criatividade um objetivo de negócios. Isso porque ela aparece fortemente em sua lista de prioridades, e os processos e financiamentos estão sendo direcionados para promover essa habilidade.
O Papel da Criatividade nos Negócios
O cenário global hoje é definido pela mudança.
A transformação digital está moldando um novo mundo a cada dia. Ainda assim, mais rapidamente do que pode ser analisada ou compreendida e as empresas geralmente precisam dar dois passos à frente para continuarem competitivas e relevantes.
A flexibilidade se torna essencial, assim como lidar com as mudanças com soluções criativas.
No cenário altamente competitivo de hoje, a criatividade também está sendo vista como um diferencial. As empresas consideradas criativas podem vender mais produtos – elas também podem ser mais flexíveis e adaptáveis e, assim, atender melhor às necessidades de seus consumidores.
🔗 Transformação Digital: Quais os Desafios?
Criatividade e Produtividade
Mesmo que você pense que seu trabalho não tem a ver com criatividade, eu posso te provar que tem.
Os engenheiros precisam apresentar soluções criativas para resolver problemas, do mesmo modo, tudo dentro do orçamento ou dentro de uma determinada especificação.
Os profissionais de marketing precisam ser criativos com seu conteúdo e tática para geração de leads. Esse tipo de criatividade é produtivo e faz a diferença no mundo, de um jeito ou de outro.
Aceite sua vulnerabilidade.
Uma ótima ideia não surge do nada. Ela resulta de todas as falhas anteriores com as quais você aprendeu. O fracasso é cansativo e frustrante, mas no mundo digital, podemos simular falhas de maneira barata e fácil.
Criatividade e Processos
Todos nós, mesmo que inconscientemente, temos nosso próprio processo para fazer as coisas. Pode não ser muito eficiente ou eficaz, mas existe. Talvez você precise criar uma lista de tarefas, lembretes no celular ou talvez precise ter um silêncio completo. Talvez você “pense melhor” enquanto toma café pela manhã ou talvez prefira trabalhar tarde da noite.
Existem muitos checklists escondidos em nossa mente.
Coisas que fazemos para nos preparar para a produção de trabalhos criativos. Você só precisa entender esse processo e torná-lo uma escolha consciente.
Depois de entender como você trabalha e ter seu processo devidamente analisado, você pode melhorar.
Sempre que você encontrar um obstáculo, torne seu processo mais explícito. É uma etapa extra que garante estar no seu melhor. Então, com seu processo em prática, o único trabalho que você tem agora é segui-lo. Siga as etapas, crie um hábito e você descobrirá que ser criativo é um subproduto.
Conclusão
Em primeiro lugar, encontre a sua voz. Sim, esse é o primeiro passo. Por que?
Ser autêntico é o que vai te conectar com a criatividade que já existe em você e precisa apenas ser despertada.
Portanto, não importa em que segmento você atua, é necessária uma boa dose de criatividade para o seu trabalho e você precisa ter a mentalidade correta para fazer o seu melhor.