Veja as descobertas mais recentes sobre o comportamento dos consumidores e saiba como trabalhar melhor a importância das redes sociais nas estratégias de marketing da sua empresa.
Hoje em dia a rede social não é mais uma escolha. Estar nas redes sociais é obrigação de todas as marcas, e por isso, é vital entender como seus esforços devem ser direcionados.
Portanto, as marcas devem realinhar e redefinir suas estratégias sociais para acompanhar o comportamento das pessoas nas redes sociais.
Os desafios das marcas
Quase metade dos profissionais de marketing social diz que seu maior desafio é desenvolver uma estratégia que apóie as metas gerais de negócios.
Apesar de ter uma imagem mais clara das metas e métricas, quase metade (47%) dos profissionais de marketing acha difícil desenvolver estratégias sociais que apóiem os objetivos de negócios. ⠀
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Certamente líderes de marketing concordam com esta afirmação. 51% dos entrevistados dizem que criar estratégias sociais que se encaixam nos objetivos de negócios da organização é um dos principais desafios.⠀
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43% de todos os profissionais de marketing entrevistados lutam para identificar e entender seu público-alvo, enquanto 31% acham difícil garantir orçamento e recursos para mídias sociais.⠀
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Por isso contar com a ajuda de um consultor para realinhar e redefinir sua estratégia é tão importante.
Social gera vendas
Quando os consumidores seguem uma marca nas redes sociais, 77% dizem que têm mais probabilidade de comprar dessa marca do que outra.
Foco no conteúdo
É mais provável que os consumidores curtam ou comentem postagens que divertem e inspiram do que posts com descontos e vendas. (meio óbvio isso, certo?)
Identificar o tipo de conteúdo que sua audiência mais gosta é importante. Saber o que faz os seguidores interagirem com a marca. Porém, sem perder de vista que esses números não são um fim em si mesmos, precisam estar levando os seguidores pelo seu funil de vendas.
Curtidas e comentários são ótimos, mostram que as pessoas gostam do seu conteúdo, mas seu objetivo nas redes sociais é fazer negócios. Certo?
Realinhar e Redefinir
Não há como questionar o valor das redes sociais. Elas apoiam quase todos os objetivos de marketing desde o reconhecimento da marca até a advocacia. Essa importância tem forçado as marcas a pensar mais criticamente sobre suas estratégias de marketing integradas como um todo.
É preciso compreender todo o potencial social e como pode oferecer o maior valor às marcas.
Poucas marcas contam com um profissional ou agência dedicada para planejar e gerenciar as redes sociais. Assim, acabam fazendo malabarismos com múltiplas responsabilidades de uma só vez, não é de se admirar que seja difícil encontrar tempo e mindset correto para trazer um foco mais estratégico às redes sociais.
Ser responsável por apoiar uma variedade de objetivos de negócios é o que dá razão a presença digital. Porém, essa atividade acaba sendo diluída e sem foco. É difícil dedicar tempo e energia necessários para aprimorar um objetivo específico.
Na pesquisa, a maioria gostaria de focar mais tempo desenvolvendo a estratégia. Existem consultores, como eu, que atuam justamente para aparar as arestas.
Por isso todos os anos vários players da indústria fazem pesquisas e estudos para entender tanto o comportamento das marcas como das pessoas.
As marcas são questionadas sobre seus objetivos, desafios e expectativas. Os consumidores são entrevistados para entender o que as pessoas realmente querem das marcas nas redes sociais.
Conteúdo para a jornada
Essas são as razões que levam pessoas a seguirem as marcas, mesmo sem terem comprado ainda. Claro que a grande maioria das pessoas que seguem as marcas nas redes sociais não são clientes (ainda).
📌 Como Planejar o Marketing de Conteúdo para Redes Sociais
O objetivo é justamente mover os consumidores do engajamento para a tomada de decisão. Como você está planejando seu conteúdo para diferentes etapas da jornada do comprador?
Redes Sociais nas Estratégias de Marketing
Apesar de todo o potencial das redes sociais, as marcas ainda lutam para compreender toda sua eficácia. Por outro lado, também encontram dificuldade em identificar quais os números mais relevantes para determinar seus resultados.
No mais recente Sprout Social Index, descobrimos que as marcas podem refinar seus objetivos, aproveitando percepções dos consumidores e tendências crescentes.
Conhecer esses números e tendências é a maneira que as marcas têm para expandir sua influências nas redes sociais para o crescimento do negócio como um todo.
Com uma sólida estratégia de conscientização entre consumidores, o próximo passo é transformar essa consciência em consideração genuína. Uma maneira de incentivar as pessoas a considerar seriamente uma marca é a defesa feita por funcionários.
Hoje, quase três quartos (72%) de todos os profissionais de marketing entrevistados usam seus funcionários como advogados de marca.
📌 Como Transformar seus Colaboradores em Defensores da Marca
45% dos consumidores dizem que são mais propensos a pesquisar um produto ou serviço quando alguém da empresa, como um funcionário, publica sobre isso.
O Facebook continua dominando o panorama social. De fato, 89% dos profissionais de marketing usam o Facebook para o marketing da marca e 83% de todos os consumidores pesquisados usam o Facebook.
As próximas três plataformas sociais em que os consumidores seguem marcas são Instagram, YouTube e Twitter.
Branding
90% dos profissionais entrevistados concordam que investir nas redes sociais tem um impacto direto na receita. Quando se trata de definir as metas, dizem que o reconhecimento da marca é sua prioridade. Ou seja, Branding!
Como gerar vendas?
Certamente converter seguidores em clientes pagantes é uma grande oportunidade para reforçar o crescimento dos negócios e demonstrar como o conteúdo orientado a dados contribui diretamente para a receita.
Quando a marca consegue a atenção dos seguidores, precisa identificar o tipo de conteúdo e ações que levam essa conexão um passo mais distante. Por isso, é preciso analisar que tipos de postagens têm a melhor taxa de conversão e investir os recursos para criar conteúdo eficaz. Essa pesquisa ajudou a identificar quais conteúdos os seguidores acham mais persuasivos.⠀
Como escolher a rede social?
O Facebook ainda reina supremo, mas vale a pena pensar melhor sua estratégia de rede social. Não adianta ter muitos seguidores e nenhuma venda, nosso objetivo nas redes é gerar negócios.
📌 Como Escolher a Melhor Rede Social para o seu Negócio
Por isso é tão importante direcionar bem sua energia. Como você escolheu as redes sociais para comunicar sua marca?
Você já fez essa pesquisa?
Para ter sucesso nas redes sociais, precisamos saber porque as pessoas seguem a nossa marca. Nesse estudo do Sprout Social Index 2019 essas foram as respostas. Porém, eu recomendo que você converse com seus seguidores e descubra o que eles realmente desejam do seu conteúdo.
É igualmente útil entender o que as marcas fazem ou dizem nas redes sociais que afastam os consumidores. O mau atendimento ao cliente é a principal razão pela qual os consumidores deixam de seguir uma marca, seguido pela publicação de conteúdo irrelevante.
Sobre marcas que abordam questões sociais ou políticas, é muito importante conhecer seu público e estar alinhado aos seus valores. Não significa que as pessoas não se importam com esses assuntos, mas sim qual a relevância dentro dos seus valores como uma marca?
O mesmo sobre influenciadores. Eles estão alinhados a persona do seu consumidor?
Não devemos aplicar determinado conteúdo de redes sociais nas estratégias de marketing apenas porque outras marcas estão fazendo.
Conclusão da Pesquisa
Profissionais de marketing e consumidores concordam com o vídeo ao vivo já é um fator significativo na estratégia. 42% dos profissionais de marketing já tem uma estratégia para o Facebook Live, enquanto 31% planejam criar estratégias para Instagram Live.
Por outro lado, ainda falta muito muito melhorar os esforços das marcas no YouTube, o que significa uma oportunidade perdida de conexão com os consumidores mais jovens. Se as marcas estão preocupadas com o crescimento sustentável, deveriam começar a construir estratégias que foquem diretamente o consumidor de amanhã.
Grupos no Facebook ou LinkedIn oferecem às marcas uma oportunidade única de conectar-se diretamente com seu público. Mais que dois terços dos consumidores (67%) ingressam nesses grupos porque eles querem se conectar com pessoas semelhantes a eles, enquanto quase a metade (46%) entra para se comunicar diretamente com uma marca ou empresa.
Bem como fomentar a conexão, esses grupos privados podem ajudar 48% marcas que desejam aumentar
o envolvimento da comunidade como meta para 2020.
As marcas devem se concentrar em alinhar suas estratégias sociais com outras partes do negócio e identificar maneiras de impulsionar o crescimento dos resultados.
Sem dúvida, as redes sociais são extremamente versáteis. Devemos deixar de lado as métricas de vaidade e focar nos insights das redes sociais nas estratégias de marketing que alimentam várias atividades desde marketing e desenvolvimento de produtos e serviços até vendas e serviço ao cliente.
Conhecer e analisar esses dados é a chave para o crescimento e sucesso dos negócios a longo prazo.