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Uma negociação é a delicada arte de equilibrar o dar e receber. Encontrar esse equilíbrio é necessário para qualquer empreendedor que deseja construir um negócio próspero. Leva tempo e prática, além de muita paciência para aprimorar uma estratégia vencedora. Aqui estão estratégias de negociação que todo empreendedor deve aprender para se tornar um mestre nas negociações.

Ao longo da maior parte da história da humanidade, a negociação era uma habilidade crucial, uma parte básica da vida. Precisávamos negociar por alimento, transporte, quase qualquer coisa. Hoje em dia, apesar de ser uma habilidade praticamente perdida, ainda assim, precisamos negociar em várias áreas de nossas vidas.

Sabemos a importância de alcançar uma negociação ganha-ganha. Quando ambos os lados estão satisfeitos com o acordo. Aí está a chance de uma parceria duradoura e bem-sucedida.

Estratégias de Negociação para Empreendedores

Estratégias de Negociação

Quando fazemos negócios, não temos escolha quanto a negociar ou não. A única escolha que temos é se seremos bem-sucedidos. Todos nós passamos por algum tipo de negociação, todos os dias.

Divulgamos nossos produtos, serviços e ideias. Os gerentes usam suas habilidades de negociação para motivar os colaboradores e definir prazos. Os colaboradores negociam promoções e aumentos. Os pais negociam com os filhos para limpar o quarto e lavar a louça. Casais negociam como administrar seu tempo e finanças .

O processo de negociação é contínuo, não é um evento individual. A boa negociação é resultado de bons relacionamentos, que devem ser desenvolvidos ao longo do tempo.

Por isso, os bons negociadores estão constantemente buscando oportunidades para melhorar e fortalecer seus relacionamentos. Em alguns casos, o resultado da negociação é determinado antes mesmo que os indivíduos se encontrem para a discussão.

Estratégias de Negociação para Empreendedores

Pense positivo

Muitos negociadores se subestimam porque não percebem o poder que têm dentro de si. Na maioria das situações de negociação, você tem mais poder do que imagina.

Você deve acreditar que a outra parte precisa do que você traz para a mesa, tanto quanto você quer que a negociação seja um sucesso. Além disso, certifique-se de que essa positividade seja visível durante a negociação. Esteja ciente do tom da sua voz e linguagem corporal ao interagir com a outra parte.

Prepare-se

A informação é crucial para a negociação. Pesquise a história, problemas passados ​​ou quaisquer pontos sensíveis da outra parte. Quanto mais conhecimento você tiver sobre a situação da outra parte, melhor será sua posição para negociar.

Pense no melhor e pior resultado antes do início das negociações. Não fique chateado se as coisas não acontecerem do seu jeito. Na maioria dos casos, desde que você conheça as expectativas mais altas e mais baixas de cada parte, um meio termo geralmente pode ser alcançado.

Seja direto ao apresentar uma situação. Seja claro sobre o que é esperado. Discuta maneiras de como isso pode acontecer. Não fale simplesmente sobre o que precisa acontecer. Discuta as consequências, como sua solução será benéfica para a outra parte.

Quando uma pessoa cede ou concede uma parte de uma negociação, certifique-se sempre de receber algo em troca. Caso contrário, você está condicionando a outra parte a pedir mais, reduzindo sua posição e valor. Manter um equilíbrio estabelecerá que ambas as partes são iguais.

Concentre-se em interesses

No contexto da negociação, há uma grande diferença entre focar em interesses e se concentrar em posições. Embora os interesses se refiram a um resultado que irá beneficiá-lo, as posições são exatamente a maneira como você deseja que isso aconteça.

Soluções criativas podem ser encontradas redefinindo o significado do conflito para cada lado, identificando seus interesses subjacentes, e buscar uma ampla variedade de potenciais soluções.

Então, enquanto seu oponente pode ter uma posição diferente na superfície, você pode ter interesses em comum. Saber quais são pode ajudá-lo a alinhar a conversa de uma forma que atinja o sucesso.

Use a criatividade

Quando se trata de negociação, a criatividade é fundamental.

A chave é se concentrar em coisas mais abertas, como metas e preocupações. Pense no porquê. Os interesses subjacentes que estão na raiz da posição de cada um dos lados.

Entender as razões da outra parte estar clamando por um determinado desfecho vai te possibilitar entregar a solução perfeita. Isso abre a porta para discutir soluções mais criativas.

Pense no que mais importa para a outra parte

Entender de verdade os interesses da outra parte é o que vai te garantir alinhá-los aos seus. Chegando a resultados mutuamente benéficos.

Aqui a escuta ativa e a empatia são muito importantes. A escuta ativa envolve prestar atenção, sem julgamento, refletir, esclarecer, resumir e compartilhar. Certifique-se de que você entendeu o que a outra parte disse. Não faça suposições.

Pense no que mais importa para a outra parte

Entenda os elementos culturais

Quando você entra em uma negociação, você quer preparar o terreno para uma discussão positiva e proativa. Não é preciso dizer, então, que você provavelmente não quer ofender a outra parte.

Porém, isso pode acontecer. Faça uma pesquisa inicial sobre possíveis diferenças culturais importantes e durante a conversa esteja atento para identificar possíveis mal-entendidos.

Conclusão

Não existem negócios sem negociação. Para ser um gerente ou empreendedor eficaz, é crucial conhecer as melhores estratégias de negociação. Muitas vezes acreditamos que são traços de personalidade como carisma e extroversão. Na verdade a negociação é algo que pode ser aprendido.

Existem muitos tipos de estratégias de negociação e muitas circunstâncias diferentes em que você vai precisar negociar.

Negociar pode ser assustador para algumas pessoas, e pode ser difícil saber a melhor maneira de abordar uma negociação. A boa notícia é que você provavelmente já tem muita experiência em negociar as coisas em sua vida cotidiana, quer você perceba ou não. Afinal, a negociação é apenas outra forma de comunicação, um meio de resolver problemas.

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