Quer investir em marketing de conteúdo e não sabe o que fazer? O marketing de conteúdo é muitas vezes incompreendido. Desafia as expectativas convencionais e confunde os novatos com sua complexidade e abordagem multidisciplinar. Por isso elaborei essa FAQ para te ajudar. Veja as quais são as dúvidas frequentes sobre Marketing de Conteúdo.
Na verdade, é apenas uma parte. Marketing de Conteúdo é muito, muito mais amplo do que apenas um blog. Se você tem um blog, isso é ótimo, mas você pode fazer muito mais. Descubra onde seus clientes estão, e crie conteúdos para eles. Pode ser no LinkedIn, Instagram, Quora, YouTube, com webinars, ebooks, podcasts, entre outros. Comece com os formatos mais simples para você e vá ampliando seu caminho para técnicas mais avançadas.
A maneira de as pessoas saberem mais sobre você é compartilhando o que você sabe com elas. Elas não vão arriscar seu dinheiro em informações que não podem confiar. As pessoas pagam por informações que tenham sido validadas por uma histórico de conteúdo confiável, valioso e elucidativo. O grande objetivo do marketing de conteúdo é criar um fluxo de clientes e prospects que vêm até você.
Em primeiro lugar, encontre seu público, saiba onde estão, o que eles gostam de ler, quando, como… Depois que você souber com quem, onde e como falar, fale! Compartilhe conteúdo valioso. Escreva mensagens que chamem a atenção e agreguem valor. Compartilhe conteúdo de terceiros, crie seu conteúdo, mas seja ativo e interessante.
Obviamente antes de qualquer coisa você precisa definir a razão pela qual você está investindo em marketing de conteúdo e qual seu objetivo com cada uma das investidas. Gerar leads? Tornar sua marca conhecida? Recuperar clientes? Defina seus objetivos gerais e pontuais e assim você poderá determinar quais números serão indicadores de que seus esforços estão sendo válidos.
Com toda certeza, sim. O conteúdo B2B costumava ser notoriamente chato, técnico, irrelevante, nada otimizado. Hoje, no entanto, alguns B2Bs estão dominando completamente o espaço do marketing de conteúdo, fornecendo exemplos estelares de como deve ser feito.
Sim e não. A terceirização completa é um erro. Existem agências e empresas de marketing que estão dispostas a assumir todo o papel do marketing de conteúdo, mas isso é definitivamente um erro.
O ideal é que trabalhem juntos. Tarefas como a criação de um blog, escrever o conteúdo, fazer vídeos, desenhar gráficos, gestão e postagens nas redes sociais, webinars, são tarefas que englobam o conhecimento de muitos assuntos específicos, que apenas o especialista do mercado pode dominar.
Não. Eles andam de mãos dadas. Você não pode “fazer SEO” sem um bom conteúdo, e você não pode ter um bom conteúdo, a menos que ele esteja otimizado para as busca. São disciplinas distintas, mas elas têm a mesma finalidade. Se complementam.
Conclusão
Uma das razões do marketing de conteúdo ser muitas vezes incompreendido é porque ele é muito vasto e complexo. A última pergunta que você precisa responder é: Por que está fazendo marketing de conteúdo?
Quais suas dúvidas? Deixe aqui seu comentário ou entre em contato para mais informações.