Compartilhe:

Marketing de conteúdo ágil é uma abordagem flexível e orientada pelo desempenho. Quando adotamos uma estratégia de conteúdo ágil podemos criar, testar e avaliar quais temas ou formatos são mais bem-sucedidos. Isso nos leva a um melhor desempenho e mais rapidez tanto na produção como na análise.

O conteúdo ágil exige uma atitude orientada aos dados e constante otimização para ter um melhor desempenho ou refletir as necessidades atuais. O marketing de conteúdo visa construir a credibilidade e reputação da marca. Isso porque o conteúdo de uma marca deve ajudar o cliente ou potencial cliente a resolver problemas, tomar decisões e avaliar suas escolhas.

O marketing ágil tenta encontrar o equilíbrio entre estrutura e flexibilidade. Cria expectativas de conteúdo e cronogramas de projeto, ao mesmo tempo que dá a liberdade suficiente para avaliar se o conteúdo está agregando valor. Podemos então planejar séries de conteúdo mais curtas e, em seguida, avaliar se gerou valor.

Marketing de Conteúdo Ágil: Melhor e Mais Rápido

Metodologias Ágeis

O termo ágil ou agile descreve o que pode ser facilmente ajustado, aperfeiçoado e dividido em partes gerenciáveis ​​para se adequar a uma variedade de objetivos.

Em primeiro lugar, ágil era um termo usado pelos desenvolvedores em seus projetos de softwares. Nesse contexto, o desenvolvimento do produto (software) é dividido em tarefas para que possa ser concluído em porções de tempo menores e mais gerenciáveis. Por outro lado, ser ágil é uma estratégia de trabalho organizada e metódica, desenvolvida com a intenção de testes, melhorias e desenvolvimentos constantes.

O caminho se faz ao caminhar.

Em suma, agile é uma abordagem de gerenciamento de projetos que se baseia fortemente em prazos curtos, adaptabilidade e iteração. Então, quando pensamos em marketing, sua importância está relacionada à necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças de prioridades e de comportamento do consumidor.

Por isso, nos últimos anos, as metodologias ágeis se expandiram para vários domínios dos negócios, incluindo o marketing de conteúdo.

Marketing de Conteúdo Ágil

Marketing de conteúdo ágil é o processo de ressignificação do conteúdo para atender a uma variedade de necessidades e objetivos de negócios. Então, podemos dizer que trabalhar dessa maneira é mais eficiente porque não exige que façamos tudo do zero sempre.

Personas são um componente-chave da estratégia de conteúdo, mas às vezes podem levar semanas (ou meses) para pesquisar e criar. Esse tipo de investimento inicial massivo simplesmente não combina com a abordagem ágil.

Em vez disso, podemos abraçar o conceito de uma persona mínima viável. Ou seja, uma persona que nos dê informações suficientes sobre um segmento de público para criar nossas primeiras peças de conteúdo.

Em seguida, abordamos cada novo conteúdo com dois objetivos. Obviamente, queremos atingir nossos objetivos de negócios, mas também queremos aprender cada vez mais sobre a audiência e como eles respondem (ou não) ao nosso conteúdo.

Conforme o tempo passa e obtemos mais dados, construímos uma versão mais detalhada da persona e, simultaneamente, refinamos a estratégia de conteúdo.

Quais são os benefícios de uma estratégia de conteúdo ágil?

No mundo do marketing de conteúdo, as metodologias ágeis oferecem muitos benefícios para empresas ou marcas de qualquer tamanho.

Conteúdo Contextual

Uma maneira de fornecer informações certas, relevantes e contextuais para as pessoas certas no momento certo. As marcas precisam entregar conteúdos significativos para os clientes em potencial que pesquisam a qualquer hora, em qualquer dispositivo e nos mais diferentes canais.

Servir a audiência com as informações corretas que refletem seus pontos de dor e possíveis soluções, abordando diversas áreas de interesse. Tudo isso garante que a experiência dos clientes em potencial seja aprimorada e o ciclo de vendas seja encurtado e acelerado.

Além disso, a entrega oportuna de informações contextuais mantém a função do marketing no conteúdo.

Ajustes em Tempo Real

Possibilita as alterações em tempo real sempre que necessário. Muitas vezes, ter uma informação desatualizada em um artigo de blog, por exemplo, pode ser prejudicial à reputação geral da empresa. As marcas podem ajustar suas estratégias para evitar a entrega de algo que está desatualizado, desalinhado ou inadequado.

Processo Simplificado

O marketing de conteúdo ágil reduz os ciclos desnecessários e torna o processo de criação de conteúdo mais claro e simples. Como o acompanhamento é constante e o planejamento flexível, a produção se concentra em um nicho enquanto cria as peças de conteúdo para atender aos requisitos das personas específicas. O que reduz a irrelevância e ajuda a criar conteúdo de alto valor.

Amplificação do Conteúdo

Um dos melhores benefícios de empregar o marketing de conteúdo ágil é que ele permite o reaproveitamento de partes do conteúdo. Além de criar o conteúdo voltado para os mais variados canais, podemos multiplicar a produção quando desdobramos conteúdos mais longos em formatos mais curtos.

Como Implementar o Marketing de Conteúdo Ágil

A maioria dos esforços em marketing de conteúdo começa com muita motivação e dedicação, mas acaba abandonada. Isso porque não é um jogo de curto prazo e cada marca tem suas peculiaridades. É preciso paciência e conhecimento dos seus pontos fortes e fracos.

O objetivo de um programa marketing de conteúdo ágil é melhorar seu desempenho com menos esforço. Ou seja, produzir mais e melhor. Ser capaz de fazer mais com menos recursos. O sonho de toda marca, certo?

Porém, sem um entendimento profundo de quais são os objetivos gerais de negócios ou quem é o cliente que a marca deseja alcançar, seu empenho não terá sucesso.

Como Implementar o Marketing de Conteúdo Ágil

Objetivo e Audiência

O ponto de partida de uma estratégia ágil deve ser garantir que a produção de conteúdo esteja alinhada com os objetivos de negócios. Então, talvez haja uma expectativa em melhorar o tráfego para o site, aumentar o reconhecimento da marca ou até mesmo gerar leads. Ou talvez o foco esteja em esforços de curto prazo, incluindo a divulgação de um novo produto.

Quaisquer que sejam esses objetivos, conhecê-los é o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida. Isso não muda quando estamos falando em metodologias ágeis. Porque é importante ter certeza de que todos os envolvidos entendem os objetivos de negócios para garantir que eles estejam trabalhando para alcançá-los com cada ativo produzido.

Linha Editorial e Calendário de Conteúdo

Sem um calendário editorial, é difícil se manter no caminho certo para produzir um ótimo conteúdo semana após semana. Sempre focando na qualidade sobre a quantidade. Dessa maneira, você se certifica de alocar seus recursos da melhor forma possível.

Seu conteúdo deve ser planejado pensando nos objetivos de negócio, ou seja, seguindo a jornada do comprador. Além disso, precisa responder as perguntas da audiência. Para isso, o conteúdo aborda as dores, problemas, desejos e sonhos dessas pessoas.

🔗 Como Alinhar Marketing de Conteúdo e Jornada do Comprador

Os três pontos principais que você deve ter em mente ao desenvolver seu plano de conteúdo são:

  • Motivações: Onde a audiência está agora? Que dificuldades ela está enfrentando?
  • Ganhos: Qual a transformação sonhada por essas pessoas?
  • Objeções: Quais são as possíveis objeções na hora de escolher a sua solução?

O Que é Quantidade Iterada?

Você já ouviu esse termo? Trata-se do equilíbrio entre quantidade e qualidade. Isso porque todo mundo sabe que quando se trata de conteúdo, a qualidade é mais importante que a quantidade. Porém, vale ressaltar que não adianta ter um ótimo conteúdo, mas com pouca consistência.

Iteração é o processo de repetir etapas buscando a evolução e o aperfeiçoamento. Sendo assim, nos permite simplificar nosso processo, tendo consciência de que repetiremos certas etapas até que seja necessário ajustar e corrigir. Isso torna tudo mais rápido e simples, porque vamos excluir etapas desnecessárias.

O Marketing Iterativo é uma metodologia estruturada para planejar, executar e otimizar o marketing. É independente de plataforma, mas fornece um conjunto de ferramentas e técnicas para aplicar a melhoria contínua à sua atividade de marketing. Então, podemos aplicar essa ideia à produção de conteúdo.

Não adianta produzir e compartilhar uma grande quantidade de conteúdo sem ter um olhar analítico sobre os resultados. Quando falamos sobre conteúdo, esse olhar deve se voltar a questões como design, formato, linguagem, temas, e etc. Ou seja, são muitos fatores e variáveis que precisamos analisar.

Isso é quantidade iterada. Você cria pequenos ciclos de conteúdo, de maneira que possa avaliar e corrigir com mais rapidez.

Entenda o Processo do Marketing de Conteúdo Ágil

Entenda o Processo do Marketing de Conteúdo Ágil

Até aqui, nada muito diferente do que já estamos acostumados a falar sobre estratégia de marketing de conteúdo. Agora é a hora que o marketing de conteúdo ágil acontece.

Eficiente e efetivo. Para criar um programa ágil de marketing de conteúdo, você precisa garantir que todas as etapas do processo, incluindo a criação, produção e distribuição do conteúdo sejam eficientes e efetivas.

Criar um calendário editorial é um passo em direção à eficiência e eficácia do conteúdo, mas as outras partes do processo devem ser otimizadas de acordo.

Ideação de Conteúdo

Gosto de chamar essa parte de “rascunho de ideias” e ela começa com seu “inventário de conteúdo”. Nenhuma ideia de tópico é ruim, mesmo que ela não aconteça. Suas ideias ficam guardadas em um lugar separado, elas não fazem parte do calendário. Quando você guarda esse reservatório de ideias tem sempre um recurso extra para acelerar a produção.

Então, quando você estiver planejando o próximo trimestre ou mês de conteúdo, poderá economizar tempo procurando lá primeiro ou refinando os tópicos conforme necessário para alcançar os resultados desejados. Como bônus, essa prática melhora a colaboração e a comunicação entre departamentos e todos se sentem incluídos no processo de desenvolvimento de conteúdo.

Produção do Conteúdo

Para economizar tempo durante o processo de produção, primeiro você deve saber o que torna um conteúdo relevante e cativante.

Ele começa com um título que atrai os leitores, uma introdução que os prende e um corpo repleto de informações acionáveis e envolventes. Antes de mergulhar na produção, pense em como contar sua história de uma forma convincente. Compreender os fundamentos irá, em última análise, poupar tempo a longo prazo e também ajudá-lo a produzir conteúdo mais eficaz.

Em um nível mais tático, as marcas podem economizar tempo alocando horários específicos para a produção. Além disso, definindo metas diárias ou semanais e eliminando distrações nesses períodos. Outra tática é organizar seu conteúdo em séries. Assim, é mais eficiente lidar com várias peças sobre um tópico semelhante enquanto ele está fresco em sua mente.

Distribuição do Conteúdo

Promover e compartilhar seu conteúdo é tão importante quanto o próprio conteúdo. Estabelecer um fluxo de trabalho para compartilhar conteúdo é fundamental para economizar tempo e recursos. Antes de começar a produção, entenda como você promoverá seu conteúdo, incluindo a identificação dos melhores canais. Dessa forma, você não perderá tempo após a publicação tentando descobrir a melhor maneira de distribuí-lo.

Para realmente maximizar sua estratégia de distribuição de conteúdo, pense em como pode otimizar a adequação do conteúdo para diferentes canais sem ter que refazer cada peça de conteúdo.

Conclusão

Não importa quais são os objetivos de seu programa de marketing de conteúdo ágil, uma característica essencial é interpretar as métricas de desempenho e direcionar a estratégia de acordo. As verificações regulares de desempenho validam se o seu conteúdo está progredindo em relação às metas gerais do programa ou alertam você para o fato de que a estratégia não está funcionando.

Com uma estratégia de marketing de conteúdo ágil implementada, você poderá produzir o melhor conteúdo com mais rapidez e provar o ROI. Essa é a metodologia que eu aplico na Consultoria em Marketing de Conteúdo. Para saber mais, clique aqui e vamos trabalhar juntos.

Compartilhe:

Write A Comment