Compartilhe:

Estratégia de marca é o plano que alinha os elementos e as ações para atingir seus objetivos de negócios. Mesmo que sua ideia seja definir um nome de marca e criar um logo, você deve primeiro elaborar a estratégia.

Quando falamos sobre marca, não é apenas com relação à identidade visual. Estamos falando sobre como os clientes interagem com sua empresa, produtos e serviços. Ou seja, você está definindo a experiência que as pessoas terão ao entrar em contato com sua marca.

Até certo ponto, isso está fora de seu controle. No entanto, com a estratégia de marca bem definida, você pode influenciar o tipo de experiência que as pessoas terão. Não há uma maneira única de elaborar este plano. Em vez disso, você precisa escolher a estratégia certa de acordo com as necessidades de negócios.

Estratégia de Marca: 4 Passos para Começar

O Que é Estratégia de Marca?

Uma estratégia de marca permite que você defina o que deseja que sua marca represente e articule a personalidade de marca.

A estratégia de sua marca é um plano de como você e sua equipe pretendem construir, moldar e fazer crescer sua marca. É mais do que apenas um logo, nome ou slogan. Em outras palavras, é toda a experiência que seus clientes, funcionários, parceiros e concorrentes têm com sua marca.

Imagine sua estratégia de marca como um único fio que une vendas, marketing, comunicação e toda a atividade operacional. Naturalmente, sua estratégia de marca deve ser fluida, pois ela crescerá com seu negócio.

Quando bem elaborada, ela explica em detalhes todos os aspectos de sua marca. Define as personas, valores, missão, história, posicionamento, mensagem, voz de marca, entre outros elementos.

Infelizmente, é algo que a maioria dos pequenos negócios deixa de lado. Muitos acreditam que é possível já seguir com ações de marketing sem antes pensar na marca.

95% das decisões de compra são inconscientes, compramos de acordo com nossas sensações.

Qual a Importância da Estratégia de Marca?

Lançar uma campanha de marketing sem definir a estratégia da sua marca é como entrar em um carro sem saber para onde vai. Você vai investir tempo, dinheiro e energia, mas nem sabe onde vai chegar.

Ter uma estratégia de marca é garantia de sucesso total? Não. Pois depende muito de como você a elabora e coloca em ação. Porém, investir nos negócios sem uma estratégia de marca é certeza de fracasso.

Estratégia não é o que você diz. É o que você faz.

Ter valores de marca definidos, uma história e mensagem clara significa que você pode evoluir em suas campanhas com um destino definido. Assim, uma boa estratégia de marca:

  • Atende a uma necessidade real de seu público.
  • Diferencia sua marca de outras alternativas.
  • Reflete autenticamente o valor da sua marca.

Em suma, sem uma estratégia sólida, será impossível entender a mensagem que você está tentando espalhar. Será impossível saber os valores que o seu negócio representa.

Quando você não tem um plano…

  • Você não entende seu propósito, visão, missão ou valores e não sabe como comunicar isso a seus clientes.
  • Seu plano de marketing é desarticulado e disperso, sem estrutura e coesão.
  • O conteúdo tende a ser, na melhor das hipóteses, inconsistente e tende a confundir seu público (dificultando a criação de uma experiência autêntica).
  • Sua equipe fica fragmentada por confusão, conflito e desunião. Não há recursos que digam a todos que tipo de conteúdo e mensagem criar.
  • Sua marca não é memorável, você tem taxas de retenção muito baixas, com poucos ou nenhum embaixador, referências ou lealdade do cliente.
4 Passos para Começar sua Estratégia de Marca

4 Passos para Começar sua Estratégia de Marca

Sua marca é uma experiência, envolve percepções, emoções e sensações. Nesse sentido, é uma história que você conta. Quando as pessoas ouvem histórias autênticas, elas se conectam de forma emocional.

Você pode começar fazendo as seguintes perguntas:

  1. Qual é o seu propósito? Por que ela existe? O que ela representa?
  2. Quem você ajuda?
  3. Quais são as diferentes soluções que sua marca oferece?
  4. Quais são seus pontos fortes aos olhos dos clientes?

Por que sua marca existe?

Em primeiro lugar, defina com clareza o valor que você deseja criar. Sua marca existe para resolver um problema real. Porém, não é um problema genérico e de toda e qualquer pessoa. É um problema específico.

Responder às verdadeiras necessidades de seu público é o que torna sua marca relevante e motiva seus clientes em potencial a se envolverem com ela. As marcas de maior sucesso comunicam os valores mais importantes de seus clientes e aliviam suas dores. 77% dos consumidores compram de marcas que compartilham dos mesmos valores que eles.

Quem você ajuda?

Um erro muito comum hoje em dia é querer fechar os olhos para a concorrência. Veja, o mercado está cheio de players e qualquer um que desvie seu cliente é um competidor. Com a fama de estratégias como Oceano Azul, existe a falsa ideia de que você deve seguir seu caminho ignorando totalmente o que outros estão fazendo.

Michael Porter nos ensina que os negócios não são exatamente como guerra ou esporte. Mas ainda assim, temos competidores brigando pela atenção de nossos clientes. No esporte e na guerra temos apenas um vencedor. Nos negócios as coisas não são bem assim.

Quais são as diferentes soluções que sua marca oferece?

Liste os benefícios funcionais e emocionais que sua marca oferece a seus clientes. Um dos maiores erros que as marcas cometem é apenas comunicar atributos, em vez de explicar sobre os benefícios funcionais (tarefas) e os benefícios emocionais (percepções).

Nos negócios, não é aquele com a melhor arma que vence, mas com a melhor estratégia.

Cristiane Thiel

Quais são os pontos fortes da sua marca aos olhos dos clientes?

Nossos clientes estão sempre nos dando feedbacks. Precisamos estar atentos e fazer os ajustes necessários. A estratégia de marca evolui e se adapta. Porém, só conseguimos melhorar o que estamos acompanhando. Ou seja, aquilo que executamos intencionalmente e com análise constante. Observe os pontos que seus melhores clientes mais gostam e menos gostam com relação à sua marca.

É claro que uma estratégia de marca inclui muitos outros elementos e estes passos são apenas um começo para você pensar de maneira mais criativa e inteligente sobre seus negócios.

Dedicar seu tempo e energia para definir uma estratégia de marca é uma das melhores coisas que você pode fazer. Com certeza é preciso dedicação, mas valerá muito pois é algo com ganhos de longo prazo. Além disso, o tempo que se investe na marca nunca é perdido. Seu único objetivo deve ser criar uma marca memorável, cujos valores ressoem com seus clientes e os tornarem seus maiores fãs.

Se você quer ter uma marca forte, tudo que você faz tem que ser estratégico e intencional. Então, as campanhas de marketing, os investimentos e todos os fatores que entram em jogo terão um grande impacto no desempenho geral. Se você se dedicar em investir tempo, energia e dinheiro nesses passos, aumentará suas chances de se tornar um grande nome em seu setor.

Compartilhe:

Write A Comment