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O conceito de Audiência Mínima Viável (Minimum Viable Audience) foi elaborado por Seth Godin. Quantos seguidores precisamos ter nas redes sociais? Quantos assinantes em nosso blog? Quantos views em seus stories para de fato fechar uma venda?

Você já deve ter ouvido o termo Produto Mínimo Viável (Minimum Viable Product – MVP). Um conceito que basicamente trata de lançar sua ideia no mercado para efetuar testes rápidos e reais. Isso significa o mínimo que seu produto ou serviço precisa oferecer para de fato entregar valor.

Se você quiser implementar tudo que idealiza antes do lançamento, talvez demore tanto tempo para lançar que a concorrência vai chegar antes ou talvez você perca tempo implementando coisas que seus clientes não desejam ou não se importam.

Muitas vezes é melhor lançar sua ideia de maneira que você solucione uma dor muito específica do seu cliente e depois conforme você testa e analisa os resultados pode ir implementando novas funcionalidades e benefícios.

Ok. Então o que esse conceito tem a ver com audiência?

Audiência Mínima Viável

Basicamente a Audiência Mínima Viável é o grupo de pessoas que você precisa para realmente conseguir vender seus produtos e serviços.

De fato, não precisamos de muitos milhares de seguidores nas redes sociais. Alguns empreendedores e empresários acreditam que precisam de uma audiência gigantesca para começar a ver resultados.

Se você quiser atender todo mundo, provavelmente você não será capaz de atender ninguém. Quando você quer agradar todo mundo, raramente encanta alguém.

Sua mensagem chegará de maneira tão genérica que ninguém vai se identificar. Se você está familiarizado com o conceito de Buyer Personas, então as coisas que estou dizendo devem fazer bastante sentido.

Seu trabalho é entregar valor para quem se importa com você. Quem se importa com a sua marca.

Trata-se de compreender as pessoas e suas reais necessidades.

Trata-se de compreender as pessoas e suas reais necessidades

Não induzi-las a comprar o que você deseja vender, mas graciosamente ofertar as soluções que elas precisam e desejam.

A primeira lição que eu tive de Marketing, nos anos 90, ainda na faculdade foi:

Marketing é a troca de bens tangíveis ou intangíveis,
de maneira que as duas partes saiam satisfeitas.

Isso significa que empurrar produtos ruins, prejudicar a concorrência, mentir, enganar…

Nada disso é Marketing! E principalmente: Marketing não é algo que se faz para as pessoas. É algo que fazemos com as pessoas. É uma via de mão dupla.

Ter ideias de negócios não é algo tão difícil. Criar cursos, eventos ou serviços. Agora, criar algo que realmente motive e encante as pessoas, isso sim é difícil.

Ainda mais em um mercado onde as pessoas acham que tudo se resolve com uma fórmula pronta.

A maioria das tentativas de lançar novos produtos é baseada em “uma ideia bacana”. Depois, precisamos descobrir como vender esse novo produto.

Os produtos nascem dessa maneira porque muita gente tem o hábito de partir do princípio “o que eu quero fazer?” O problema é que se você está inventando coisas que ninguém se importa, não irá muito longe. Esse é o caminho errado.

Não procure clientes para seus produtos.
Crie produtos para seus clientes.
– Seth Godin

Eu vejo algumas pessoas tentando ir por esse caminho, mas ainda assim, de maneira errada. Criam uma audiência e depois começam a martelar vários produtos com propostas diferentes, sem um plano estratégico. Dessa maneira você vai ficar inventando a roda a cada nova ideia. Ao invés de construir um ecossistema sustentável.

Concentre-se na Audiência Mínima Viável

Criar uma proposta de valor significativa não é fácil. Se você quiser fazer a diferença para o público que você atende, deve conhecê-lo bem. A solução é começar concentrando-se em uma Audiência Mínima Viável.

É a menor fatia de mercado possível que você pode atender e que pode sustentar seus negócios à medida que cresce. É segmentar as pessoas que se beneficiarão particularmente do que você está oferecendo.

Seth Godin nos ensina: “Comece com o menor mercado viável. Qual é o número mínimo de pessoas que você precisa influenciar para fazer valer o esforço?”

Quando você se concentra em um mercado menor, pode garantir que os atende bem. Você pode causar um impacto maior na vida das pessoas, especialmente quando você está apenas lançando um novo produto.

Aí que está uma questão realmente importante. Quando você quer ser específico, precisa de fato ter uma proposta de valor especial. Fazer o mesmo que todo mundo está fazendo não é vantagem.

Flywheel Marketing com Audiência Mínima Viável

Qual é o seu diferencial?

Ser bom não é suficiente. Você precisa ser a melhor escolha. Quanto menor for seu mercado, mais fácil será conhecê-los.

Segundo Kevin Kelly, uma audiência de mil seguidores engajados é suficiente para fazer negócios. Se cada um deles pagar R$10 por mês, você terá R$10.000. Concorda então que quem define qual o número exato da sua Audiência Mínima Viável é você?

Pode ser 500 ou 5 mil. O número exato não importa. O que importa é ter em mente um número com o qual você se sinta confortável. E seja capaz de atender. Atender bem.

Existe algo importante e libertador em buscar um número finito e possível de fãs apaixonados, em vez de ser a celebridade com milhões de seguidores que acabaram de ouvir falar em você.
– Kevin Kelly

Viável é o número que você pode atender com excelência e ter o retorno esperado. O mínimo certo depende do que é viável para você. Muitos fatores importam. Isso inclui preço, custo, modelo de negócios e tamanho da empresa.

Que tal começar com a audiência que você já tem?

Use seu conteúdo para identificar e conhecer profundamente sua audiência. Muitas empresas, em vez de começar com um produto, começam com o conteúdo.

Que tal começar com a audiência que você já tem

Em 2004, Rand Fishkin iniciou um blog que compartilha dicas de SEO. Criou uma audiência antes de lançar seu produto. Seus leitores estavam interessados em atrair clientes por meio do SEO. A equipe entendeu isso e começou a oferecer serviços de consultoria em SEO. Tudo isso começou como um blog sobre SEO.

Qualquer marca pode usar o conteúdo para identificar tendências emergentes. É uma ótima maneira de aprender sobre seu mercado. Ter acesso a uma audiência apaixonada que ama seu conteúdo é um recurso real.

Vamos começar? Entre em contato comigo e vamos alinhar a melhor estratégia para seu negócio.

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1 Comment

  1. Excelente dica, estou lançando um novo produto e através dos anúncios orgânicos consegui engajar novos clientes, apartir disso consegui segmentar novas campanhas.

    Meu foco nunca foi encher as mídias de seguidores, do que adianta 10k, 20k…se a interação é 1/3 disso, sem contar que estará atraindo possíveis Haters.

    Após ler seu Post, creio que eu esteja no caminho certo, falta melhorar algumas pontos, mas o progresso é aos poucos.

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