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No dia 20 de junho de 2018 o Instagram lançou uma nova plataforma de vídeos, o Instagram TV ou IGTV. Nesse post eu vou explicar o que é e como você pode começar a assistir e compartilhar seus próprios vídeos por lá.

Construir conexões mais fortes com clientes em potencial é imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Uma das principais estratégias que várias marcas adotaram nos últimos anos para aumentar a conexão com seus clientes é o Video Marketing.

Por isso muitas redes sociais têm aumentado as possibilidades para esse formato de conteúdo. E agora foi a vez do Instagram dar mais um passo nesse sentido.

O Que é IGTV?

O IGTV funciona como uma outra área de vídeos dentro do próprio Instagram ou como um aplicativo autônomo.

IGTV - Novo Botao no Instagram

Quando alguém que você segue publicar um novo vídeo no IGTV, você receberá uma notificação do Instagram.

via instagram-press.com

Qualquer pessoa que tenha uma conta no Instagram pode criar seu próprio canal no IGTV e começar a enviar seus vídeos.

IGTV - Perfil com Botao e Home do Canal

É possível curtir, comentar e enviar os vídeos para outras pessoas.

Com o IGTV existe também a possibilidade de descobrir outros canais, além dos canais que já seguimos.

Especificações

  • Os vídeos são verticais e ocupam toda a tela do smartphone
  • A duração máxima do vídeo é de 10 minutos
  • Os usuários podem assistir aos vídeos dentro do próprio Instagram ou no aplicativo IGTV
  • Tamanho do arquivo: até 3.6GB
  • Ainda não existe opção de gravar vídeos nativos, então os vídeos devem ser gravados com a câmera do celular e depois carregados na plataforma
  • Proporção do vídeo: 9:16
  • É possível criar uma capa para o vídeo

IGTV é apenas para vídeos verticais

Ao contrário do YouTube, no IGTV, os vídeos são verticais e não horizontais, para que você não precise virar a tela do smartphone.

O formato de vídeo vertical tornou-se popular graças ao Snapchat, mas o Instagram, com 1 bilhão de usuários, agora está claramente dominando isso e planeja ir além.

Caso você tente aproveitar vídeos horizontais, o resultado não será nada bom. Veja esses dois exemplos.

via later.com

Para preencher a tela um deles usa fundo borrado e o outro para assistir precisa virar o telefone.

Não faça isso. É melhor você demorar um pouco mais para estrear ou atualizar do que aproveitar um vídeo pronto que não se adequa a plataforma.

Isso significa que você não poderá simplesmente criar o mesmo vídeo e sair publicando em todos os canais. Não sem antes fazer alguns ajustes e edições.

O Poder dos Vídeos

Os vídeos devem entrar na sua estratégia de Marketing de Conteúdo desde a criação de relacionamento com os potenciais clientes até divulgação de produtos.

O vídeo é uma ferramenta poderosa no arsenal de um profissional de marketing. E o consumo de vídeo nos celulares está aumentando.

O conteúdo em vídeo publicado pelas marcas em aplicativos de mídia social gera mais engajamento e enormes taxas de resposta.

Um minuto de vídeo tem um grande potencial para influenciar os compradores. O IGTV é o novo e atraente player deste espaço, e com tela vertical.

IGTV: O Que é e Como Funciona

Dúvidas Frequentes

  1. Cada conta no Instagram tem um canal no IGTV, não é possível criar mais de um canal vinculado a mesma conta.
  2. Não é preciso ter o aplicativo IGTV, quando você acessa o botão no IGTV dentro do Instagram, a plataforma carrega assim mesmo.
  3. Ainda não é possível anunciar nessa plataforma.
  4. Os vídeos não somem depois de 24 horas. Ficam por lá até que você delete.
  5. Os vídeos não são ao vivo, são gravados e carregados na plataforma. As lives continuam parte do Instagram.
  6. O tempo máximo dos vídeos é de 10 minutos.

IGTV e YouTube

O YouTube sempre se manteve, desde sua criação em 2005. Essa tem sido a primeira plataforma de vídeo na mente de consumidores e influenciadores, e sobreviveu apesar de muitos aplicativos indo e vindo, com alguns sendo rotulados como o próximo YouTube, ou o fim do YouTube.

É claro que ainda é muito cedo para dizer se o IGTV representa ou não uma ameaça ao YouTube. Nesse momento a resposta seria: não!

Porém, com o que temos até aqui o que pode ser dito é que são plataformas diferentes com propostas completamente diferentes.

O grande diferencial do YouTube como plataforma de conteúdo é o fato de ter uma busca excelente. Quer dizer, você não abre o Instagram ou abrirá o IGTV para pesquisar “como fazer…”

Além disso, no YouTube existem duas opções na hora de consumir o conteúdo:

  • Assistir aos vídeos dos canais que você assina em sequência
  • Assistir vídeos que a plataforma entrega em sequência quando você pesquisa por algo

Claro que isso é apenas uma questão do Instagram trabalhar na entrega. E do outro lado também, é questão do YouTube pensar em vídeos voltados para a experiência mobile.

Ainda assim, eu repito, são plataformas diferentes e não faz muito sentido achar que uma anula a outra.

O Youtube é aproximadamente o dobro do Instagram. Enquanto o Instagram anuncia 1 bilhão de usuários, o YouTube anuncia 1.9 bilhão de usuários.

Plataforma e Estratégia

O maior erro que se pode cometer é pensar na plataforma antes da estratégia.

Eu recomendo que você pense, conforme eu já falei aqui no blog, primeiro nos seus objetivos de conteúdo. Depois você planeja sua estratégia de redes sociais e é aí que vídeos como IGTV entram.

Se você estiver na dúvida sobre o conteúdo que as pessoas querem consumir no IGTV, simplesmente pergunte. Ou faça pequenos testes e avalie os resultados.

Com relação ao melhor tempo para os vídeos, mesma coisa. Experimente diferentes tamanhos e perceba a reação das pessoas. No IGTV você pode acompanhar a retenção da audiência no vídeo e isso é simplesmente ouro!

Lembre-se, cada rede social tem suas peculiaridades e as pessoas que seguem a gente em cada rede são diferentes também. Caso queira falar mais sobre redes sociais para negócios, entre em contato comigo e eu vou te ajudar.

Conclusão

Resumindo, se você já tem um canal ativo no YouTube ou se você está pensando em iniciar seu canal, o fato do Instagram ter lançado o IGTV não deve ser razão para você mudar de ideia.

O Instagram pode chegar no tamanho do YouTube? Pode. Porém o caminho ainda é longo.

Você já postou seu primeiro vídeo? Como você acha que essa plataforma se adequa a sua estratégia de Marketing de Conteúdo? Escreva nos comentários!

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