LIFOW apresenta um novo modelo ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades. Promove uma cultura onde a aprendizagem é contínua, incorporada e sempre disponível. A perspectiva de aprender à medida que você evolui no local de trabalho traz um senso aprimorado de engajamento e compromisso.
O microlearning pode acontecer enquanto você executa uma tarefa de trabalho ou faz uma pequena pausa. Torna o estudo mais relevante e eficaz no trabalho diário de uma pessoa.
A capacidade de se conectar com um colega ou um especialista no assunto para buscar ajuda específica relacionada ao trabalho ou aprender sobre um tópico relacionado à execução de uma determinada tarefa. O aprendizado pode acontecer no ambiente de trabalho ou em aplicativos de comunicação.
Por exemplo, o aprendizado pode ser enviado automaticamente ao funcionário usando técnicas artificiais baseadas nas tarefas que estão sendo executadas.
A aprendizagem no fluxo do trabalho não é apenas um novo conceito, mas uma realidade. Sua flexibilidade e a eficácia fazem com que o LIFOW ganhe força entre as empresas com cultura digital.
Encurtar a distância entre a informação e seu consumo para aprendizado facilita um fluxo contínuo de conteúdo relevante, eliminando armadilhas e lacunas de produtividade que são inevitáveis quando as empresas param de aprender algo novo. Com o aprendizado que é um processo perene que ocorre dentro do sistema, tanto seus funcionários quanto o público externo estão sempre munidos de informações atualizadas que são necessárias para impulsionar o desempenho máximo.
O Que é LIFOW (Learning In The Flow Of Work)
LIFOW (Learning In The Flow Of Work) é um conceito que defende e cria recursos para que a aprendizagem contínua aconteça, o conhecimento deve estar disponível dentro do fluxo de trabalho do estudante.
Em 2018, Josh Bersin apresentou o conceito de aprendizagem no fluxo de trabalho, ou seja, aprendizagem incorporada na experiência de trabalho. Isso permite um aprendizado contextual profundo entregue precisamente onde pode ter o maior impacto e relevância. Isso abre portas para o desenvolvimento, engajamento e retenção em um universo de alunos, incluindo funcionários, parceiros, clientes e outros públicos.
O LIFOW é integrado ao cotidiano, às tarefas e às atividades de um estudante. É entregue em microunidades e pode ser incorporado em um sistema, quando os cenários de aprendizagem combinada são necessários ou agregam valor.
Em um nível mais simplista, pense na função “Ajuda” de um aplicativo como o Microsoft Word. Quando você precisa de algumas informações, consulta diretamente a área Ajuda, e busca soluções e respostas específicas para uma necessidade sem sair do aplicativo. Esse é o conceito, mas seu potencial é ilimitado.
Em um modelo não LIFOW, o aprendizado geralmente ocorre bem antes de sua aplicação real. Normalmente, a essa altura, por causa da curva do esquecimento, a maioria dos alunos se esforça para lembrar como aplicar o conhecimento passado a uma situação de trabalho atual. Por isso, o LIFOW acontece exatamente na hora da necessidade.
On-the-Job e Just-in-Time
A natureza on-the-job e just-in-time do LIFOW garante uma melhor transferência de conhecimento para o mundo real. À medida que os funcionários encontram um novo desafio relacionado à tarefa no trabalho, eles se esforçam para aprender mais sobre como resolvê-lo. Isso os coloca em uma jornada de aprendizado alinhada ao seu fluxo de trabalho.
As organizações hoje enfrentam a ameaça constante da incerteza. O ritmo da mudança está além do exponencial. Muitas empresas desafiam o status quo transformando, interrompendo e, em alguns casos, eliminando mercados inteiros. A qualquer momento, turbulências políticas, econômicas e ambientais ameaçam mudar as regras do jogo.
Importância da Aprendizagem no Fluxo de Trabalho
A aprendizagem é o pilar do progresso e da adaptabilidade. O modelo de treinamento corporativo como workshops mensais ou anuais e treinamentos estruturados são, no contexto atual, tanto redundantes quanto irrelevantes. Cada dia é mais comum as pessoas reclamarem da falta de tempo. Isso nos leva à razão pela qual a maioria das pessoas hoje quer aprender no fluxo do trabalho.
Para as empresas, isso significa potencialmente construir uma única plataforma de integração que leve em consideração as necessidades de suas equipes e a organize tudo em um só lugar, tornando-a acessível o tempo todo. O LIFOW elimina obstáculos como agendas lotadas e trabalho remoto, fornecendo a cada membro da equipe o suporte certo no momento certo. Essa integração robusta inaugura processos otimizados, fornece insights sobre possíveis interrupções e abre caminho para a tomada de decisões em nível estratégico orientada por dados.
Por Que o LIFOW é uma Estratégia Importante para a Cultura Digital?
Um dos pilares da cultura digital é o lifelong learning, além da agilidade e flexibilidade. Sendo assim, o LIFOW se torna um dos meios para conquistar a cultura digital na sua empresa. A única certeza hoje é a mudança. Por isso, o aprendizado contínuo se faz necessário.
Em uma pesquisa global sobre as necessidades da força de trabalho, 87% dos executivos notaram lacunas de habilidades na força de trabalho. Para lidar com essas tendências, as pessoas devem adquirir novas competências, seja por upskilling ou reskilling. Embora esses termos geralmente sejam usados de forma intercambiável, pois se referem à aquisição de novas habilidades, eles têm significados diferentes.
Upskilling se concentra na educação continuada para melhorar o desempenho e o conhecimento em uma profissão atual ou em um campo específico. Essas habilidades também ajudam a se adaptar às mudanças nas condições do mercado. Muitas vezes, o upskilling aumenta o valor de um funcionário, atualizando seu conjunto de habilidades e posicionando-o para o futuro.
Reskilling adiciona novas habilidades para que uma pessoa possa mudar para um cargo diferente dentro da empresa ou em outra organização. Ele não apenas atualiza as habilidades existentes. O reskilling pode exigir a conclusão de vários programas de certificação, ou até mesmo a obtenção de um diploma, para se tornar capacitado em uma nova área.
Qual é a Diferença de Métodos Tradicionais de Treinamento?
No modelo tradicional de treinamento, o aprendizado ocorre muito antes que o conhecimento adquirido possa ser colocado em prática. Normalmente quando é hora de colocar esse conhecimento em prática já é tarde demais, nosso cérebro esqueceu as informações que aprendemos. Isso não é mera especulação.
A curva de aprendizado é a correlação entre o desempenho de um estudante em uma tarefa e o número de tentativas ou tempo necessário para concluir a tarefa. Essa teoria propõe que a eficiência de uma pessoa ao realizar determinada tarefa melhora ao longo do tempo quanto mais ela realiza a tarefa.
A novidade do modelo LIFOW está no fato de fornecer as informações necessárias quando realmente são necessárias. Esse método é particularmente eficaz porque fornece a informação certa no momento em que a pessoa está preparada para aprender e colocar esse conhecimento em prática.
Desta forma, a experiência de aprendizagem resultante está perfeitamente alinhada com o trabalho em questão. A formação deixa de ser um momento separado do trabalho, tornando-se parte integrante dele, melhorando a vida dos colaboradores e poupando recursos das empresas.
Quais Estratégias Precisam ser Implementadas para Tornar o LIFOW uma Realidade?
Um programa LIFOW abrangente envolve a implementação de várias estratégias. Algumas são:
- Microlearning – O conteúdo de aprendizado mais curto é ideal para aprender no momento de necessidade.
- Mobile Learning – Integrar a microaprendizagem aos dispositivos móveis, permite o aprendizado a qualquer hora e em qualquer lugar.
- Video Learning – O aprendizado baseado em vídeo facilita a aquisição de conhecimento no trabalho, atuando como ferramenta de suporte ao desempenho.
- PSTs – Hoje em dia, pausar o trabalho para aprender algo novo muitas vezes não é mais uma opção. Ferramentas de Suporte ao Desempenho (PSTs) e outros materiais (documentos em PDF, vídeos “como fazer”, checklists, modelos) são ótimas estratégias.
- Curadoria de Conteúdo – A marca registrada de um programa LIFOW eficaz é capacitar rapidamente os funcionários com o aprendizado de que precisam na hora certa. Ter conteúdo bem selecionado, indexado de forma eficiente e agrupado intuitivamente pode promover os objetivos de qualquer estratégia.
- Social Learning – Nem todo aprendizado acontece por meio de treinamento formal ou apenas no local de trabalho. Aprender no fluxo de trabalho, onde os alunos aprendem fora do local de trabalho com colegas e grupos de redes sociais, funciona bem para alunos híbridos.
- Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGC) – O LIFOW pode aproveitar o UGC para ajudar os funcionários a aproveitar as experiências de colegas e parceiros de negócios.
Para tirar o máximo proveito de qualquer programa LIFOW, é vital sustentar essas estratégias com ciclos de feedback que permitem uma troca de pontos de vista bidirecional entre as equipes de T&D e os estudantes. Também ajuda a implementar check-ins frequentes, especialmente em um ambiente de trabalho híbrido ou remoto. Finalmente, como o LIFOW é muitas vezes sensível ao tempo, fornecer aos alunos acesso a especialistas no assunto pode consolidar ainda mais a implementação bem-sucedida da estratégia.
Como Colocar o LIFOW em Prática?
Um bom programa LIFOW aproveita várias dimensões de suporte e melhoria de desempenho:
- Conduzir a Prática Deliberada – Os treinamentos formais são limitados no tempo. O LIFOW aproveita as oportunidades para que os funcionários pratiquem com segurança, sem riscos consideráveis, e aprimorem algumas habilidades introduzidas por meio de sessões formais de treinamento.
- Reforçar o Aprendizado – O LIFOW pode aproveitar as oportunidades para que funcionários remotos revisem, reciclem, atualizem e reforcem continuamente as habilidades e conceitos aprendidos durante o treinamento formal.
- Compensar a Curva de Esquecimento – Os alunos geralmente esquecem as coisas quando há um atraso entre o aprendizado formal e as instâncias em que os funcionários aplicam essas habilidades aos desafios do local de trabalho. Como parte de uma estratégia LIFOW, o aprendizado just-in-time e on-the-job ajudam os alunos a se lembrarem.
- Melhorar a Aplicação do Aprendizado no Trabalho – Por meio de treinamento continuado, os funcionários aprendem habilidades que melhoram o desempenho. As estratégias de aprendizado no fluxo de trabalho ajudam a traduzir esse aprendizado em ações.
- Difundir Novos Conceitos e Habilidades – Em um local de trabalho híbrido, onde instrutores, mentores e supervisores nem sempre estão disponíveis para ajudar os funcionários quando necessário, o LIFOW ajuda todos a adquirir rapidamente novas habilidades no momento de sua necessidade.
- Facilitar a Aprendizagem Espontânea – O LIFOW permite que os colaboradores pratiquem quando quiserem e aprimorem suas habilidades, mesmo aquelas adquiridas em treinamentos formais.
- Tornar o Conteúdo mais Estratégico – Disponibilizar o aprendizado na hora certa pode ser muito estratégico para todos os públicos de uma marca, não apenas para seus funcionários, mas também para os clientes.
Quais são os Exemplos de LIFOW?
O objetivo da aprendizagem no fluxo de trabalho é incorporar o aprendizado aos sistemas e plataformas que as pessoas já estão usando. Aqui estão alguns exemplos de como isso pode funcionar:
- Lançamentos de Produtos: treine suas equipes, parceiros e clientes sobre novos produtos ou processos
- Construção de Marca: use treinamento para mostrar a singularidade de sua organização
- Atendimento ao Cliente: transforme um ponto de frustração em uma experiência que encanta
Nesses cenários, o conteúdo se mantém fresco na mente do estudante e é colocado em prática imediatamente, o que melhora tanto a aquisição de conhecimento quanto a capacidade de recordar informações posteriormente.
Conclusão
O mercado de aprendizagem corporativa está se transformando de maneiras empolgantes e há uma grande oportunidade em novos modelos para impactar positivamente os negócios. Líderes devem agora aproveitar este momento para se preparar para o futuro do trabalho. Melhor ainda se tudo isso acontece quando o aprendizado é mais conveniente, eficaz e envolvente.
Essas experiências imersivas aumentam a capacidade de atrair, reter e retreinar talentos, enquanto protegem a agilidade e flexibilidade que toda marca precisa para prosperar.