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Marketing de influência já foi algo apenas para celebridades. Porém, hoje essas ações ficaram muito mais pessoais e próximas da audiência.

Se você é proprietário de uma pequena empresa, um empreendedor individual ou uma startup em busca de visibilidade, autoridade de marca, mais tráfego ou aumento nas conversões, o marketing de influência já devia ser parte do seu planejamento. Ainda está inseguro sobre como trabalhar com influenciadores? Este guia é para você!

O Que é Marketing de Influência?

Marketing de influência é como as marcas podem promover seus produtos por meio de endosso ou recomendação de influenciadores. Por sua vez, influenciadores são pessoas que têm seguidores dedicados sendo vistos como especialistas em sua área. Muitas vezes, o marketing de influenciadores visa campanhas para reconhecimento da marca, mas também pode resultar em muitas conversões e vendas.

Embora o marketing de influenciadores digitais tenha começado em 2006, ele mudou muito nos últimos anos. Quando os influenciadores começaram, eles eram principalmente blogueiros que compartilhavam histórias sobre suas vidas e promoviam produtos que usavam no cotidiano.

Claro que os influenciadores ainda estão compartilhando histórias sobre suas vidas e divulgando produtos que usam e gostam. Porém, agora muitas pessoas entendem que ser influenciador é uma carreira, a maneira de ganhar a vida com o patrocínio de marcas. Quando tudo começou, qualquer dinheiro que um blogueiro ganhasse por meio de uma parceria já era um bom dinheiro extra, mas certamente não o suficiente para ser considerado como renda em tempo integral.

Além disso, os influenciadores de hoje têm muito mais oportunidades do que os iniciais. Existem inúmeras plataformas de mídia social para escolher, e muitos tipos e formatos de conteúdo que podem criar.

Em primeiro lugar, o marketing de influência funciona exatamente por conta da alta confiança que os seguidores têm nos influenciadores. Suas recomendações servem como uma forma de prova social para os clientes em potencial de uma marca.

Em resumo, acontece quando um influenciador trabalha com uma marca para promover seus produtos. Dessa forma, o influenciador normalmente faz menções e endossos à marca para ajudar a melhorar seu reconhecimento. Em troca, a marca os compensa com dinheiro ou outras recompensas. Essa é uma definição simples, mas vamos aprofundar nesse tema ao longo do artigo.

Marketing de Influência

O Que Faz um Influenciador?

Um influenciador é um criador de conteúdo que faz com que seus seguidores tomem decisões de compra específicas com base em sua autoridade e reputação. Porque os seguidores os consideram alguém de confiança. Então, isso simplifica a tarefa de promover um produto ou marca. Os influenciadores fazem parcerias com marcas visando mudar a percepção das pessoas sobre esses negócios.

Um influenciador é alguém que conquistou uma audiência engajada por meio do compartilhamento de conteúdo nas mídias sociais. Isso gera muita credibilidade em seu nicho. O termo “influenciador” é uma maneira simples de se referir ao influenciador digital. Os seguidores valorizam suas opiniões e gostam de observar seu estilo de vida. Dessa forma, os influenciadores podem inspirar ou motivar decisões de compra de seus seguidores, daí o termo marketing de influência.

Nano Influencers

Os nano influenciadores são consumidores típicos que postam fotos de produtos e compartilham avaliações de suas compras online. Eles têm cerca de 1.000 seguidores, mas seu impacto no comportamento do consumidor é bastante significativo. Porque muitas vezes eles têm taxas de engajamento mais altas do que mega influenciadores.

Ao trabalhar com nano influenciadores, as marcas geram conteúdo mais autêntico. Isso leva a um maior reconhecimento da marca, conversões mais altas e crescimento constante dos negócios. Eles também podem fazer campanhas mais eficientes que são ultra direcionadas para um nicho menor ou uma campanha específica de categoria.

Embora o número de seguidores seja menor, existem algumas vantagens em trabalhar com um nano influenciador:

  • Eles têm uma conexão mais próxima com seu público. Porque é mais simples manter contato com um número menor de seguidores e mais fácil manter a comunicação um a um. São mais propensos a responder à maioria dos comentários e mensagens, o que torna mais fácil para eles estabelecer um bom diálogo com a audiência.
  • Maior credibilidade, são considerados mais como amigos que pessoas públicas.
  • Maior engajamento do que outros tipos de influenciadores.
  • Podem ser mais rentáveis. Como a taxa de engajamento é alta, isso significa que o dinheiro investido em uma colaboração com um nano influenciador traz um alto ROI. Trabalhar com um mega influenciador pode ser caro e menos eficiente do que colaborar com vários nano influenciadores ao mesmo tempo.

Se o seu objetivo como marca é estabelecer uma presença digital mais forte e cultivar melhores relacionamentos com seu público, trabalhe com nano influenciadores. No entanto, trabalhar diretamente com centenas de nano influenciadores ao mesmo tempo pode ser desgastante.

Micro Influencers

Os micro influenciadores têm número de seguidores maior do que os nano. Trabalhar com micro influenciadores pode ser um ótimo começo para sua estratégia de marketing de influência. Porém, entender influenciadores com base no número de seguidores é uma visão estreita. A essência do influenciador está na proximidade com os seguidores. É sobre relacionamento e experiências compartilhadas.

Vários estudos indicam que os micro influenciadores são o foco ideal para o marketing de influência. Eles geralmente têm taxas de engajamento muito melhores que macro influenciadores, mas com um número de seguidores maior que os nano. Eles ainda não cresceram ao ponto de precisarem de ajuda para administrar suas contas sociais e podem manter as coisas em um nível mais pessoal.

Os micro influenciadores são mais dispostos e aptos a responder perguntas sobre um determinado produto. Geralmente têm mais empatia com seu público e entendem seus pontos de dor. Sendo assim, são mais capazes de explicar como um produto pode ajudar a resolver problemas. São muito mais propensos a serem defensores genuínos de um produto ou marca, e não apenas alguém que o promove pelo dinheiro.

Em 2019, as marcas investiram 10 vezes mais em micro influenciadores do que em mega influenciadores, em comparação com apenas 3 vezes mais em 2016.

Macro Influencers

Os macro influenciadores podem ser atletas ou líderes de pensamento. Por isso, as marcas podem esperar um custo mais alto em suas ações. Ainda que as marcas tenham um maior alcance com esse tipo de influenciador, podem não obter a taxa de engajamento que desejam. Eles tendem a ser criadores profissionais que construíram sua influência em um nicho específico ao longo de vários anos.

De maneira geral, os macro influenciadores são relativamente caros para se engajar, então você precisa justificar o investimento. São ótimos para lançamentos de produtos onde há um apelo em massa.

Mega Influencers

Os mega influenciadores têm mais de um milhão de seguidores e geram um enorme alcance em tudo o que publicam. Embora os mega e macro influenciadores certamente tenham um grande alcance, eles nem sempre têm o maior impacto para as marcas. Ainda assim, os mega influenciadores oferecem um alcance incrível.

Infelizmente, não existe uma definição exata para esses números. Pesquisando em diferentes fontes, podemos encontrar pequenas variações nos números e classificações. Porém, de uma maneira geral, podemos classificar os influenciadores em quatro grupos: nano, micro, macro e mega.

Influenciadores Digitais por Número de Seguidores

Qual a Importância do Marketing de Influência?

O marketing de influência é importante porque ele impulsiona opiniões e decisões das pessoas. Muitas marcas conseguem quebrar barreiras para atingir um público muito maior graças a essa exposição. Por meio do marketing de influenciadores, as marcas são capazes de iniciar e ampliar conversas sobre seus produtos e serviços. Claro, o benefício final do marketing de influenciadores é gerar mais vendas. Mas essa não é a única coisa que ele pode fazer pelas marcas.

Como marketing de influência, são os clientes que vão até a sua marca. Porque seguindo conselhos e dicas dos influenciadores, as pessoas descobrem produtos que não conheciam ou passam a confiar em algo que ainda tinham receio.

Benefícios do Marketing de Influência

Os três principais benefícios que o marketing de influência pode trazer para sua marca:

  • Aumento das Vendas
  • Prova Social
  • Conexão com seu Público

O marketing de influência permite que você coloque sua mensagem bem na frente de seus clientes em uma plataforma que eles usam todos os dias. É muito melhor do que anúncio tradicional porque as pessoas que seguem os influenciadores são as mesmas pessoas que você está tentando atingir. Além disso, é super orgânico, não parece marketing, o que significa que as pessoas serão mais receptivas.

Os influenciadores são capazes de ampliar o efeito da prova social. Assim como você confiaria na opinião de um amigo. Os seguidores confiam nas opiniões dos influenciadores. Esta é sem dúvida a forma mais potente de prova social, e foi comprovado que funciona com praticamente qualquer produto em qualquer nicho.

Talvez surpreendentemente, os influenciadores possam ter muita prova social sem ter um grande público. Os influenciadores menores, conhecidos como micro influenciadores e nano influenciadores, geralmente têm altos níveis de prova social, mesmo que não tenham muitos milhares de seguidores. Simplificando, sempre que você usa o marketing de influenciadores, está ganhando prova social para sua marca.

Principais Estatísticas sobre o Marketing de Influência

Como Funciona o Marketing de Influência?

É claro que hoje em dia o marketing com influenciadores é algo obrigatório. Sendo assim, sua decisão será em torno de escolher entre tipos de influenciadores em meio a um mar de categorias, plataformas e canais. Qual oferece mais benefícios? Qual se alinha às suas necessidades?

Como Fazer Marketing de Influência?

Agora vamos ver como desenvolver uma estratégia para uma campanha de marketing de influenciadores.

Defina seus Objetivos para uma Campanha de Influenciadores

É importante entender que o marketing de influência não é sobre número de seguidores que o influenciador tem. Na verdade, é sobre se conectar com influenciadores com os seguidores certos. Para isso, primeiro você precisa identificar qual é o seu objetivo com a campanha. Se ainda está na dúvida, veja exemplos de objetivos:

  • Aumentar a visibilidade da marca para um público específico
  • Aumentar os visitantes do site
  • Aumentar o número de seguidores em uma rede social específica
  • Gerar mais engajamento
  • Download de um determinado material
  • Inscrição para eventos
  • Geração de leads
  • Aumento nas vendas

Se você não tiver um objetivo claro, vai ser muito difícil medir seu sucesso no final de sua campanha. Depois de identificar seu objetivo, é hora de descobrir o tipo de campanha que você deseja realizar.

Seu objetivo também define o tipo de influenciador que vai trabalhar. Não apenas o tipo de abordagem que o influenciador dá ao assunto em questão, mas também em qual rede social.

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Planejando sua Campanha

Existem vários tipos de campanhas com influenciadores. Identificar a campanha certa é importante se você realmente deseja atingir seu objetivo.

Você pode querer que um influenciador simplesmente mencione sua marca ou faça uma análise detalhada de um produto ou cocrie conteúdo com você. Às vezes, as marcas também permitem que o influenciador assuma seus perfis de mídia social e deixe que eles lidem com a divulgação por um tempo específico.

Como qualquer tática de marketing, uma campanha com influenciadores requer direcionamento e planejamento. Você não encontrará sucesso apenas enviando coisas grátis para todos que pedirem ou para quem você imagina que faça sentido. Mesmo se sua campanha for baseada no envio de amostras ou demonstrações gratuitas, deve desenhar o plano e acompanhar os resultados.

O objetivo de qualquer campanha de marketing de conteúdo é demonstrar como você pode agregar valor ao público. No caso do marketing de influência, você precisa provar que pode agregar valor ao público dos influenciadores.

Como Encontrar Influenciadores de Marca

É impossível encontrar o influenciador certo se não souber quem você quer que ele influencie.

Por isso, você já deve conhecer seu cliente ideal. Nesse caso, lembre-se dessa persona ao procurar influenciadores. Quanto mais você puder restringir seu público para a campanha em questão, mais fácil será selecionar os influenciadores certos. Em outro artigo aqui no blog eu explico em mais detalhes como encontrar influenciadores de marca.

Gerenciando Campanhas de Marketing de Influência

Depois de definir os objetivos, elaborar a campanha e decidir quem serão os influenciadores, é hora do briefing.

O briefing da campanha é uma explicação clara do que a marca espera que o influenciador faça, com diretrizes e regras. O importante é deixar claro para o influenciador qual será o papel dele na campanha e o que a marca está oferecendo em troca.

Quando já existe um relacionamento entre a marca e o influenciador, esse passo é mais fácil. Porque o influenciador já conhece do que se trata a oferta da marca de maneira geral. Se não for o caso, é interessante um primeiro contato para apresentações e esclarecimentos.

Como Fazer Marketing de Influência

Trabalhando com Influenciadores

É de vital importância que você se lembre de que influenciadores genuínos só estarão dispostos a trabalhar com você se acreditarem que seu produto agrega valor aos seus seguidores.

Embora os melhores influenciadores possam ser caros, eles não estão se envolvendo com seu público em seu blog ou canais sociais apenas pelo dinheiro. O marketing de influência não é apenas pagar alguém para dizer coisas boas sobre você.

As pessoas só são aceitas como influenciadores porque agregam valor. Se eles tentassem lançar produtos irrelevantes ou de má qualidade para seus seguidores, eles perderiam rapidamente a credibilidade. Por isso não seriam influenciadores.

Independentemente do que você paga aos seus influenciadores, sua marca precisa fornecer algo de valor para a base de seguidores. Não adianta tentar trabalhar com influenciadores que tenham um público diferente do seu.

Existem muitas maneiras possíveis de trabalhar com influenciadores. Veja alguns exemplos:

  • Enviar amostras ou demonstrações com cupons de desconto para ele convidar seus seguidores.
  • Pedir avaliações. Claro, nesse caso, você precisa confiar muito no seu produto e também estar disposto a ouvir comentários negativos. Lembre-se, o verdadeiro influenciador será sincero.
  • Elaborar competições entre os influenciadores, oferecendo maiores prêmios para quem obtiver melhores resultados.
  • Pagar por conteúdo patrocinado.

Influenciadores são como mídia paga

Essa é uma outra questão importante que vale destacar. Da mesma maneira que você investe em anúncios nas redes sociais, você pode investir em publicidade feita pelos influenciadores.

Quando você paga por um anúncio, está investindo em maior visibilidade. Um determinado canal vai então apresentar sua oferta a seus assinantes, leitores, ouvintes ou espectadores. Os influenciadores têm sua audiência, da mesma maneira que uma emissora de TV, por exemplo. Então, quando você faz uma campanha com um influenciador está de certa maneira comprando mídia.

Existem vários níveis para o envolvimento de um influenciador na campanha. Algumas campanhas são baseadas apenas em influenciadores. Mas, muitas vezes, os influenciadores são apenas uma parte de uma estratégia geral de marketing. Você pode até mesmo optar por incorporar os influenciadores em todas as etapas do seu marketing, desde pesquisa e planejamento.

Checklist para a Campanha de Marketing de Influência

Cada campanha terá seu checklist específico. Porque vai depender de muitos fatores, como quais redes sociais estarão em jogo e como o briefing foi desenvolvido. Porém, aqui está um resumo das principais ações.

  • Defina seus objetivos
  • Defina suas métricas de desempenho
  • Selecione seu método para encontrar influenciadores
  • Determine seu gerente de campanha, orçamento e recursos necessários
  • Defina qual será o incentivo oferecido aos influenciadores
  • Valide e examine os influenciadores em potencial
  • Defina o briefing da campanha
  • Entre em contato com os influenciadores, isso vai depender do relacionamento que já tem com eles
  • Negocie com os influenciadores e tire todas as dúvidas
  • Crie conteúdo adequado ou acompanhe o conteúdo que os influenciadores estão produzindo
  • Certifique-se de que haja transparência em sua campanha, por exemplo, seu influenciador está informando que é uma parceria paga?
  • Monitore e dê todo o suporte necessário aos influenciadores
  • Acompanhe suas métricas de desempenho

Conclusão

Os influenciadores estão aqui para ficar, eles são parte da Creator Economy. Contudo, isso não significa que hoje o trabalho com eles seja sempre feito da mesma maneira. O mundo do marketing de influenciadores mudou muito em pouco tempo e daqui a alguns anos podemos ter muitas outras novidades. Este guia ajudará você a começar sua estratégia. Ainda assim, é importante estar pronto para a mudança.

O marketing de influência trabalha lado a lado com o Marketing de Conteúdo. Para que tenha sucesso, as marcas precisam confiar que os influenciadores as representam adequadamente. Se você escolher influenciadores que tenham seguidores próximos ao seu alvo, terá chances de uma campanha bem-sucedida.

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