SEO não é conteúdo de baixa qualidade e rico em palavras-chave. Para tornar um site bem-sucedido, os especialistas em SEO precisam de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Nesse post vamos entender como e porque pensar no Marketing de Conteúdo como uma estratégia de SEO.
SEO (Search Engine Optimization) é uma área de estudo bastante movimentada e dinâmica. Como os mecanismos de busca atualizam regularmente seus algoritmos para levar em conta novos fatores ao calcular a classificação de um site, posicionar bem os sites está se tornando cada vez mais desafiador.
Por isso que eu começo esse post falando sobre a necessidade de pensar o SEO muito além de palavras-chave e questões técnicas que visam agradar os indexadores dos mecanismos de busca.
Na realidade, a abordagem mais inteligente do SEO vem na forma de Marketing de Conteúdo. Para que o SEO funcione, precisamos de um toque humano, mas também de recursos criativos.
Isso significa que o Marketing de Conteúdo substitui o SEO?
Alguns dizem que o Marketing de Conteúdo está no caminho de ultrapassar completamente o SEO. Essa afirmação é claramente exagerada.
Não faz sentido separar SEO e Marketing de Conteúdo quando eles combinam de maneira tão perfeita, e com resultados tão incríveis.
Embora o SEO seja uma disciplina estreita e técnica, o Marketing de Conteúdo sugere uma abordagem mais holística e geralmente é mais amplo. Inclui muitos tipos de conteúdo: postagens de blog, redes sociais, vídeos, infográficos, apresentações e muito mais.
Mas isso não significa que eles devam ser separados.
Marketing de Conteúdo e SEO se Alinham
SEO não funciona sem conteúdo. Precisa de palavras-chave, frases, imagens, textos e artigos. O Marketing de Conteúdo fornece isso. Pense no Marketing de Conteúdo como uma aplicação prática do SEO na forma de conteúdo.
O Marketing de Conteúdo significa produzir conteúdo que é escrito para humanos, mas também pensar em como esse conteúdo será indexado e encontrado.
Marketing de Conteúdo Como uma Estratégia de SEO
Quando lembramos do passado, apenas as marcas mais proeminentes com orçamentos milionários de Marketing podiam pagar pelo Marketing de Conteúdo.
Elas publicavam em sites e portais de grande autoridade como forma de adquirir links valiosos. Naquela época, esse tipo de campanha promocional estava bem fora do alcance financeiro das pequenas e médias empresas.
O pequeno empreendedor só poderia sonhar com essa estratégia sofisticada de construção de links de valor. Mas hoje, a situação parece completamente diferente, e entrar em contato com os editores é mais fácil do que nunca.
O Marketing de Conteúdo é de grande valor para o link building como uma maneira comprovada de adquirir backlinks de qualidade. Se você está pensando em investir em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, agora é o melhor momento.
Entre em contato comigo e tire suas dúvidas sobre SEO e Marketing de Conteúdo, eu vou adorar te ajudar.