Compartilhe:

Manual de Marca é um documento desenvolvido para garantir que a sua marca se comunique da maneira mais assertiva possível. Apresenta as diretrizes que você estabeleceu para mantê-la coerente e consistente.

Uma marca não é apenas um conjunto de elementos visuais. O objetivo de um manual de marca é ajudar o mundo a se conectar com sua essência. Um design bonito chama a atenção, mas devemos nos focar em comunicar algo a mais que gere a conexão emocional.

Este documento também pode ser chamando de:

  • Brand Guidelines
  • Brand Guide
  • Style Guide
  • Brand Book

Em suma, é o Guia de Estilo da Marca. Todos estes termos se referem à mesma coisa, ou seja, um documento oficial que explica a identidade da marca e descreve os padrões de comunicação que devem ser mantidos.

Manual de Marca

A confiança é um componente chave para conquistar novos negócios e cultivar relacionamentos duradouros com seus clientes. Porém, a confiança não é algo que acontece da noite para o dia. A confiança deve ser conquistada.

A confiança é conquistada por meio de um relacionamento consistente.

A consistência da marca se traduz diretamente em valor, pois fornece aos potenciais clientes uma plataforma confiável a partir da qual eles podem entender claramente o tipo de compromisso que você oferece. Isto tudo significa lucro, receita. Ou quem sabe a perda de oportunidades, caso você esteja ignorando este componente tão importante.

Uma comunicação sem consistência prejudica a confiabilidade da sua marca. Como resultado, isso pode impactar negativamente as opiniões das pessoas e sua decisão de fazer negócios com você. O dano, embora grave, não é irreparável. Ainda assim, exige um esforço significativo para recuperar potenciais clientes perdidos ou confusos.

O Que é um Manual de Marca?

Criar uma identidade de marca não é tão fácil quanto parece, mas quando bem-feito, realmente parece algo simples e sem muito esforço. Isso ocorre porque um ótimo guia de estilo de marca conta a história coesa de sua empresa por meio de um conteúdo estratégico que revela não apenas seus valores de marca, mas também a força de sua marca.

Uma identidade reconhecível é o primeiro passo para conquistar uma marca de sucesso, mas você não pode simplesmente criar um guia de estilo de marca por capricho. São muitos os elementos, desde design ao tom de voz, que precisam funcionar juntos para comunicar uma marca integrada.

Um manual de marca é um kit de ferramentas para ajudá-lo a apresentar uma marca consistente e coesa para o mundo. Vamos ver os elementos que podemos destacar neste documento.

O Que é um Manual de Marca?

Logo

Sobretudo, um logo é a primeira apresentação da sua marca. É uma parte integrante de sua identidade visual e personalidade de marca. Ele cria um vínculo duradouro entre a empresa e os clientes.

Tipologia

Assim como sua marca, cada fonte tem sua personalidade. Então, pense nisso quando for definir a tipologia da sua marca. A tipografia certa dá o tom da sua comunicação.

Cores

As emoções dominam o processo para a tomada de decisão. Use cores específicas para evocar as emoção certas. O neurocientista Antonio Damasio explica: “o que as pessoas sentem sobre sua marca é na verdade mais importante do que o que as pessoas pensam.”

Quando você associa emoções fortes a um esquema de cores que evoca sentimentos, obtém uma paleta de cores que realmente causa impacto. Leia mais sobre a Psicologia das Cores no Marketing.

Estes são alguns dos elementos visuais que podemos incluir no manual de marca, mas não paramos por aí. Também definimos estilos de fotografia, ilustração, ícones, gráficos, entre outros.

Coração e Alma da Marca

Até aqui, eu falei sobre a apresentação visual da sua marca. Contudo, sabemos que a comunicação é muito mais que isso. Isto porque não faz sentido usar imagens divertidas e cores vibrantes com uma linguagem desanimada ou com temas enfadonhos em seus posts.

Então, definir o tom de voz e o estilo de comunicação de sua marca guia na produção conteúdo que fala com a sua audiência da maneira certa.

Seu objetivo é desenvolver um guia de estilo prático que capacite todos os envolvidos com a sua marca na hora de criar conteúdo. Embora muitos entendam o brand book como algo relacionado apenas ao design, este documento deve ir além da aparência e abordar todo o jeito de falar da sua marca.

Portanto, você deve apresentar os princípios fundamentais da sua marca. São informações importantes que podem afetar tudo. Estou me referindo ao seu propósito como marca, valores, missão e visão. É claro que não paramos por aí. Também devemos descrever a voz da marca, personalidade, mensagem e proposta de valor.

Por Que um Manual de Marca é Importante?

Segundo a pesquisa State of Brand Consistency, as empresas com branding consistente podem aumentar sua receita em até 33%.

Embora 95% das organizações tenham um manual de marca, apenas 25% realmente o aplicam de maneira consistente, daí porque essas empresas não estão vendo resultados.

Então, desenvolver e fazer cumprir as diretrizes de marca ajuda as empresas (e profissionais) a alcançar a consistência necessária para o reconhecimento e lealdade.

Por que você precisa de um Brand Book?

Será que marcas pessoais também precisam de um manual de marca? Um brand book serve para definir e articular os pilares da marca: missão, valores, identidade visual, personalidade e aplicações.

As marcas pessoais também precisam dessa clareza. Independente de você terceirizar a produção de conteúdo ou fazer tudo por você mesmo. Nós somos seres únicos e muito mais complexos do que a parte que apresentamos por meio da marca. Estamos sempre mudando, aprendendo e crescendo. Portanto, este documento não visa te definir para te limitar, mas serve como um maravilhoso exercício de autoconhecimento e autoexpressão.

Certamente um brand book para sua marca pessoal vai te dar a perfeita sensação de clareza e confiança para se comunicar com coerência e consistência.

Por que você precisa de um Brand Book?

Como Criar um Manual de Marca?

Em primeiro lugar, escolha o formato que vai usar. Você pode criar seu próprio brand book usando algum modelo oferecido pelo Canva, documentos como Word ou Google Doc e até mesmo slides como PowerPoint ou Apresentações do Google.

Em seguida, descubra o que você deseja incluir em seu brand book. Você já sabe o essencial para que seu manual de marca seja relevante e aplicável. Cada marca tem suas próprias necessidades. Em suma, você deve falar sobre:

  • Identidade da Marca (essência, valores, visão e missão)
  • Identidade Visual da Marca (logo, cores, fontes, e etc.)
  • Estilo de Comunicação (voz da marca, mensagem e proposta de valor)

Trabalhe seu rascunho inicial. Antes de iniciar o layout final do seu brand book, você deve pelo menos ter seu rascunho inicial pronto. Ou seja, este rascunho é como seu inventário. Então, somente quando todos os elementos de seu rascunho forem definidos, você deve passar para a próxima etapa.

Crie seu brand book. Assim, com seu rascunho está finalizado, você pode estruturar o manual de marca. Mas antes, verifique se incluiu todos os detalhes importantes. Não se preocupe com a quantidade de informação. Algumas empresas definem tudo que precisam em apenas uma página.

Atualize seu manual de marca sempre que necessário. Marcas são vivas. Porque, como nós, elas evoluem, aprendem e crescem. Registre as mudanças em seu manual. Seu brand book também deve refletir a evolução da marca. Não precisa manter as informações anteriores no mesmo arquivo, salve novas versões. Mantenha apenas o que ainda é aplicável.

Não se afogue em longas explicações. Quanto mais simples forem suas diretrizes, mais fácil será entendê-las.

Exemplos de Brand Book

Por fim, eu realmente gosto muito da maneira como estas marcas resumiram tudo em suas diretrizes. Veja se estas inspirações servem como uma motivação para você começar seu brand book hoje mesmo.

Seu brand book é uma peça fundamental para manter a comunicação da sua marca consistente e confiável. Conforme seus negócios forem expandindo, este documento ajudará a manter todos em sintonia com os requisitos e padrões da marca.

Assim, você garante que sua marca fique na mente da sua audiência.

http://t.me/brandingdigital
Compartilhe:

Write A Comment