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As estatísticas do marketing de influência mostram que essa estratégia surgiu como uma ferramenta poderosa para as empresas se conectarem com seu cliente ideal e impulsionarem as vendas. Colaborar com influenciadores que têm seguidores e experiência significativos em seu segmento ajuda as marcas a expandir seu alcance e aumentar sua presença online.

Na verdade, na última década, o marketing de influenciadores experimentou um crescimento tremendo e se tornou uma estratégia de marketing para milhares de empresas em todo o mundo.

Neste artigo, eu compartilho as estatísticas e tendências mais recentes no marketing de influenciadores e por que as marcas devem ficar atentas. Abordaremos os diferentes tipos de influenciadores e o impacto que eles podem ter nas decisões de compra, bem como importantes estatísticas globais e regionais.

Ao entender as últimas tendências de marketing de influenciadores, as marcas de comércio eletrônico podem ficar à frente e tomar decisões informadas sobre suas estratégias de marketing. Portanto, se você é um profissional de marketing experiente ou está apenas começando, continue lendo para saber mais sobre o poder do marketing de influenciadores.

Estatísticas do Marketing de Influência

O Cenário do Marketing de Influenciadores

Mais da metade (50,7%) das marcas que trabalham com marketing de influência possuem lojas de comércio eletrônico. Isso sugere que essas empresas são especialmente adequadas para esse modelo de marketing porque não são limitadas pela geografia. Como resultado, o eCommerce está contribuindo significativamente para o valor crescente da indústria de marketing de influência. (Influencer Marketing Hub)

O marketing de influenciadores, antes visto como um complemento, agora se tornou um componente fundamental no conjunto de ferramentas de marketing. Na verdade, 93% das marcas usam o marketing de influência em suas campanhas, tornando-o uma estratégia reconhecida e importante no mercado. (Oberlo)

Segundo o HypeAuditor, nano influenciadores com menos de 5.000 seguidores têm as maiores taxas de engajamento (5%). Isso parece diminuir à medida que a contagem de seguidores dispara, até atingir o nível de celebridade (1,6%).

Conforme os resultados da mesma pesquisa, quase metade (47,3%) dos influenciadores são micro influenciadores com 5.000 a 20.000 seguidores. Logo seguido por influenciadores intermediários (26,8%) e nano influenciadores (18,74%). Os tipos de influenciadores mais difíceis de encontrar são macro, mega e celebridades, o último dos quais representa apenas 0,5% de todos os influenciadores de mídia social.

A maioria (77%) dos profissionais de marketing diz que os micro influenciadores estão no topo de sua lista de parceiros ideais, logo seguidos pelos macro influenciadores (64%). Influenciadores sem pagamento e afiliados caem no esquecimento, com menos de uma em cada cinco marcas adicionando-os à sua lista de colaborações ideais. (Linqia)

Para resumir, as estatísticas do marketing de influência indicam que a estratégia é cada vez mais utilizado pelas marcas. Além disso, as empresas que trabalham com comércio eletrônico são particularmente mais adequadas. As marcas consideram os micro influenciadores como parceiros ideais. Por outro lado, influenciadores sem pagamento e afiliados são menos utilizados.

O Impacto e a Eficácia do Marketing de Influência

71% dos profissionais de marketing mencionam que a qualidade dos clientes e do tráfego do marketing de influenciadores é melhor do que outras fontes de marketing. Apenas 6% discordam que o marketing de influência gera clientes em potencial de boa qualidade. (Mediakix)

Em média, as empresas geram $6,50 de receita para cada $1 investido em marketing de influenciadores. (Tomoson)

A maioria das marcas prefere trabalhar com nano influenciadores, com 39% optando por essa categoria. Em segundo lugar, 30% das marcas optam por micro influenciadores. Em contrapartida, poucas marcas escolhem trabalhar com influenciadores maiores, com apenas 19% optando por macro influenciadores e 12% escolhendo mega influenciadores ou celebridades. (Influencer Marketing Hub)

Marketing de Influência: Como Trabalhar Com Influenciadores Digitais Para Aumentar Suas Vendas

Perspectivas do Marketing de Influência

72% dos entrevistados preferem gerenciar internamente suas campanhas de marketing de influência, enquanto os 28% restantes optam por usar agências ou serviços gerenciados. No passado, as empresas enfrentavam desafios para implementar o marketing de influência, principalmente por falta de ferramentas adequadas para facilitar o processo. Entretanto, muitas empresas agora utilizam ferramentas para otimizar o processo, como plataformas de descoberta de influenciadores. (Influencer Marketing Hub)

67% dos entrevistados que já possuem um orçamento destinado ao marketing de influência pretendem aumentá-lo, enquanto apenas 7% planejam reduzi-lo. Esses resultados indicam um aumento significativo nos investimentos em marketing de influência em 2024, o que sugere que a estratégia continua a ser bem-sucedida e não pode ser considerada apenas uma moda passageira. (Influencer Marketing Hub)

A satisfação geral das empresas que já se envolveram em ações de marketing com influenciadores parece refletir em seus planos futuros. Por exemplo, 82% dos entrevistados dizem que dedicarão um orçamento exclusivo para marketing de influência em 2024. Isso representa um aumento significativo em relação ao resultado do ano anterior, que foi de 77%, e muito superior aos 37% que afirmaram dedicar um orçamento na primeira pesquisa em 2017. (Influencer Marketing Hub)

Em conclusão, as estatísticas do marketing de influência mostram que a maioria das empresas prefere gerenciar suas campanhas internamente, utilizando ferramentas para otimizar o processo. Além disso, a satisfação geral das empresas que já utilizaram o marketing de influência reflete em seus planos futuros, com um aumento significativo no orçamento dedicado exclusivamente para essa prática em 2024. Os números mostram um aumento significativo em sua adoção.

Comportamento do Consumidor

71% dos consumidores têm mais probabilidade de fazer uma compra com base em uma referência de mídia social. (Hubspot) Por outro lado, 70% dos consumidores da geração Z dizem que confiam mais em recomendações de influenciadores do que em celebridades. (YouTube)

Dado o fato de que muitos usuários de mídia social seguem influenciadores, não é surpreendente que as marcas obtenham um melhor retorno sobre seu investimento ao se associar com influenciadores em vez de formas tradicionais de marketing. Na verdade, o retorno sobre o investimento do marketing de influência é 11 vezes maior do que alguns tipos de marketing digital, como os anúncios em banner. (Mediakix)

Estatísticas do Marketing de Influência no Instagram

Com 79% das marcas considerando-o a plataforma mais adequada, o Instagram é a escolha preferida para campanhas de marketing de influenciadores. (Influencer Marketing Hub)

83% dos consumidores afirmam que usam o Instagram para descobrir novos produtos ou serviços. Além disso, 81% usam a plataforma para pesquisar produtos e marcas, e 80% das pessoas afirmam que usam o Instagram para tomar decisões finais de compra.  (Facebook)

71% dos usuários brasileiros do Instagram seguem influenciadores digitais, e mais da metade deles, cerca de 58%, já realizaram compras motivadas por indicações desses criadores de conteúdo. (Opinion Box) 76% das pessoas realizam compras baseadas em recomendações de influenciadores. Além disso, 69% das lembranças de anúncios são provenientes de publicidades feitas por criadores de conteúdo, em comparação com apenas 36% dos anúncios tradicionais divulgados diretamente pelas empresas. (YouPix)

A Jornada do Conteúdo: Crie a sua Estratégia de Marketing de Conteúdo para Expandir os Negócios

Conclusão

Em resumo, as estatísticas do marketing de influência mostram claramente que essa estratégia é cada vez mais popular entre as marcas e consumidores. Ao utilizar influenciadores para alcançar objetivos de negócios, as marcas podem aumentar o alcance e a consciência da marca, alcançar novos públicos, melhorar a advocacia da marca e aumentar conversões e vendas.

É importante que as marcas escolham cuidadosamente seus influenciadores, levando em consideração sua audiência e valores, e trabalhem com eles de forma autêntica e transparente. Com o rápido crescimento das mídias sociais e a crescente influência dos influenciadores, o marketing de influência certamente continuará a ser uma tendência importante nos próximos anos.

Para descobrir como trabalhar essa estratégia em sua empresa, recomendo a leitura dos artigos Marketing de Influência B2B: Como Impulsionar seus Negócios e Marketing de Influência: Estratégia com Influenciadores.

Para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre marketing de influência, confira meu livro “Marketing de Influência: Como Trabalhar Com Influenciadores Digitais Para Aumentar Suas Vendas”, disponível na Amazon. Tenho certeza de que vai te ajudar a dar passos ainda mais consistentes nessa estratégia.

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