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O marketing de conteúdo para pequenos negócios é importante por ser mais barato que outras formas tradicionais de marketing e gerar mais leads qualificados.

Antes de tudo, você deve entender que o conteúdo faz muito mais do que apenas rechear seu site ou redes sociais com textos e imagens. Isso porque ele promove a confiança em seus produtos e serviços, cria consciência de marca e gera tráfego.

Marketing de Conteúdo para Pequenos Negócios

Posiciona sua oferta na mente e coração das pessoas.

Veja esses números:

  • 80% das pessoas preferem descobrir sobre produtos e serviços com uma série de artigos, ao invés de anúncios.
  • 70% das pessoas concordam que o marketing de conteúdo faz com que se sintam mais próximas de um produto ou empresa.
  • 60% afirmam que o conteúdo ajuda a tomar melhores decisões sobre produtos e serviços.

Qual o propósito do conteúdo para os pequenos negócios?

O conteúdo é a maneira que você se aproxima das pessoas para falar sobre seus negócios. Geralmente, temos três propósitos essenciais:

  • Inspirar
  • Educar
  • Entreter

Conteúdo que inspira

É o conteúdo criado para motivar e inspirar as pessoas. Pois apresenta possibilidades e oportunidades. Existem muitas maneira de se comunicar assim, a essência e a voz da sua marca serão o grande norte para decidir o tom da sua comunicação. O conteúdo considerado inspirador geralmente destaca os resultados possíveis para incentivar outras pessoas a agir. Precisa ser autêntico, honesto e realista.

Conteúdo que ensina

Aqui temos o conteúdo usado para educar as pessoas de uma maneira que gere confiança em você. Já que com esse conteúdo você ajuda as pessoas a descobrirem mais sobre o problema que estão enfrentando. Você responde dúvidas. Não tenha medo de ajudar as pessoas com seu conteúdo, a única preocupação aqui é saber se você está criando conteúdo que educa seus potenciais clientes ou sua concorrência.

Conteúdo que diverte

O conteúdo criado para simplesmente nos divertir também é importante. Todos nós precisamos de um respiro nas preocupações do dia a dia. Dito isto, embora o conteúdo divertido possa funcionar bem para aumentar a conscientização sobre você e sua pequena empresa, raramente é o tipo de conteúdo que converte.

Checklist de Marketing de Conteúdo

Marketing e Pequenos Negócios

Lançar uma campanha de marketing bem-sucedida é o objetivo de qualquer empresa de pequeno porte que queira crescer e construir uma base sólida de clientes. Sem marketing eficaz, há zero chance de conseguir os clientes certos e manter um negócio a longo prazo.

No entanto, os pequenos negócios não dispõem de grande orçamento ou muitos recursos. Com isso, podem achar mais difícil fazer com que suas campanhas de marketing sejam recompensadas. São forçados a seguir estratégias limitadas devido ao orçamento e equipe limitados, e muitas vezes sem o conhecimento e habilidades necessários.

A falta de de experiência e conhecimento necessários para criar estratégias e executar seus esforços de marketing tem sido a maior dificuldade. Isso se torna um grande obstáculo para seu crescimento.

Benefícios do Marketing de Conteúdo para Pequenos Negócios

O bom é que os desafios que os pequenos negócios enfrentam podem ser superados com planejamento e estratégias adequadas na direção certa.

Embora existam muitas possibilidades no marketing, o marketing de conteúdo é um método que não é apenas econômico, mas também altamente orientado a resultados.

De fato, segundo relatórios recentes, mais de 90% dos profissionais de marketing digital estão usando conteúdo para dar o primeiro passo em direção aos clientes. E 72% deles afirmaram que seu engajamento melhorou exatamente por isso.

Benefícios do Marketing de Conteúdo para Pequenos Negócios

  • Estabelece e mantém a identidade da marca, faz com que seu público se conecte.
  • Gera vantagem competitiva sobre os concorrentes.
  • Cria um relacionamento de credibilidade e confiança com clientes e potencias clientes.
  • Posiciona a marca como um especialista ou líder de pensamento.
  • Direciona muito mais tráfego para seu site.
  • Amplia a exposição de seus produtos ou serviços, sem um grande investimento em anúncios.
  • Converte mais visitantes em leads e vendas.
  • Melhor retorno sobre investimentos de tempo e dinheiro.

Porém, não basta criar um calendário de conteúdo.

Primeiramente é preciso planejamento estratégico. Então, determinar seus objetivos e traçar as estratégias e táticas mais indicadas para sua empresa. A estratégia que funciona bem para uma empresa não é garantia para outra.

Por isso, é necessário alinhar as peculiaridades dos seus negócios com a mentalidade do marketing de conteúdo. Será mesmo que uma estratégia de marketing de conteúdo documentada faz diferença?

O que é uma estratégia de marketing de conteúdo e por que você deve ter uma?

O marketing de conteúdo, conforme definido pelo Content Marketing Institute, “é o processo de marketing e negócios para criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para atrair, conquistar e engajar um público-alvo claramente definido e compreendido – com o objetivo de gerar uma ação lucrativa para o cliente.”

Com isso, o marketing de conteúdo para pequenos negócios fica menos complicado quando você tem uma estratégia que alinha sua visão geral do negócio. Visto que fornece a clareza necessária sobre como executar sua campanha – desde o planejamento do conteúdo, a criação, a publicação e a promoção.

Objetivos Primeiro, Estratégia Depois

Os benefícios de ter uma estratégia forte são muitos. Veja três deles:

  1. Seus esforços de marketing de conteúdo geram melhores resultados se você souber que tipos de conteúdo criar e como garantir que ele corresponda às expectativas do seu público.
  2. Você deve garantir que seus recursos estejam bem empregados. Será que está fazendo o que é certo? Sua estratégia permite planejar seu conteúdo de maneira que se diferencie da concorrência.
  3. Uma estratégia de marketing de conteúdo adequada fornece uma visão geral dos seus objetivos de negócios e uma melhor compreensão do que seu público realmente precisa.

Segundo a Hubspot, apenas 37% das empresas têm uma estratégia de marketing de conteúdo documentada. Isso significa que ao criar e executar uma estratégia de marketing de conteúdo consistente, você terá uma vantagem definitiva sobre a concorrência.

Para que você possa começar agora mesmo, confira estas dicas.

Objetivos Primeiro, Estratégia Depois

Os pequenos negócios estão criando conteúdo apenas para poder cumprir uma necessidade básica em seu marketing. Contudo, para realmente fazer o conteúdo funcionar, você precisa entender suas metas de marketing e de negócios.

Os artigos do seu blog, lives nas redes sociais, workshops, email marketing, podcasts, anúncios … tudo isso precisa se encaixar em uma visão maior.

Em primeiro lugar, o conteúdo pode servir a propósitos diferentes dentro de uma empresa, e os melhores programas de marketing de conteúdo definem o papel do conteúdo antes, não depois da produção.

Aqui estão exemplos de objetivos para seu conteúdo:

  • Criar confiança e relacionamento com seus clientes.
  • Analisar possíveis problemas na comunicação.
  • Desenvolver novas ideias de negócios.
  • Superar objeções.
  • Atrair parceiros estratégicos.

Seja Curioso

O que seu público deseja? Que tipos de conteúdo ajuda a ganhar a confiança dessas pessoas?

  • Conheça sua audiência e saiba a diferença entre audiência e clientes.
  • Descubra como essas pessoas pesquisam sobre a solução que você oferece.
  • Analise o desempenho dos seus concorrentes.

Separe Ferramenta de Estratégia

Um erro comum das pequenos negócios é confundir o uso de ferramentas com a definição de uma estratégia. Estar nas redes sociais não é uma estratégia. Muito pelo contrário, é uma necessidade.

No entanto, quais os reais motivos que te levaram às redes sociais? Você quer gerar vendas ou estabelecer sua credibilidade?

São objetivos diferentes. Então, se você não sabe exatamente o que deseja obter de suas ações, serão sempre ações sem rumo, sem nem mesmo a possibilidade de avaliar seu sucesso.

Antes de se jogar em uma nova jornada, saiba qual a direção necessária para atingir seus objetivos.

Planejamento, Produção e Distribuição

Planejamento, Produção e Distribuição

São três passos importantes e você não deve se animar com um deles e esquecer o outro. É comum ficar entretido com o planejamento e passar meses apenas sonhando com seu conteúdo sendo visto e compartilhado.

Da mesma maneira, muitos se empolgam com a produção e esquecem da distribuição. Do que adianta você ter um conteúdo excepcional se ninguém sabe que ele existe?

Organize esses três passos de maneira que tenham a importância e o cronograma corretos.

Analise Seu Desempenho

Sempre analise sua performance. O conteúdo precisa ser revisto de tempos em tempos. O que funcionou bem? O que não aconteceu como você esperava?

É extremamente comum ver fórmulas mágicas serem compartilhadas nas redes sociais.

Qual a quantidade exata de hashtags que você deve usar nos posts de Instagram? As lives só são boas se forem transmitidas à noite? Qual a melhor fórmula para meu lançamento?

Marketing não é ciência exata. Por isso, não existe uma única fórmula que sirva bem para todas as marcas e todos os clientes. Isso simplesmente não existe.

É preciso planejar, executar e analisar. Sempre.

Independentemente do tamanho da sua empresa, uma estratégia de marketing de conteúdo ajudará você a fazer conexões significativas com seus clientes em todas as etapas da jornada de compra.

Vamos corrigir o rumo do seu marketing. Clique aqui e descubra como a minha consultoria pode te ajudar na sua estratégia de marketing de conteúdo.

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