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Devido a grande confusão em entender como funciona seu novo algoritmo, o Instagram reuniu um grupo de jornalistas na semana passada para oferecer insights sobre os fatores que afetam o conteúdo que você vê e em que ordem você o vê. Nesse post eu fiz um resumo com mais novidades sobre o novo algoritmo do Instagram.

Em primeiro lugar, o Instagram alega que esse novo feed aumentou o número de postagens que os usuários veem. Antes da mudança do feed cronológico em 2016, os usuários estavam perdendo 50% das postagens de seus amigos. Desde que o novo feed foi introduzido os usuários veem 90% das postagens de seus amigos.

Quanto mais você interage com alguém na plataforma, maior a probabilidade de ver o conteúdo dessas pessoas/marcas. Isso você já deve ter percebido, quando você curte um post de uma determinada conta, na sequência aparecem mais posts dessa mesma conta.

Segundo o Instagram, três fatores principais moldam o que você vê quando abre o aplicativo. São eles: interesse, atualidade e relacionamento.

Novo Algoritmo do Instagram

O Instagram se baseia em machine learning para criar um feed exclusivo para cada usuário. Mesmo que você siga exatamente as mesmas contas que outra pessoa, você receberá um feed personalizado com base em como você interage com essas contas.

Três Fatores no Novo Algoritmo do Instagram

Vamos entender os três fatores principais que determinam o que você vê no seu feed do Instagram:

  • Interesse: O Instagram classifica uma postagem segundo o que é importante para você, pelo comportamento anterior em um conteúdo semelhante. O Instagram estuda para poder prever o tipo de post que mais vai te interessar. Quanto mais eles acharem que você vai gostar dessa postagem, mais alta a chance dela aparecer no seu feed.
  • Atualidade: Faz quanto tempo que o conteúdo foi compartilhado? O feed não é mais cronológico, mas mesmo assim o novo algoritmo do Instagram prioriza as postagens recentes. Essa correção foi implementada por conta do final do ano passado, quando muitas pessoas ainda estavam vendo as mensagens de Natal, mesmo tendo passado o Ano Novo.
  • Relacionamento: Aqui entra o grau de proximidade entre as duas pessoas (contas). Se você já interagiu várias vezes com essa conta anteriormente, então o conteúdo dela será prioridade para você. Tudo conta como interação, curtidas, comentários, marcações…

Outros fatores

Além desses fatores principais, outros três também influenciam.

  • Frequência: Com que frequência você abre o aplicativo do Instagram? Se você for uma pessoa que costuma acessar e navegar bastante no feed, ele vai aparecer mais cronológico, já que a prioridade do Instagram agora é mostrar posts mais recentes. Se você é uma pessoa que acessa menos o aplicativo, seu feed será classificado de acordo com o que o Instagram acha que você mais gosta, em vez de cronologicamente.
  • Seguindo: Se você segue um monte de gente, o Instagram tem mais opções para escolher, então você provavelmente não verá todas as postagens de todas as contas. Talvez tenha sido essa a razão do Instagram criar a opção de ocultar posts de algumas pessoas. Para você ter um feed mais limpo.
  • Uso: Se você passa muito tempo no Instagram, verá mais postagens, ou seja, o Instagram terá mais conteúdo para analisar como sendo do seu interesse. Se você gastar apenas alguns minutos no aplicativo todos os dias, receberá apenas os destaques do algoritmo.

Mitos Sobre o Algoritmo do Instagram

Nessa reunião com jornalistas, a equipe do Instagram também respondeu as perguntas mais comuns e teorias da conspiração sobre como seu feed funciona.

O feed cronológico vai voltar?

O Instagram não está considerando a opção voltar com o antigo feed cronológico porque ele não deseja adicionar mais complexidade, mas está ouvindo os usuários que não gostam do algoritmo.

O Instagram estava testando um botão de “novas postagens”, mas parece que eles descartaram isso. Também confirmaram que o algoritmo não oculta postagens, apenas privilegia algumas, então se você rolar todo o feed, com certeza verá todas as postagens.

Vídeo tem mais visibilidade que foto?

Não mais. Embora isso possa ter sido verdade no passado, quando os vídeos eram uma coisa nova no Instagram. A classificação do feed segundo o algoritmo não favorece o formato de foto ou vídeo, mas os feeds das pessoas são ajustados com base no tipo de conteúdo com o qual elas se envolvem com mais frequência, por isso, se uma pessoa raramente para e assiste vídeos no feed, verá menos deles.

O uso de novos recursos aumenta o alcance?

Não, usar o Instagram Stories ou o Instagram Live não ajuda mais suas postagens no feed.

Aqui é importante ressaltar que outros estudos destacaram que o uso dos Stories e das Lives aumentava a interação das pessoas e com isso seus posts de feed ganhavam postos extra. Durante a reunião da semana passada, o designer de produto do Instagram, Julian Gutman, disse que “não favorecemos contas que usam partes diferentes do aplicativo mais do que outras. A única maneira de posicionar bem seu conteúdo é produzir um ótimo conteúdo.

E sobre as hashtags?

Essa aqui é a campeã de mitos. Nenhuma outra questão no Instagram gera mais dúvidas que o uso das hashtags.

Segundo o Instagram: “o shadowban não existe”. Um ano atrás, muitas contas do Instagram foram afetadas por um misterioso bug no aplicativo, que efetivamente baniu posts que usavam as mesmas hashtags repetidamente, o que o Instagram classificou como comportamento de spam.

No entanto, isso não é mais o caso. O Instagram diz que “não esconde o conteúdo das pessoas por postar muitas hashtags ou outras ações”.

Mas… Com a opção das pessoas marcarem um post como “não relevante” ou “não interessante”, eu acho que vale muito a pena tratar suas hashtags com cuidado e atenção.

Com a opção das pessoas marcarem um post como "não relevante" ou "não interessante", eu acho que vale muito a pena tratar suas hashtags com cuidado e atenção

Independente de o banimento ser ou não real, eu recomendo que você use as hashtags de maneira estratégica. Para isso, leia esse outro post aqui no blog:

🔗 Como Usar Hashtags no Instagram

Conclusão

Claro que o Instagram não vai revelar os detalhes exatos de como funciona o algoritmo. Afinal, isso só encorajaria as pessoas a focarem nesses truques. No entanto, a empresa insiste que muitas das afirmações polêmicas e assustadoras sobre o algoritmo simplesmente não são verdadeiras.

O que podemos perceber é a vontade de equilibrar relacionamentos e interesses na hora de decidir o que vai aparecer primeiro no feed. Eu acho que fica claro que se você interage com alguém, você chama atenção para sua conta. Tendo assim a chance dessa pessoa começar a interagir com você e ver seus posts no feed.

Acompanhar as novidades e atualizações é crucial para que você tenha sucesso no Marketing. Principalmente nas Redes Sociais. Tudo muda o tempo todo. Novas funções, novas opções, novos formatos. Você precisa estar sempre informado das novas ondas que chegam a todo momento.

O que você acha do novo algoritmo do Instagram? Deixe seus comentários e dúvidas!

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8 Comments

    • cristianethiel Reply

      Olá Gustavo. Obrigada por deixar seu comentário.

  1. Marco Antonio Reply

    ótimo, também gostei muito da matéria. me sinto privilegiado por estar compartilhando comigo essas informações. obrigado!!

  2. Parabéns. Como sempre sua matéria é muito informativa. Surgiu uma duvida: para criar engajamento é preciso comentar além de curtir? Já ouvi dizer q é preciso escrever 4 palavras e não pode emojis … é verdadeiro?’

    • cristianethiel Reply

      Sim, existe essa observação. Não é uma informação oficial do Instagram, mas apenas comentar com emojis e menos de 4 palavras pode ser considerado automação e não comunicação autêntica (humana) pelo algoritmo.

  3. Oi Cristiane. Acho o assunto interessante e pertinente. Mas continuo com extrema dificuldade de encontrar o meu público alvo e isso interfere muito no meu posicionamento dentro do instagram. As vezes acho que só robôs curtem o meu conteúdo. Não tenho dificuldades em encontrar avatar dos meus clientes, mas para mim é muito complicado.

    Eu trabalho como profissional de Redes Sociais e já vi muita gente com essa mesma dificuldade.

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