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Erros de marketing de conteúdo podem prejudicar toda sua estratégia de negócios. Isto porque sem planejamento e execução adequados você terá pouco ou nenhum retorno. Sendo assim, o conteúdo que você cria deve estar relacionado ao seu negócio e fornecer valor aos seus leitores de alguma forma, com o objetivo final de transformar sua audiência em clientes fiéis.

Embora nenhuma estratégia seja infalível, existem várias práticas que se provaram eficazes. Eu já escrevi outros artigos sobre como fazer marketing de conteúdo para pequenos negócios e é sempre uma boa ideia relembrar as práticas recomendadas. No entanto, por outro lado, você precisa estar atento, pois existem algumas armadilhas comuns que vão levar ao fracasso de sua campanha. Aqui estão os erros de marketing de conteúdo mais comuns e como eles podem impactar negativamente o seu negócio.

Os Principais Erros de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos melhores investimentos que uma empresa pode fazer. Ele aumenta o tráfego e traz leads de alta qualidade, então não é de se admirar por que tantas marcas estão produzindo conteúdo.

No entanto, não é tão fácil quanto parece. Ele não vem sem desafios. Cada dia mais marcas produzem conteúdo excepcional, o que significa que há pouco espaço para erros e oportunidades perdidas.

Confira a lista com os principais erros de marketing de conteúdo que eu identifiquei e certifique-se de evitá-los.

Confundir produção de conteúdo com marketing de conteúdo

O erro mais comum é achar que o fato de criar conteúdo já é fazer marketing de conteúdo. Então, vamos dar um passo para trás e entender o que é marketing de conteúdo. De maneira bem resumida, o marketing de conteúdo é uma tática antiga que visa alcançar a lealdade dos clientes existentes e ganhar a confiança dos potenciais clientes.

A ideia é você informar, ensinar, entreter ou inspirar as pessoas por meio do seu conteúdo, mas tudo isso com um objetivo de negócios claramente definido. Não é apenas criar conteúdo, mas produzir conteúdo com estratégia.

Um dos erros de marketing de conteúdo é presumir que é necessário muito conteúdo para obter leads qualificados. Ao contrário, um conteúdo bem projetado, direcionado e otimizado sempre realiza mais do que uma enxurrada de postagens generalistas destinadas a ninguém em particular.

O conteúdo de má qualidade é produto do desespero. Vem do medo de deixar de postar. No entanto, o conteúdo produzido com pressa para atender às demandas de quantidade muitas vezes carece de foco e está repleto de erros.

A realidade é que conteúdo de alta qualidade sempre atrairá clientes.

Outro aspecto negativo da superprodução de conteúdo é o risco de sobrecarregar a audiência. As pessoas bloqueiam ou cancelam a assinatura quando se sentem perdidas com tantas informações.

Falta de um plano ou estratégia

Para investir em marketing de conteúdo, você precisa começar pela estratégia. Um bom plano não apenas determina que tipo de conteúdo você publica e com que frequência, mas também identifica como seu conteúdo beneficiará seu público para convertê-los em clientes.

Se você está criando conteúdo em torno de um tópico central, mas não tem ideia de como esse tema influencia seus negócios, é hora de rever sua estratégia de marketing de conteúdo e garantir que ela esteja alinhada com as necessidades de sua audiência, bem como às suas estratégias de negócios.

Pode ser que você tenha uma estratégia documentada, mas estratégia é o que você faz e não o que você diz. Por isso, cada peça de conteúdo precisa ter seu objetivo menor alinhado à estratégia geral de conteúdo. Tudo precisa ser intencional e estratégico. Pode ser um pouco complicado, mas você precisa focar em metas para cada ação ou decisão tomada. De que outra forma será capaz de medir a eficácia de seus esforços de marketing de conteúdo?

A realidade é que conteúdo de alta qualidade sempre atrairá clientes.

Não ter uma estrutura clara para medição e análise

Para saber se você está no caminho certo, precisa estruturar seu pensamento, priorizar metas e organizar os KPIs e métricas. É assim que você mede e analisa o desempenho de seu marketing de conteúdo. A internet nos fornece uma grande quantidade de dados úteis, mas precisamos fazer as perguntas certas.

  • Qual conteúdo é mais eficaz para gerar visitas, interação e resultados?
  • Quais sites de referência ou redes sociais geram tráfego?
  • Como o conteúdo afeta os resultados de marketing?

Você deve fazer perguntas relacionadas ao conteúdo, mas com foco nos negócios.

Não conhecer sua audiência

Entender seus clientes é crucial para a sobrevivência dos seus negócios. Antes de começar a pensar sobre que tipo de conteúdo devemos produzir, primeiro temos que ter empatia com nossos clientes e considerar seus desafios, interesses e necessidades.

Pode ser que você já tenha alguns insights e personas definidas, essas informações guiam na hora de identificar oportunidades de conteúdo. Caso contrário, é hora de fazer este ajuste. Pode parecer uma tarefa bastante assustadora, mas você pode começar pelo Mapa de Empatia.

Ignorar a necessidade de um calendário de conteúdo

Por mais que cada peça de conteúdo tenha seu objetivo específico, tudo deve estar interligado. E você não conseguirá ter coerência na história que está tentando contar se não mantiver um calendário editorial.

Um calendário editorial é seu amigo e não precisa ser sofisticado para ser eficaz. Pode ser um calendário de parede, uma planilha, um documento ou plataformas de gerenciamento de tarefas e projetos.

Sem um calendário, é difícil manter uma estratégia coesa e ser bem-sucedido. Além disso, ser capaz de ver seus futuros pontos de contato de marketing ajudará a garantir que suas mensagens sejam sazonalmente relevantes e não redundantes. Ninguém quer ver a mesma mensagem repetidamente. Ou conteúdo que aparece sem nenhuma razão e some com a mesma rapidez.

Sua capacidade de ser consistente está diretamente relacionada ao uso de um calendário editorial. Se você está se esforçando para compartilhar um conteúdo valioso, precisa ter alguma periodicidade e contexto relevante.

A limitação de recursos como tempo não precisa ser um obstáculo. Isto porque existem muitas táticas e ferramentas que podem ajudar nesta otimização. Ensinar esses passos é meu objetivo na Consultoria em Marketing de Conteúdo.

Por outro lado, quando alguém começa a produzir conteúdo se sente muito motivado e logo acredita que será capaz de atingir uma frequência surpreendente, mas na verdade, como eu já disse antes, a velocidade não é o mais importante aqui. O marketing de conteúdo é sobre tomar a direção certa, e como você saberá para onde está indo se você não consegue manter consistência na sua jornada?

Querer fazer tudo ao mesmo tempo

Blog, LinkedIn, YouTube, Facebook, Instagram, Pinterest, TikTok, Clubhouse, Telegram, WhatsApp, Podcast, Webinars, Lives, Ebooks…

Existem muitos canais que você pode utilizar para produzir e publicar seu conteúdo. Porém, cada um representa um benefício específico para sua marca. O erro começa quando tenta cobrir todos esses canais e mídias ao mesmo tempo, sem um plano ou sistema. Planejar o marketing de conteúdo para as redes sociais também é um desafio, porque não se trata apenas de ter um calendário de postagens.

Em vez de acessar todos os canais que vêm à mente, escolha alguns para começar. Se escrever é o seu forte, então comece com um blog ou comece a compartilhar seus textos nas redes sociais. Concentre-se em um canal, publique de forma consistente e entenda o ambiente antes de pular para outra mídia.

Síndrome das múltiplas personalidades

Se a conexão do seu conteúdo com sua marca não é clara ou é totalmente irreconhecível nos vários canais onde seu conteúdo é publicado, dificilmente terá os resultados esperados.

Antes de começar a produção do seu conteúdo, defina a personalidade da sua marca. Pergunte a si mesmo como deseja que seu público se relacione com sua marca. Você quer que eles o vejam como uma marca familiar, sofisticada, confiável ou esportiva? Cada identidade de marca atrairá clientes diferentes. O marketing de conteúdo comunica a visão que você tem para sua marca. Todo o seu conteúdo irá reforçar sua identidade.

O segredo para criar e fortalecer a personalidade da sua marca é a clareza.

Se você não tem uma voz de marca claramente definida, o impacto será negativo. As pessoas procuram por consistência em suas vidas e simplesmente não se conectam com marcas que não tenham uma presença omnichannel coesa. Seja qual for a personalidade da sua marca, certifique-se de comunicá-la de forma consistente em todo o conteúdo que você produz.

Criar apenas conteúdo para topo de funil

Boa parte do marketing de conteúdo é elaborada para promover a consciência da marca. Ou seja, o começo da jornada do comprador. O objetivo é atrair os potenciais clientes. Porém, não é a única parte do funil que o marketing de conteúdo pode afetar.

Desde a consideração e tomada de decisão até a retenção e construção de lealdade, sua marca deve produzir conteúdo que se alinhe a cada estágio da jornada do comprador. Por isso é preciso entender como comunicar valor. Cada tópico pode ser mais ou menos relevante para cada pessoa, dependendo de onde ela está em sua jornada com sua marca.

O segredo para criar e fortalecer a personalidade da sua marca é a clareza.

Desejar resultados instantâneos e não confiar no processo

Muitos desanimam porque acreditam que em poucos dias vão começar a produzir conteúdo e tudo vai mudar, os clientes vão aparecer e as vendas vão “bombar”. De fato, muitas pessoas quando pensam em como realizar seus sonhos, acabam optando por jogar na loteria ao invés de investir estrategicamente em algo.

Resultados lentos podem ser uma frustração. A falta de sucesso instantâneo pode fazer você se perguntar se está no caminho certo. Você começa a questionar a eficácia de suas estratégias e táticas. Não se preocupe.

No marketing de conteúdo, a melhor abordagem é focar nos benefícios de longo prazo.

O marketing de conteúdo é uma maratona e não uma corrida de velocidade.

Um dos benefícios de longo prazo é se tornar uma autoridade em seu segmento. Este pode ser um problema para quem está começando. Na pressa de adquirir rapidamente seus primeiros clientes, não conseguem ver os objetivos de longo prazo do marketing de conteúdo.

No entanto, considerando que os clientes precisam primeiro se aquecer para um novo conceito ou produto, o marketing de conteúdo é uma excelente forma de estabelecer autoridade duradoura e sustentável.

O marketing de conteúdo requer esforço. Ao contrário do que muitos pensam, não é algo rápido, fácil ou gratuito. A boa notícia é que todo investimento que se faz terá retorno durante meses ou anos.

Ou seja, se ao contrário do tráfego pago o marketing de conteúdo precisa de um pouco mais de tempo para gerar os resultados desejados, também podemos colher seus benefícios por muito tempo. Neste caso, o marketing de conteúdo é especialmente benéfico para startups e empreendedores iniciantes.

Produção de conteúdo medíocre ou narcisista

Sempre que começamos a produzir conteúdo apenas com o objetivo de estar presente, a qualidade é sacrificada. Sua audiência pode facilmente distinguir quando o conteúdo é baseado em valor. Você não deve desconsiderar aspectos técnicos como SEO, mas a experiência da audiência sempre deve vir em primeiro lugar.

No entanto, muitas vezes sentimos medo de “sumir” um pouco das redes sociais. Compartilhamos algo apenas para cumprir a promessa de publicar um determinado número de posts a cada semana. Sua prioridade deve ser sempre um ótimo conteúdo que agregue valor aos leitores e traga-os mais perto do fundo do funil. Todo o resto vem depois disso.

Nem é preciso dizer que, se o seu conteúdo não for divertido, envolvente, original ou interessante, todo o esforço é em vão. As pessoas precisam de uma forte razão para que o engajamento aconteça.

Ignorar os benefícios do conteúdo perene

Um dos grandes benefícios do marketing de conteúdo é a oportunidade de criar conteúdo que gera resultados por um longo período. Se você puder criar conteúdo relevante e valioso, mas que não depende do tempo, terá uma chance melhor de gerar níveis consistentes de tráfego orgânico.

Conteúdo perene ou “evergreen” é aquele que se concentra em um tópico específico que é relevante para sua audiência independente da época do ano. Por exemplo, imagine que você tem um restaurante. Embora seja provável que haja um volume muito alto de demanda por dicas e informações sobre “Ceia de Natal” durante esta época festiva, isso não será tão relevante ou muito procurado quando as celebrações natalinas terminarem. Por outro lado, a procura por “pizza” será grande durante todo o ano.

Ainda que o conteúdo pontual ou sazonal possa gerar grandes quantidades de tráfego em um curto espaço de tempo, é inteligente criar uma combinação de conteúdo para que haja um equilíbrio ao longo do ano e além.

Não testar diferentes formatos de conteúdo

Alguns preferem conteúdo em texto, outros preferem vídeo, outros ainda vão escolher o áudio. Cada audiência tem suas preferências. Não levar em conta essas escolhas também é um problema. Então, seu trabalho inicial é focar no que você é melhor. Por isso, se sua produtividade melhora no conteúdo escrito, comece por aí e depois vá encontrando maneiras de se mover para outros formatos.

Um dos aspectos mais interessantes do marketing de conteúdo é a oportunidade de variar os formatos. Isto porque o tipo de conteúdo que você decide criar depende do objetivo que deseja alcançar. Ferramentas como a Matriz de Conteúdo demonstram as várias opções de formato diferentes à nossa disposição.

Porém, com tantos formatos diferentes, é importante se concentrar naqueles que serão melhores para o seu negócio. É claro que “melhor” é diferente para cada marca e situação.

Falta de pesquisa ou interesse no assunto

Já que o marketing de conteúdo é um jogo de longa duração, não faz muito sentido você focar em assuntos que não sejam interessantes para você. Aqui eu estou falando do ponto de vista de quem vai produzir o conteúdo.

Se você tentar manter um blog (ou qualquer outro canal) que tenha como tema central algo que você não domina ou não se interessa em estudar e saber cada vez mais, sua motivação será continuamente decadente.

Porque a menos que você realmente tenha conhecimento, interesse e paixão pela área para a qual está produzindo conteúdo, você simplesmente não se destacará e envolverá seu público.

Ser excessivamente promocional

Se por um lado muitas pessoas têm medo de produzir conteúdo de vendas, outras só sabem fazer isso. Sua audiência é esperta e ela vai perceber logo se você não está entregando valor. No segundo que isso acontece, eles se desligam de seu conteúdo.

A única exceção é que não há problema em produzir conteúdo orientado para vendas se for voltado para indivíduos que estão ativamente passando por seu funil de vendas. Mais uma vez entendemos porque estratégia e calendário são dois itens cruciais para evitar erros de marketing de conteúdo.

Quando enfrentamos um problema, queremos uma resposta rápida.

Criar barreiras de acesso

Sempre que você dificulta o consumo do seu conteúdo, perde leitores. Criar barreiras limita muito seu impacto.

Por outro lado, seus conteúdos mais valiosos (ebooks, checklists, aulas) devem ser tratados com respeito e sua audiência precisa entender a importância de fornecer algo, monetário ou não, em troca.

Quando enfrentamos um problema, queremos uma resposta rápida.

Por isso queremos que essa resposta seja de fácil acesso. Não me entenda mal, o conteúdo é importante para alimentar seu funil, gerar leads e aumentar as assinaturas. O conteúdo é uma ótima maneira de gerar negócios e até mesmo construir relacionamentos, permitindo que você mantenha contato por meio de emails ou outros canais. Mas se todo o seu conteúdo for bloqueado, seu público ficará irritado. Da mesma maneira, se todo seu conteúdo for aberto, ele não terá sentido para o marketing.

Não ter uma estratégia para a amplificação do conteúdo

De longe, um dos maiores erros que eu percebo é sobre como amplificar o conteúdo. Muitos entendem o marketing de conteúdo apenas como a produção e distribuição. Sendo assim, levam horas e até dias para produzir uma simples peça de conteúdo que será compartilhada uma vez e depois ficará esquecida na linha do tempo.

Por isso você deve encontrar meios de amplificar seu conteúdo. Seja quebrando um conteúdo maior em pequenas peças ou transformando um artigo de blog em vídeo para o YouTube. Descubra maneiras de reciclar e reaproveitar seu conteúdo de maior valor.

Outras formas de amplificar são patrocinar seu conteúdo, distribuir em diferentes canais e trabalhar com influenciadores ou advogados de marca. No entanto, a estratégia de amplificação mais forte usa uma combinação de todas estas ideias para garantir que cada parte do conteúdo receba a atenção e a consciência de que precisa para ter sucesso.

Surtar com as melhores práticas

Sabe aquelas pesquisas indicando o melhor horário para postar no Instagram? Ou a quantidade ideal de hashtags em cada post? E a cor certa para o botão de CTA?

Nós, profissionais de marketing, amamos pesquisas. Analisar o comportamento das pessoas, a psicologia das cores, as emoções que geram mais engajamento nas redes sociais e os motivos porque as pessoas seguem as marcas.

Sem dúvida todos esses estudos nos guiam e fornecem insights significativos, mas se você se tornar um escravo dessas análises, vai esquecer que estamos lidando com seres humanos. Não somos como programas de computadores que sempre respondem da mesma maneira que uma tecla é acionada.

Seguir as melhores práticas é seguro. É inteligente. Porém, deve ser sempre seguido de mais testes.

Além disso, muitas dessas ideias acabam sendo sem muito fundamento. São inúmeras as pesquisas que eu vejo por aí sendo compartilhadas como uma verdade imutável, sendo que o contexto da pesquisa não foi analisado.

Muitos criadores de conteúdo ignoram totalmente a necessidade de pesquisar antes de compartilhar. Eles simplesmente copiam os números de outro site que já publicou tais informações. São muitas as estatísticas e dados imprecisos, desatualizados ou simplesmente falsos.

Cuidado com estatísticas ou pesquisas que são muito antigas ou fora de contexto para serem valiosas ou que você não pode verificar a fonte. Não é porque alguém é muito famoso que automaticamente é uma autoridade no assunto que está abordando.

Infelizmente, na internet é comum termos pessoas com pouco conhecimento, mas muita fama abordando assuntos que elas não fazem a menor ideia. Isso nos leva ao próximo erro de marketing de conteúdo.

Confundir popularidade com autoridade

Meu objetivo ao falar sobre isso não é diminuir ou ridicularizar outros profissionais. Meu foco é em você, na sua jornada. Então, vamos diferenciar popularidade e autoridade.

A popularidade se torna um guia comum pois está muito próxima do que você pode medir, como quantos seguidores tem no Instagram, quantos visitantes diários em seu site ou quantas curtidas em um post. Fatalmente estes números podem sofrer aumentos ou quedas. E, principalmente, a popularidade não está relacionada diretamente à aceitação ou preferência do público. Popularidade não é sinônimo de vendas.

Podemos experimentar altos e baixos em popularidade, sem perder a autoridade.

Ser popular por conta da quantidade de seguidores online, não o torna um especialista influente ou confiável. Um ótimo exemplo disso foi uma campanha de 2019 promovida por uma influenciadora com 2,6 milhões de seguidores, seus looks diários recebiam milhares de likes. Porém, ao lançar uma linha de camisetas, ela vendeu apenas 36 unidades.

Por isso, foque sempre em sua reputação e autoridade, ao invés de se preocupar com a popularidade.

Você está cometendo algum desses erros? Qual seu plano para corrigi-los? Entre em contato comigo que eu vou te ajudar a desenhar a estratégia perfeita para sua marca.

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