Todo mundo sabe o que é um logo. É a forma que as empresas usam para representar sua marca, sua empresa. Porém, o que é uma marca? Qual é a diferença entre logo e marca?
Meu trabalho é criar e apoiar marcas fortes. Para que você possa entender melhor o potencial de uma marca, é importante entender as diferenças fundamentais entre o logo e a identidade da marca.
Pode parecer simplista, mas muitos designers, agências e consultores afirmam oferecer suporte e serviços de Branding, mas na verdade oferecem design de logo e identidade de marca.
O Que é um Logo?
Um logo é um sinal visual que mostra a personalidade e a essência da marca. Um logo memorável é um componente essencial de uma marca poderosa e serve como um atalho visual para a empresa em um mercado competitivo.
O Que é uma Marca?
A marca é o conjunto de emoções e experiências que alimentam a percepção e as ideias que as pessoas compartilham e vivem sobre uma empresa. É o ponto de vista que representa suas vantagens competitivas e a posição da empresa no mercado, na mente das pessoas.
A marca é a soma de todas as expectativas e associações. O logo é como um atalho visual para a identidade da marca. Uma marca forte não apenas diferencia você dos concorrentes, mas também ajuda a ganhar a confiança com seus potenciais clientes.
As opiniões que as pessoas têm sobre uma empresa e seus produtos/serviços afetam em grande parte o sucesso da empresa. Já vimos evidências disso nas redes sociais. As marcas são frequentemente boicotadas por sua postura política, imagem de marca ou reputação.
A marca é o que as pessoas falam de você quando você não está na sala.
– Jeff Bezos
O poder de uma forte identidade visual vem de uma definição clara, entendimento e vivência da essência da marca e aplicação de seus valores.
A identidade da marca pode ser comparada à ponta do iceberg. O próprio iceberg é a marca e abaixo da linha da água estão sua essência e seus valores.
Portanto, uma marca é uma degustação emocional que permanece após uma experiência ou uma série de experiências, pelo maior tempo possível.
Os seres humanos são seres emocionais.
A maioria das escolhas que as pessoas fazem na vida são emocionais. Incluindo as pessoas com quem elas se relacionam. Raramente a escolha é lógica.
As pessoas se inspiram em quem valida suas aspirações e evitam quem ameaça seus sonhos. Com as marcas não é diferente. As pessoas devem se importar, se inspirar e admirar a marca de que gostam.
Marcas Fortes
Em essência, uma marca é uma lista de promessas, e essas promessas são comunicadas diariamente por meio de todos seus pontos de contato.
Uma promessa ao comprador sobre o tipo de experiência que estão comprando, e como eles se sentirão quando consumirem.
Branding é um assunto complexo. Todo mundo usa o termo “marca”, mas poucos serão capazes de definir claramente.
Tudo que trabalha para conquistar a lealdade do cliente também pode ser considerado uma marca. Não apenas produtos e serviços, mas também pessoas, eventos e lugares.
Marcas fortes não “acontecem” simplesmente. São o resultado de uma estratégia de longo prazo que orienta como uma empresa faz negócios e está fortemente vinculada à sua compreensão das necessidades do cliente.
Então, é claro que é importante ter uma estratégia sólida para guiar sua marca.
A Identidade da Marca
Quando falamos sobre identidade de marca, é comum as pessoas pensarem justamente no logo, nas cores, quer dizer, em todo o material de comunicação.
A identidade da marca é a mensagem que o consumidor recebe. Isso envolve não somente o visual da marca, mas como ela fala, como ela se comporta, como ela faz as pessoas se sentirem.
É uma maneira de se comunicar com o mundo, diferenciar-se da concorrência e criar uma experiência que incentive as pessoas a se relacionarem com você.
Conclusão
Se você quer que sua marca tenha sucesso e prospere, você precisa construir uma identidade de marca que transmita com precisão sua essência e seja flexível o suficiente para evoluir junto com você.
Só que isso não acontece da noite para o dia. Requer um planejamento profundo e uma compreensão minuciosa de sua marca.
Tudo isso pode ser bem feito, com excelentes resultados – contanto que você tenha a orientação correta. Felizmente, você não precisa fazer tudo sozinho.
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