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As marcas estão ficando cada dia mais estratégicas nas redes sociais. O que até pouco tempo era uma opção, agora é uma das principais ferramentas de marketing. Então, o que podemos destacar sobre as redes sociais em 2019? Confira nesse artigo estatísticas de redes sociais que você precisa saber.

As plataformas sociais estão se tornando cada vez mais complexas, com mais recursos, formatos e tipos de conteúdo, e as expectativas do público em relação ao conteúdo social também. Além dessas demandas crescentes, muitas marcas estão cada vez mais pressionadas por tempo para explorar a riqueza de dados disponíveis e desenvolver estratégias sociais abrangentes.

Observar quais tendências estão moldando as atividades nas redes sociais pode mudar toda uma estratégia de marca.

Estatísticas de Redes Sociais em 2019

No mais recente estudo da Sprout Social, descobrimos como as marcas podem levar as estratégias sociais para o próximo nível. Nesse artigo estão algumas das estatísticas principais para esclarecer porque as redes sociais são um recurso tão valioso para as empresas.

Estatísticas de Redes Sociais

  • 47% dos profissionais de marketing dizem que o desenvolvimento de estratégias sociais para apoiar as metas gerais de negócios continua sendo seu desafio número um.
  • Quando os consumidores seguem as marcas nas redes sociais, 67% dizem que têm maior probabilidade de aumentar seus gastos com essa marca.
  • 53% dos consumidores seguem marcas nas redes sociais das quais não compram ainda, representando uma oportunidade perdida de aumentar a receita.
  • 46% dos consumidores seguem marcas apenas pelo seu conteúdo inspiracional.
  • 50% dos consumidores seguem marcas para aprender sobre novos produtos ou serviços.
  • 48% seguem marcas no social para se divertir.
  • 45% dos consumidores têm maior probabilidade de pesquisar um produto ou serviço quando os funcionários de uma marca publicam sobre esse produto ou serviço.
  • 63% dos profissionais de marketing acreditam que o vídeo ao vivo se tornará mais importante no próximo ano, mas apenas 24% pretendem criar uma estratégia para o YouTube Live.
  • 45% dos consumidores dizem que gostariam de ver mais vídeos ao vivo de marcas nas redes sociais.
  • 40% dos profissionais de marketing acreditam que grupos privados, como os grupos do Facebook e do LinkedIn, se tornarão mais importantes.
  • 46% dos consumidores ingressam em grupos privados especificamente para se comunicar diretamente com uma marca ou empresa.
  • 48% dos profissionais de marketing incluem como meta o aumento do engajamento da comunidade.
Estratégias de Marketing para Redes Sociais

A importância das redes sociais é cada dia maior

Os dados mostram que a popularidade das redes sociais só continua a crescer, tanto para marcas quanto para consumidores.

O Facebook continua a ser o líder de maneira geral, mas é importante lembrar como públicos específicos usam diferentes plataformas sociais.

Por exemplo, enquanto 77% da Geração X diz que o Facebook é sua principal plataforma para curtir ou seguir marcas, 69% da Geração Z diz que o Instagram é sua plataforma de escolha.

Independentemente da rede, a maioria das pessoas que seguem marcas nas redes sociais provavelmente visita os sites e lojas físicas dessas marcas, recomenda essas marcas a amigos e familiares, escolhe essas marcas em detrimento dos concorrentes e gasta mais com elas.

Isso vale especialmente para os Millennials: 84% disseram que têm mais chances de comprar de uma marca que seguem socialmente do que uma que não compram. Então, basicamente, a rede social é um grande negócio no momento e só está ficando maior. Se você deseja expandir sua marca, considere a plataforma que seu público mais utiliza.

🔗 Como Escolher a Melhor Rede Social para o seu Negócio

Estatísticas de Redes Sociais

O reconhecimento de marca é uma das prioridades

Embora a maioria das marcas diga que aumentar o reconhecimento de marca é sua meta nº1, a maioria está focada nas métricas associadas ao engajamento.

Apenas 41% dos profissionais de marketing se concentram nas métricas de amplificação e reconhecimento da marca.

Métricas como alcance e impressões – em outras palavras, quantos olhos que veem o conteúdo da marca – são mais importantes para o reconhecimento de marca do que as métricas de engajamento, como curtidas e comentários. Parece haver uma desconexão para muitas marcas em relação a quais métricas sociais analisar e como.

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Consumidores exigem atendimento rápido

Os consumidores seguem as marcas nas redes sociais para saber mais sobre suas ofertas, se divertir e geralmente se mantêm atualizados sobre o que há de novo, mas tendem a deixar de segui-las por causa do mau atendimento ao cliente.

Deixar de fornecer respostas também leva a mais “deixar de seguir”. De fato, 29% dos consumidores deixam de seguir as marcas nas redes sociais devido a postagens e menções ignoradas.

A maioria dos consumidores vai curtir, comentar e compartilhar conteúdo divertido e inspirador, mas deixará as marcas para trás se experimentar um atendimento desagradável.

Para resumir, não subestime o poder de uma resposta simples e rápida nas redes sociais!

Autenticidade importa mais que fama

Celebridades e influenciadores podem ajudar as marcas a aumentar a conscientização e o interesse entre os consumidores, mas as postagens autênticas dos líderes e colaboradores da empresa são mais impactantes.

Realmente, o uso de influenciadores para ajudar a vender produtos às vezes pode sair pela culatra e fazer com que os consumidores parem de seguir completamente uma marca.

É por isso que quase 3/4 de todos os profissionais de marketing usam os colaboradores como advogados de marca nas redes sociais. Os colaboradores são ótimos defensores da marca. Ações com colaboradores são uma maneira incrível de aumentar sua presença e marca nas redes sociais.

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Muitos negócios

Mais da metade dos profissionais de marketing em cargos de diretoria e um terço dos vice-presidentes afirmam que provar o valor do social para equipes fora do marketing continua sendo um desafio.

Além das vendas, 76% dos profissionais de marketing não compartilham dados sociais com seus departamentos de produtos e pesquisa e desenvolvimento.

Não aplicar aprendizados sociais a departamentos externos ao marketing é uma grande oportunidade perdida para as marcas, pois os insights obtidos através do social podem ajudar a otimizar tudo, desde táticas de vendas até desenvolvimento de produtos.

Conclusão

Tenho certeza que esses números trouxeram muitos insights para você. Vamos levar suas redes sociais para o próximo nível? Entre em contato comigo e vamos alinhar a melhor estratégia para sua marca.

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