A geração de leads qualificados exige que você publique regularmente conteúdo atraente e valioso, explore oportunidades com guest blogs, identifique campanhas de co-marketing e elabore uma estratégia para a promoção do conteúdo.
Existem diferentes tipos de mídia que podem ser aproveitados no processo. Conhecer as diferenças entre cada tipo de mídia – Própria, Paga e Espontânea – e como combiná-los é fundamental para o sucesso de seus esforços na geração de leads.
Mídia Espontânea
A mídia espontânea refere-se a exposição na mídia que você ganhou por meio do boca-a-boca. Se foi o fantástico conteúdo que você distribuiu, a influência de seus esforços de SEO, a experiência do cliente que você entregou, ou uma combinação de todos os três, mídia espontânea refere-se ao reconhecimento que você recebe como resultado.
Pode ser por meio de uma matéria na imprensa, críticas positivas, compartilhamentos de conteúdo, recomendações, e etc.
Graças ao aumento da popularidade de plataformas de mídia social como Twitter e Quora, tornou-se mais fácil para os escritores e jornalistas de conteúdo ampliar as citações e insights sobre seus artigos. Este tipo de citação ajuda a construir a confiança em torno de sua especialização.
Então, se você está ganhando indicações em sites externos ou você ganhou uma oportunidade de contribuir com eles regularmente, esse tipo de mídia ajuda a alimentar o topo do funil e apresentá-lo a leads.
Mídia Própria
Mídia própria é o conteúdo que você tem o controle total. Site da empresa, o seu blog, e suas contas de mídia social.
Enquanto o conteúdo de mídia própria pode assumir uma variedade de formas – posts, estudos de caso, white papers, etc. – o objetivo principal deste conteúdo é de continuar a agregar valor para os leads conforme eles se movem para baixo do funil. Esses ativos oferecem uma mensagem controlada, mas não excessivamente promocional.
Então, se você já percebeu onde está a mídia espontânea e quer conquistar um pouco mais, é importante que você se concentre em produzir este tipo de recursos valiosos e educacionais.
Mídia Paga
Atualmente, devido ao grande fluxo de informações é mais difícil fazer sua mensagem ser ouvida organicamente. Os meios pago servem como um método para a promoção de conteúdos e aumento da exposição. Existe uma variedade de modelos para mídia paga que você pode usar para amplificar sua mídia própria e ajudá-lo a ganhar mídia espontânea.
Por exemplo, as plataformas de mídia social como o Twitter, LinkedIn, Facebook, Pinterest, Instagram, podem ser aproveitadas para aumentar a sua exposição.
O LinkedIn é mais eficaz para o público B2B, mas você pode utilizar uma estratégia semelhante no Facebook ou Pinterest. Tudo depende de onde seu público-alvo está.