Marketing de conteúdo não é publicidade, nem um press release. Uma estratégia de marketing de conteúdo efetiva vem de pessoas reais, com opiniões reais e paixões autênticas. Você deve restringir a promoção (de sua marca e parceiros). O seu conteúdo deve ser atencioso, útil e prático.
Marketing de conteúdo é o processo de marketing e negócios para a criação e distribuição de conteúdo relevante e valioso para atrair, adquirir e envolver um público-alvo bem definido e compreendido – com o objetivo de conduzir a ação do cliente rentável.
Content Marketing Institute
Quais os maiores erros que as empresas cometem?
O maior erro é gerar o conteúdo pensando na venda e não na real utilidade do conteúdo para seu público. O segundo erro comum é que muitas empresas se concentram demais no volume.
Não se trata apenas de mais conteúdo, o que importa é qualidade.
Qual a eficácia do marketing de conteúdo para o SEO?
O marketing de conteúdo e o SEO estão totalmente conectados. Entender o que o seu público está pesquisando no Google é fundamental, e simplesmente responder a essas perguntas pode ajudá-lo com o SEO.
Entenda a conexão entre o que as pessoas pesquisam e o que você oferece.
Como lidar com todo o processo de marketing de conteúdo tendo uma equipe pequena, com orçamento baixo?
Você é a melhor pessoa para informar como sua empresa pode ajudar as pessoas a solucionarem seus problemas.
- Para que serve seu produto/serviço?
- Como ele pode melhorar a vida das pessoas?
- Que tipo de dúvida seus prospects e clientes costumam relatar?
Crie o conteúdo que responda as perguntas do seu público, que lide com suas preocupações.
É relativamente fácil de entender quais são as dúvidas do seu público, não assuma que você sabe, pesquise, analise e documente, por fim, inclua no seu site ou blog.
Entreviste seus clientes.
Fale sobre os desafios que enfrentaram que os levaram a procurar uma solução (não a sua solução, qualquer solução). Monte um calendário de conteúdo com atualizações regulares.
7 Dicas para sua Estratégia de Marketing de Conteúdo Efetiva
Quando olhamos para trás, podemos lembrar de muitas coisas que gostaríamos de saber ou ter feito antes. Isso não poderia ser mais preciso quando relacionado aos esforços de marketing de conteúdo. Pois quanto mais você trabalha essa estratégia, mais retorno tem. Aqui estão sete das ideias mais importantes para começar com marketing de conteúdo.
Ainda dá tempo! Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.
1. Personas
Buyer persona é uma representação ficcional de seu cliente ideal. Você pode criar diferentes personas com base em características comuns, necessidades ou problemas.
Desenvolver suas personas não é apenas uma peça fundamental de sua estratégia de marketing, mas também de todas as funções dentro de sua organização.
Elas são fundamentais, porque você pode personalizar a sua estratégia de conteúdo, ofertas de conversão, mensagens sociais, tudo, em torno de objetivos específicos de cada persona, necessidades e pontos de dor.
Adaptar o seu conteúdo em torno de suas personas ajudará a garantir que as pessoas certas serão encontradas, ajudará a aumentar o engajamento, e a construir um público fiel dos tipos exatos de pessoas que você está tentando atingir para a conversão de leads.
2. Investimento
O marketing de conteúdo (como a maioria das coisas no mundo dos negócios) é uma maratona. Não vai ser um sucesso da noite pro dia, mas em vez disso se acumula impulso ao longo do tempo, como uma bola de neve rolando morro abaixo.
Isso pode ser bastante assustador para aqueles acostumados com mídia paga com gratificação instantâneas em resultados.
A fim de manter o foco e dedicação no início, lembre-se continuamente de que cada post do blog e cada oferta de conteúdo é um investimento no seu marketing e no negócio. Embora demore para realmente começar a pegar corpo, este é um investimento relativamente curto para o sucesso a longo prazo de seu programa de marketing.
3. Envolva todos
Uma das chaves para o sucesso no marketing de conteúdo é engajar toda a organização, de cima para baixo, para gerar em uma cultura de conteúdo.
Isto significa que todos na organização vão realmente se envolver na produção e promoção de conteúdos. Este é provavelmente um dos maiores desafios, mas é fundamental.
4. Conteúdo não tem de ser escrito
Muitas vezes, quando pensamos em marketing de conteúdo nós imediatamente pensamos em texto escrito, mais especificamente em blogs. No entanto, é importante ter em mente que isso é apenas um formato de mídia.
Se a escrita não é o seu forte, pense em incorporar vídeos ou conteúdo de áudio em sua estratégia. Depois de encontrar o equilíbrio certo, você será capaz de criar um conteúdo mais fácil com maior impacto em seu público.
5. Qualidade
É preciso haver um equilíbrio, que é ligeiramente diferente para cada organização. Se você pode fazer mais do que três posts por semana, isso é incrível, mas o que realmente importa é a qualidade dos posts.
6. Escrever é apenas metade da batalha
Produzir o conteúdo é trabalhoso e demorado, mas é apenas metade da batalha. A outra metade está em promover o conteúdo para conduzir as pessoas a lê-lo.
Certifique-se de criar um plano de ação para promover o conteúdo do blog e dedicar 25% a 30% do tempo que levou para escrever o post para promover cada novo post. Isso é fundamental para obter o máximo de sua estratégia de marketing de conteúdo.
7. Reutilize
Uma das maiores habilidades de marketing de conteúdo é saber como redirecionar o conteúdo de muitas maneiras diferentes.
Seu cérebro pode ver oportunidades de usar o conteúdo existente em muitas maneiras diferentes para maximizar o valor desse conteúdo.
Por exemplo, vamos supor que você ou alguém da sua empresa tenha elaborado uma apresentação para uma proposta comercial. Esta é uma grande parte do conteúdo que pode ser facilmente reposicionada em muitas formas diferentes, proporcionando enorme valor do conteúdo.
Após o evento, reutilize o conteúdo como uma oferta de conversão, um webinar por exemplo. Este webinar pode dar origem a vários posts e até mesmo ser expandido para um e-book (e assim por diante).