Claro que essa semana meu blog vai abordar a mudança no Instagram – o teste que esconde o número de likes nas publicações. O que muda para as marcas? O que muda para os influenciadores?
Na semana passada, o Instagram começou a esconder as curtidas aqui no Brasil e em outros países, como já havia feito no Canadá.
O objetivo, segundo comunicado oficial do Instagram, é evitar a pressão para os usuários da rede que ficam preocupados com números. A rede social os quer focados apenas em produzir conteúdos relevantes.
Será que esse é o objetivo real?
Muita gente acha que é apenas mais um truque para nos fazer investir em anúncios. Vamos entender melhor o que significa esse teste que esconde o número de likes nas publicações.
Instagram Esconde Número de Likes
Qual o real objetivo desse teste do Instagram que esconde o número de likes? Alguns especialistas entendem a mudança como uma experiência psicológica. Nesse ponto eu concordo.
As redes sociais e os neurotransmissores
A dopamina é um neurotransmissor que atua em várias partes do nosso cérebro e é fundamental em todos os tipos de funções cerebrais. Está relacionada ao nosso pensamento, movimento, sono, humor, atenção, motivação e recompensa.
A dopamina faz com que você queira, deseje e busque. Aumenta nosso nível geral de excitação e comportamento direcionado por objetivos.
Portanto, por causa da dopamina que nosso cérebro tem o desejo de buscar e de ser recompensado, é onde entra a questão da gratificação instantânea.
Gratificação Instantânea
A gratificação instantânea é a obtenção imediata de satisfação e felicidade.
É uma maneira de sentir prazer e satisfação sem demora ou espera, porque proporciona um pico de dopamina sem esforço ou disciplina.
Com as redes sociais (e a internet de forma geral), a gratificação instantânea está disponível com um clique. Você pode conversar com qualquer pessoa apenas enviando um texto e ela responderá em alguns segundos. Toda a informação que você deseja está prontamente disponível em uma pesquisa no Google.
A parte negativa?
Dá aos usuários uma falsa sensação de satisfação. As pessoas aproveitam a velocidade de uma nova notificação porque ela é imprevisível. Você não sabe exatamente quando chegará um aviso de novo comentário ou curtida.
O neurocientista Robert Sapolsky fala sobre a ideia do “mágico talvez”. Quando você olha para o seu celular e talvez haja uma novidade lá ou talvez não.
Quando você encontra uma nova mensagem, você tem um grande pico de dopamina. Porém, a sensação desse prazer desaparece rapidamente logo depois que chega. Portanto, é fácil entrar em um loop induzido por dopamina. Você é recompensado pela busca que faz você procurar mais e mais.
Torna-se cada vez mais difícil parar de procurar emails, parar de enviar mensagens de texto ou parar de verificar o telefone para ver se você tem uma nova notificação.
Agora você pode entender como funciona essa engrenagem. É por isso que existem tantas pessoas com problemas sérios relacionados às redes sociais e celulares. Vício real. Exatamente como as drogas.
Uma rede social é desenhada para nos prender, cativar nossa atenção e interesse. Então eu também entendo a mudança nos likes do Instagram como uma experiência psicológica.
Fazer uma mudança e observar como vamos nos comportar. Será que isso nos fará interagir mais ou menos? Será que vamos ficar mais tempo conectados? Vamos comentar mais nos posts? Se a mudança fizer com que a gente fique mais tempo conectado, ótimo. Ela foi bem sucedida.
Marcas Humanas e Conexão Real
Entende que isso não significa saúde mental na verdade? O objetivo aqui é nos manter ligados e não desconectados. Na verdade não é uma preocupação direta com a nossa saúde ou qualidade de vida.
Eu digo isso pois independente de ser profissional de Marketing e trabalhar com as redes sociais desde 2007, meu foco é justamente trabalhar marcas mais humanas e incentivar a atenção plena nas pessoas.
Quero que você interaja com a minha marca, mas com consciência. Não me interessa a degradação do ser humano.
Quem se Importa?
Agora sim, vamos falar o que muda para as marcas e influenciadores. De verdade? Nada!
Curtidas são consideradas métricas de vaidade. Claro que elas têm relação com a prova social. Porém, no todo o que conta mesmo é a interação real. Não apenas o número em si. Eu digo isso porque infelizmente muitas curtidas que podemos encontrar no Instagram são fruto de compra de likes e curtidas vindas de grupos de pod. Eu explico!
A compra de likes é possível, muitas empresas oferecem pacotes de likes. Então você simplesmente direciona qual post deseja receber os likes, indica a quantidade de likes, faz o pagamento e pronto!
Outra possibilidade são os grupos (pods) exclusivamente para receber likes nos posts. Vários usuários do mundo todo entram nos grupos e compartilham seus novos posts justamente com o objetivo de receber likes.
Sempre foi muito fácil identificar usuários que fazem isso. Basta notar curtidas de contas fantasmas, curtidas de contas orientais… Ou seja, curtida que não significa absolutamente nada.
Por isso que para quem de fato trabalha pelo conteúdo e não pelo número de curtidas, essa mudança não significa nada.