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Se um dia todos curtem o que você compartilha e no outro ninguém liga, com certeza você está se perguntando por que o Marketing de Conteúdo não funciona para sua empresa.

Pense nesse post como uma ferramenta de diagnóstico para o seu Marketing de Conteúdo e avalie onde você pode melhorar.

Marketing de Conteúdo não Funciona? Descubra Porque!

Seu Marketing de Conteúdo não Funciona?

Sem metas, você não terá como saber se o que você está fazendo funciona ou não.

Cada meta que você define tem diferentes maneiras de se acompanhar e você não necessariamente as atingirá imediatamente, mas deve começar a acompanhar da maneira certa para saber se está ou não evoluindo.

Tenha em mente que o Marketing de Conteúdo deve começar com metas de negócios.

É importante medir o retorno que seu conteúdo traz para seu negócio, mas a melhor medida é saber o quanto seu conteúdo está de fato ajudando as pessoas. Porque quanto mais seu conteúdo ajudar as pessoas, mais ele estará dizendo ao mundo que você, de fato, é bom no que faz.

Alguns profissionais defendem a ideia de que Marketing de Conteúdo já é uma linguagem obsoleta. Pois o Marketing de Conteúdo já se tornou o próprio Marketing.

Porém, está funcionando? Só porque algo é comum, popular ou importante, isso não significa automaticamente que está funcionando.

Por que o Marketing de Conteúdo não funciona para você?

Aqui estão alguns dos motivos mais comuns. Veja se você consegue se identificar com algum deles.

Você não tem estratégia

Você sabe que deve investir em Marketing de Conteúdo. Então você publica ocasionalmente em seu blog, faz Stories no Instagram, mas não tem nenhum plano ou meta real para o que você está fazendo.

Como eu já abordei nesse artigo e em tantos outros, tudo começa na estratégia.

Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.
– Lewis Carroll

Para realmente dominar o Marketing de Conteúdo e ter resultados positivos, você precisa de uma estratégia bem pensada.

Você precisa de um plano e precisa ter uma ideia do que está fazendo com seu conteúdo. Não basta apenas criar conteúdo, simplesmente por criar conteúdo.

Sem uma estratégia, você estará perdendo tempo e dinheiro.

Como Corrigir

Você precisa pensar sobre o propósito do seu conteúdo, tipos de conteúdo, audiência, alcance e metas.

Você deve saber o que deseja alcançar e como medirá os resultados.

Sua estratégia deve incluir os KPIs e a meta que você deseja que cada parte do conteúdo atinja, como visualizações, compartilhamentos, tráfego, leads, conversões, envolvimento e reconhecimento da marca.

Você não está contando nenhuma novidade

É tanta informação. O que mais escuto são as pessoas dizendo que não dão conta de tanto email, tanto ebook…

Antes de compartilhar com sua rede faça uma avaliação honesta se você vai realmente agregar alguma novidade a conversa.

Se o seu conteúdo não for especial, ele ficará perdido em um ambiente digital esmagadoramente lotado e não se destacará como algo que vale a pena ler.

Como Corrigir

Torne seu conteúdo mais emocionante, interessante, instigante e certifique-se de que ele seja comunicado de maneira eficaz.

Seus clientes têm problemas que sua empresa ajuda a resolver – concentre-se em ajudar seu público a aliviar essas dores e atingir suas metas.

Mesmo se você está em um segmento considerado “chato”, aborde suas ideias e tópicos de diferentes ângulos para fornecer ao seu público algo que valha a pena prestar atenção.

Seja original, dê uma opinião, contraste um ponto de vista.

Use sua voz de marca.

Comunique seus valores, enfrente as dores do seu público, seja memorável e faça as pessoas quererem voltar para mais.

Você não está criando conteúdo para sua audiência

Você realmente sabe o que seu público quer? Você está respondendo às perguntas deles? Você está abordando seus desejos e necessidades? Você conhece seu público?

Você sabe quem é seu público? Você está se concentrando em um público muito grande? Ou possivelmente o público errado?

Como Corrigir

Pesquise seu público. Você não pode ser tudo para todos.

Você pode criar uma pesquisa ou entrevistar seus clientes para saber exatamente o que eles querem.

Aproveite as redes sociais para se conectar com essas pessoas e saber mais sobre elas.

Use sites e fóruns relevantes do seu setor para descobrir perguntas que as pessoas estão fazendo sobre os tópicos que você deseja abordar.

Quando você entrega uma solução, cria um relacionamento e ganha confiança.

Você não distribui corretamente seu conteúdo

O Marketing de Conteúdo é fácil, publico um post no meu blog e espero que as pessoas me achem por meio do Google. Certo?

Se fosse assim…

Criar conteúdo é apenas parte da batalha, a outra parte é promovê-lo.

Mesmo que você tenha o melhor conteúdo de todos os tempos, ninguém o lerá se não puder encontrá-lo.

Que tal relembrar o processo no Marketing de Conteúdo?

O Processo no Marketing de Conteúdo

Você não pode simplesmente escrever no seu blog e esperar que tudo dê certo, mesmo que você faça um trabalho maravilhoso de SEO.

Como Corrigir

A promoção do conteúdo é muitas vezes o elo que falta.

Você deve aproveitar todas as oportunidades para distribuir seu conteúdo.

Isso vale também para postagens em redes sociais. Invista no poder das hashtags para ganhar tráfego orgânico. Convide as pessoas para verem seu conteúdo. Compartilhe o conteúdo em outras redes.

Você não está analisando seu desempenho

Você conhece suas métricas? Quantos compartilhamentos ou visualizações seu conteúdo teve? Seu conteúdo gerou leads ou engajamento?

Você precisa acompanhar se seu conteúdo atingiu suas metas e promoveu seus negócios.

Você precisa ver que o seu Marketing de Conteúdo está funcionando.

Você também precisa analisar seu conteúdo para ver o que está funcionando e o que não está. Você não quer continuar com o mesmo método se não estiver funcionando e não conseguir os resultados desejados.

Como Corrigir

Analise o desempenho do seu conteúdo. Usando ferramentas como o Google Analytics e insights das redes sociais.

Aqui estão alguns KPIs para avaliar seu conteúdo:

  • Analise inscrições e aberturas de email
  • Downloads de um ebook
  • Acompanhe os visitantes do seu site, a taxa de rejeição, as visualizações de páginas e or artigos mais lidos no seu blog
  • Analise compartilhamentos, comentários e curtidas para analisar o engajamento e o alcance social

São apenas exemplos. São muitas as formas de acompanhar seu desempenho.

Decida quais tipos de conteúdo funcionam melhor para seu público e repita o que funciona, corrija o que não funciona.

Você terá mais erros do que acertos e levará tempo para analisar.

Portanto, uma análise inteligente do que está funcionando com uma iteração contínua de sua estratégia é fundamental para obter os melhores resultados possíveis.

Mais algumas dicas…

O sucesso não acontece da noite para o dia.

Você precisa continuar produzindo e distribuindo conteúdo de maneira consistente para ver os resultados. Você não pode publicar apenas algumas partes do conteúdo, ver nada acontecendo e desistir.

Se você não teve bons resultados, analise seus KPIs, altere sua estratégia e tente algo diferente da próxima vez.

Paciência e persistência são fundamentais.

Se o Marketing de Conteúdo for feito corretamente, você terá clientes e envolvimento ao longo do tempo e verá os resultados a longo prazo fornecendo a eles o conteúdo que desejam e construindo relacionamentos.

Para criar um conteúdo atraente, você deve se divertir também.

Não importa o formato. O Marketing de Conteúdo é contar histórias.

Descubra como você tem mais facilidade e mais alegria em contar suas histórias. Escrevendo? Com fotos? Infográficos? Vídeos?

Nós podemos perceber quando alguém está fazendo algo a contragosto.

Para fazer algo bem feito, você tem que gostar. Precisa se envolver.

Então, foque no que você tem facilidade e delegue o que não for muito sua praia.

Conclusão

Vejamos a definição de Marketing de Conteúdo:

Marketing de conteúdo é o processo de marketing e de negócios para criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair, adquirir e engajar uma audiência claramente definida e compreendida – com o objetivo de gerar uma ação lucrativa com o cliente.

No momento você pode estar criando e não distribuindo. Seu conteúdo pode não ser valioso para seu público ou você pode não ter objetivos definidos para impulsionar a ação.

Identifique onde você está errando e corrija esses problemas. Seu conteúdo terá bons resultados, e você perceberá que o Marketing de Conteúdo pode funcionar para você também.

Crie a estratégia, crie o conteúdo para seu público, torne seu conteúdo exclusivo, verifique se tudo está otimizado, promova de maneira eficaz, analise seus resultados e, o mais importante, não desista!

Se você tiver alguma dúvida sobre o seu Marketing de Conteúdo, escreva nos comentários ou entre em contato, quero ajudá-lo a colocar seu conteúdo no lugar certo.

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