A aplicação da psicologia das cores é fundamental na construção de marcas robustas, uma vez que os significados associados desempenham um papel crucial na percepção humana. Compreender a influência das cores nas marcas é essencial para estabelecer uma comunicação efetiva.
A escolha das cores é um elemento fundamental que reforça sua personalidade e as qualidades dos produtos ou serviços que ela oferece.
Algumas marcas são tão icônicas que é possível identificá-las apenas por suas cores, sem o logo que as acompanha. Então, por que as marcas atribuem tanta importância às cores e que impacto isso tem na maneira como os consumidores as percebem? Aqui, exploraremos a fundo a influência das cores nas marcas.
Psicologia das Cores
Pesquisas conduzidas pela Colorcom sugerem que os consumidores “fazem um julgamento sobre uma pessoa, ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial e que entre 62% e 90% dessa avaliação é baseada apenas na cor”.
Estudos adicionais indicam que o reconhecimento da marca pode ser aumentado em até 80% pelo uso eficaz da cor em todo o marketing, embalagem e design do logo. Embora outros elementos, incluindo a publicidade e a copy eficaz do produto, sejam importantes para a voz de uma marca, sua individualidade e memorização podem estar na paleta de cores cuidadosamente selecionada.
Obviamente, sempre há exceções a todas as regras, com vários fatores em potencial que afetam a percepção de cor de um indivíduo. Como exemplo temos a cultura dos povos: a cor vermelha é comumente associada à sorte e prosperidade em toda a Ásia, enquanto pode representar amor, paixão ou até perigo nas sociedades ocidentais. É importante considerar essas diferenças ao segmentar alvos geográficos ou étnicos específicos como parte de uma estratégia de marketing.
A Cor e a Identidade de Marca
Se a cor de um produto não representar adequadamente seu objetivo, isso poderá confundir e até prejudicar o senso de identidade de uma marca.
Para os profissionais de marketing, o objetivo final é levar os consumidores a fazer uma compra. Apenas palavras influentes e imagens atraentes não levam ao seu objetivo. Em vez disso, precisamos apoiar as iniciativas com ferramentas psicológicas para conseguirmos nos conectar com os clientes, transmitir mensagens de marca e gerar conversões.
Uma dessas ferramentas é a psicologia das cores, que pode aprimorar as mensagens, inspirar os consumidores a agir e para se destacar de seus concorrentes. Entender a psicologia da cor é essencial para o desenvolvimento de campanhas de marketing vencedoras e para a criação de marcas persuasivas.
Como as Cores Influenciam nosso Cérebro
Embora os antigos acreditassem que o humor estava relacionado ao coração ou fígado, sabemos que a fonte está em outro órgão: o cérebro. Os neurocientistas estabeleceram uma conexão fisiológica direta entre o efeito da cor, luz e humor.
As cores afetam as funções corporais, a mente e as emoções. A cor produzida pela luz é uma espécie de energia. Essa energia afeta tanto as funções do nosso corpo quanto a nossa mente e emoções. Embora o olho seja o órgão da visão, estudos sugerem que, na realidade, o cérebro percebe a imagem. A imagem é observada e transmitida para a parte relacionada do cérebro por milhões de terminações nervosas na retina do olho, levando à sua percepção.
Graças a estudos realizados com o uso de tecnologia avançada, agora sabemos que a cor afeta as ondas cerebrais, o sistema nervoso autônomo e a atividade hormonal e estimula várias emoções. Em outras palavras, reagimos fisiologicamente e psicologicamente à cor.
Influência das Cores nas Marcas
A psicologia pode ajudar as empresas a desenvolver uma compreensão mais profunda das implicações da escolha de cores. Por exemplo, é importante saber que o verde nem sempre se traduz em crescimento e o vermelho às vezes pode não significar paixão. No entanto, mesmo que uma cor em particular possa variar uma mensagem específica, vários estudos revelaram que a escolha das cores é essencial para as marcas.
Como vimos neste artigo, as pessoas tomam decisões baseadas nas cores dos produtos. Isso deixa claro que precisamos entender como as cores afetam a capacidade dos consumidores de diferenciar produtos e identificar marcas.
Quando os consumidores percebem que uma cor é incongruente com uma marca, eles podem não responder a ela de maneira tão positiva quanto responderiam a uma cor que acreditavam ser mais apropriada à mensagem da marca.
De fato, a adequação pode ser o fator mais importante para os consumidores ao avaliar o uso de cores de uma marca. Portanto, precisamos estar bem cientes da percepção desejada da marca e se as cores que usamos estão alinhadas com ela.
Conclusão
Agora que você compreendeu a importância da psicologia das cores no marketing para a construção de marcas autênticas, é hora de aplicar este conhecimento aos seus negócios. Embora muitos segmentos usem cores comuns, você não precisa seguir as regras o tempo inteiro. Considere escolher cores que representem o que você quer que sua marca seja ou o que você quer que seus clientes sintam ao interagir com seu conteúdo.
A identidade da sua marca define como o mundo a percebe. A cor é um componente integrante nessa percepção. A escolha do tom que melhor incorpora a personalidade da sua marca é fundamental para a construção de uma marca verdadeiramente autêntica.
Não é uma decisão que deve ser feita por capricho. Ao entender a psicologia da cor, você pode fazer uma seleção com base em informações obtidas de inúmeras pesquisas científicas.
Então, já identificou qual é a cor certa para a sua marca?
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