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O Google Meu Negócio é uma poderosa ferramenta de SEO e Marketing Digital para negócios locais. Nesse artigo você vai descobrir que não pode se dar ao luxo de ignorar o Google Meu Negócio.

67% da jornada do comprador agora ocorre online (Fonte: Sirius Decisions).

Se você não tiver a presença correta no ambiente digital, seus clientes em potencial não encontrarão você. Porém, você pode ter certeza de que eles vão encontrar seus concorrentes, e comprar deles!

Google Meu Negócio - Como Divulgar Sua Empresa no Google

Como você garante que esteja visível na Pesquisa do Google?

Segundo a pesquisa fatores de classificação na pesquisa local da Moz, ser listado no Google Meu Negócio é um dos maiores impulsionadores de sucesso no SEO local. Garante mais visibilidade na Pesquisa do Google e no Google Maps.

Além disso, permite que clientes em potencial entrem em contato diretamente com você, possam ler opiniões de outros clientes, planejem sua visita com eficiência diretamente até o local da empresa e muito mais.

Se você acabou de abrir sua empresa ou se é uma empresa local estabelecida e precisa aumentar o número de pessoas que entram em contato com você, o Google Meu Negócio é um ótimo lugar para concentrar seus esforços.

Afinal, uma em cada duas pessoas que pesquisaram um produto ou serviço com seus celulares também visitaram uma loja no mesmo dia.

Isso deve ser um incentivo importante o suficiente para você começar a trabalhar sua estratégia no Google Meu Negócio e fazer com que ela se destaque de seus concorrentes.

Recentemente, o Google lançou diversas melhorias que visam oferecer às empresas as melhores ferramentas para alcançar, engajar e converter potenciais clientes diretamente nos resultados de pesquisa do Google.

E você deve saber aproveitar o melhor de cada uma dessas ferramentas.

Mas calma… vamos devagar.

O Que é o Google Meu Negócio

O Que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio (Google My Business) é uma ferramenta online que permite que as empresas gerenciem sua presença no mundo digital tendo como ponto de partida todo o ecossistema do Google. Isso inclui Google Maps e Pesquisa do Google.

Agora a parte mais interessante disso tudo é que o GMN é uma ferramenta gratuita, você pode gerenciar todas as informações da sua empresa por meio do site ou aplicativo. Isso inclui adicionar o nome, local e horário de atendimento, monitorar e responder a comentários de clientes, adicionar fotos e vídeos, descobrir onde e como as pessoas estão procurando por você e muito mais.

Se você está apenas começando com o SEO local, sua listagem do Google Meu Negócio é um ótimo lugar para concentrar seus esforços iniciais. Afinal, quando as pessoas pesquisam um produto ou serviço perto delas, elas geralmente estão muito interessadas em fazer uma compra.

Por isso, é importante que as informações sobre sua empresa apareçam quando as pessoas pesquisarem no Google, e essas informações devem ser o mais precisas, completas e otimizadas quanto possível.

De acordo com a HubSpot, 89% das pessoas pesquisam uma empresa local com seus celulares pelo menos uma vez na semana.

Se você acabou de ouvir o termo SEO local, essa provavelmente é a primeira e melhor etapa a ser tomada para otimizar a forma como sua empresa aparece nos resultados de pesquisa do Google.

Google Meu Negócio

Como Funciona o Google meu Negócio?

Para se inscrever no serviço, tudo o que você precisa é de uma conta do Google. Daí em diante você poderá:

  • Cadastrar e verificar sua empresa no Google Meu Negócio
  • Fornecer informações importantes sobre sua empresa
  • Incluir fotos e vídeos
  • Tours virtuais
  • Adicionar artigos e ofertas
  • Receber e gerenciar comentários de clientes
  • Responder dúvidas de potenciais clientes diretamente no GMN
  • Otimizar sua listagem conforme for necessário

Se você ainda não criou uma conta do Google Meu Negócio, este é o primeiro passo que você deve dar para reivindicar ou criar sua presença.

Antes de entrar em detalhes sobre como configurar um novo negócio, verifique se sua empresa ainda não está listada nos resultados locais do Google.

Veja o que você precisa fazer para reivindicar sua empresa no Google Meu Negócio:

Passo 1. Pesquise o nome da sua empresa no Google.

Passo 2. Se sua empresa existe e não foi verificada ou reivindicada, basta fazer a solicitação.

Passo 3. Se você não puder reivindicar sua empresa, isso significa que alguém já fez isso. Certifique-se de que, se for alguém da sua empresa, você tenha acesso de administrador e, se não for, veja as etapas recomendadas pelo Google para solicitar sua participação.

Passo 4. Se tudo correu bem e você conseguiu reivindicar o seu negócio, o último passo será verificar a sua localização.

Como Configurar o Google My Business

Passo 1. Acesse o Google Meu Negócio e use seu endereço do Gmail para fazer login no serviço.

Passo 2. Preencha todas as informações básicas necessárias, como nome da empresa e local.

Passo 3. Escolha sua categoria de negócios.

Passo 4. Escolha uma opção de verificação entre as que você tem disponível.

Aplicativo do Google My Business

O Google Meu Negócio também está disponível como aplicativo para iOS e Android.

Você pode usar o aplicativo para:

  • Atualizar informações como horário de atendimento, informações de contato e descrição.
  • Postar artigos, fotos e vídeos
  • Visualizar insights de pesquisa

Quais são os Principais Recursos do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma rica em recursos e, como a maioria dos outros produtos do Google, também recebe constantes atualizações e novos recursos.

Aqui estão alguns de seus recursos:

Receber e responder avaliações

Depois que sua empresa é listada no Google Meu Negócio, os clientes podem avaliar e classificar sua empresa diretamente na página de resultados de pesquisa. Também é possível responder a essas avaliações publicamente. Essas informações aparecem na sua listagem do Google Maps também.

Dica: caso as pessoas estejam enviando spam ou postando comentários inadequados, você pode sinalizá-los.

Responder Perguntas Frequentes

O GMN permite que as pessoas façam perguntas sobre sua empresa, seus produtos e serviços. Elas podem ser respondidos por qualquer pessoa que esteja familiarizada com o seu negócio. Vai aparecer em “perguntas e respostas”.

Além disso, o próprio Google convida as pessoas a responderem sobre seu local. Perguntas sobre acessibilidade, estacionamento e muito mais.

Fornecer Informações Adicionais

O GMN ajuda os clientes a planejar a visita exibindo informações como horário de pico, duração média de uma visita e estimativas de tempo de espera. O Google usa dados anônimos de usuários que optaram pelo histórico de localização para gerar essas informações.

Converse Diretamente com Seus Clientes

Google Meu Negócio permite que clientes e potenciais clientes se comuniquem diretamente com empresas usando o recurso de mensagens diretas.

Certifique-se de adicionar um número de celular que esteja sempre acessível. Por padrão, você receberá essas mensagens no seu número de celular registrado. Você sempre pode editá-lo se quiser usar um diferente.

Configurar e Gerenciar um Site e Postagens

É muito fácil criar um site com o Google Meu Negócio. Seu site é gerado automaticamente com as informações do perfil da sua empresa. Além disso, você pode personalizá-lo com texto, fotos e temas de design.

As empresas podem publicar postagens informando seus clientes sobre os próximos eventos, ofertas e muito mais. Essas postagens aparecerão no junto com as informações da empresa, aumentando sua visibilidade.

Mostre o que torna sua empresa única.

Saiba Mais Sobre seu Público com os Insights

Como os clientes pesquisam sua empresa? Quais palavras são usadas para encontrar sua empresa? Onde os clientes veem sua empresa no Google?

Confira as visualizações e ações dos clientes para ver seu desempenho e saber como se destacar. Com os insights, você pode analisar cliques, chamadas, visualizações do perfil e muito mais.

Conclusão

A inscrição é gratuita e leva apenas alguns minutos. Crie o perfil da sua empresa hoje mesmo e comece a usá-lo a seu favor. Aparecer na listagem do Google Meu Negócio é apenas parte do trabalho. Se você quiser aproveitar mais, terá que otimizá-lo.

Você precisa coletar mais avaliações de clientes, fazer com que mais pessoas respondam perguntas e saber exatamente qual recurso aproveitar da melhor maneira para atrair cada vez mais clientes para sua empresa.

Caso você precise de ajuda para elaborar sua estratégia, conte comigo!

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