O marketing sensorial é simplesmente o processo de ganhar a confiança e a atenção de um cliente se valendo de seus cinco sentidos. As marcas devem pensar sua identidade de uma forma holística, usando os sentidos para ajudar a criar e intensificar a personalidade de marca que os consumidores vão valorizar e lembrar.
Para Marc Gobé, o design é o mais tangível, abrangente e potente canal por meio do qual as empresas mostram sua verdadeira personalidade. Comunicação, produtos e ambientes enviam sinais poderosos que podem ter um impacto duradouro sobre pessoas, mostrando que uma empresa se preocupa com elas.
A funcionalidade de um produto trata apenas de qualidades práticas ou superficiais. O design sensorial é sobre experiências.
Este é o sétimo mandamento do branding emocional, que eu trouxe neste artigo com a visão do marketing sensorial. Ser identificável, reconhecida e compreendida em seus valores é o centro de toda estratégia de marca.
Quando pensamos em divulgar produtos e serviços, podemos pensar apenas no apelo visual. Inicialmente, as palavras e imagens que escolhemos podem parecer as únicas ferramentas de que dispomos para persuadir as pessoas a prestar atenção na nossa marca.
No entanto, essa abordagem está ignorando uma grande parte da psicologia e do comportamento humanos.
O Que é Marketing Sensorial?
É quando a marca se comunica com nossos sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) para criar uma impressão positiva. Apelar para vários sentidos ajuda a ganhar a atenção e a confiança do cliente.
Usar o marketing sensorial envolve encontrar maneiras criativas de atender às necessidades e desejos dos clientes e criar uma relação duradoura. Isso porque as pessoas usam sentidos diferentes para tomar decisões sobre quais produtos e serviços desejam comprar.
O branding sensorial é usado para impactar os consumidores, visando pelo menos um de seus sentidos. Desperta uma resposta cognitiva, emocional, comportamental e memorável.
Ajuda a criar um senso de confiança e familiaridade entre os clientes e sua marca, além de oferecer uma sensação de conforto enquanto eles concluem uma compra.
O paladar, o toque, o olfato e o som desempenham um papel importante nos sentimentos que temos sobre uma marca. Então, tomamos decisões usando muito mais que apenas a visão.
Como os sentidos afetam a decisão de compra?
O cheiro de carro novo e o barulho ao fechar suas portas, isso não acontece por acaso. As marcas trabalham ativamente nestes atributos. BMW e Porsche são dois exemplos de marcas que amplificam o som do motor no interior do carro. Porque não só dá ao motorista uma melhor impressão do desempenho do motor, mas também melhora a ideia de potência e velocidade.
A estratégia é envolver os sentidos para vender produtos. Ou seja, influenciar a percepção dos consumidores sobre as marcas usando experiências multissensoriais para estabelecer conexões emocionais positivas com eles.
Quando dois ou mais sentidos são ativados de maneira consistente, eles amplificam um ao outro. Sobretudo, quando isso é feito por meio de mensagens sutis em marketing, os consumidores são mais propensos a reter informações sobre a marca. E é por isso que muitas empresas investem tanto tempo e dinheiro para determinar quais tipos de pistas sensoriais se combinam melhor para criar uma mensagem eficaz e positiva.
No passado, as comunicações com os clientes eram essencialmente monólogos, as empresas apenas falavam para os consumidores. A comunicação evoluiu para diálogos, com clientes fornecendo feedback. Agora está se tornando uma conversa multidimensional, com produtos encontrando suas próprias vozes e consumidores respondendo visceralmente a eles.
Aradhna Krishna – Sensory Marketing Laboratory
Como você pode usar o marketing sensorial na sua empresa?
Pode parecer que apenas grandes empresas usam essa estratégia, mas não é verdade. Você não precisa de um grande orçamento para isso, precisa de criatividade.
Para começar, pergunte-se o seguinte:
- Quais são as características da sua marca?
- Como essas características podem ser melhor transmitidas por meio de impressões sensoriais?
- De que forma você pode inserir essas impressões em seu produto, loja e comunicação?
- Qual combinação evoca a impressão positiva mais poderosa?
Por exemplo, se você tem um escritório de advocacia, as características de sua marca são provavelmente de competência e confiança.
Pense nas possíveis associações a estas características com pistas visuais, como imagens, cores e fontes conservadoras em todo o marketing sensorial em seus materiais de comunicação. Que música seu cliente deve ouvir ao entrar em seu escritório? Quais materiais vai utilizar na decoração?
Claro, pensar nisso tudo pode ser um pouco desafiador. Porém, é um processo. Começamos com a personalidade da marca, com isso chegamos à identidade. Tudo comunica, o tempo todo.
Por mais insignificante que pareça à primeira vista, tudo na vida conta uma história.
Martin Lindstrom
Visão
No marketing sensorial, a visão geralmente é o sentido mais estimulado, e isso é compreensível. Os consumidores podem identificar rapidamente logos, esquemas de cores e fontes, mas você tem que ir além desses métodos tradicionais.
Por que não criar uma experiência de marketing que combina dois sentidos, como visão e som? Assim, você pode usar o ambiente digital para criar uma experiência emocional com seus clientes que deixará um efeito duradouro.
Audição
O som é uma ferramenta de marketing comum há muito tempo. Tradicionalmente, envolve jingles, slogans e sons exclusivos. A música é uma forma útil de regular ou afetar as emoções das pessoas.
Você pode fazer com que os consumidores sintam coisas diferentes. Adicionar música à sua estratégia geral de marketing sensorial pode ajudá-lo a alcançar todo o espectro de respostas emocionais.
Olfato
As lojas físicas usam o olfato há muito tempo para criar uma resposta emocional em seus clientes. Certas lojas de varejo têm cheiros distintos que são consistentes em todas as áreas. Sempre que você sente aquele aroma específico, você se lembra daquela loja.
Muitos sabores são identificados por um aroma determinado. Se seu produto for comestível, considere montar sua loja de forma que seus fornos fiquem na frente da loja, fazendo com que o cheiro se espalhe pela rua para atrair novos clientes.
Você pode até usar apenas alguns ingredientes e mantê-los aquecidos para que o perfume permaneça consistente ao longo do dia. Outros segmentos também podem encontrar um perfume que será associado à marca para que seja reconhecido em qualquer lugar.
Tato
Quantos lugares exibem a mensagem “favor não tocar”? Não são apenas as crianças que precisam ser alertadas, nós também temos o impulso de pegar, tocar, sentir um produto antes de comprar.
Incluir o tato na sua estratégia de marketing é uma maneira comprovada de atrair novos consumidores para um produto ou serviço. Com o toque é possível oferecer uma amostra ou experiência prática ao seu público.
Paladar
Com nosso paladar, somos capazes de distinguir quatro sabores básicos: doce, salgado, amargo e ácido. Você pode criar uma estratégia de marketing sensorial que incorpore o paladar de algumas maneiras diferentes.
Por exemplo, se você tem lojas físicas, por que não trazer seus clientes para um evento? Eles poderão mergulhar em uma experiência que reflete a personalidade da sua marca.
Combinando os Sentidos
Embora o visual e o som sejam as ferramentas sensoriais mais comuns usadas no marketing, é uma boa ideia pensar sobre toda a experiência sensorial do cliente.
Existem maneiras de combinar diferentes sentidos na sua estratégia de marketing? Usar o marketing sensorial é uma ótima maneira de inovar em sua área e se destacar da concorrência.
Apelar aos cinco sentidos ajudará sua empresa a se tornar mais criativa. Isso ampliará seu alcance e, potencialmente, fará com que mais pessoas falem e comprem da sua marca.
Os 10 mandamentos propostos por Marc Gobé são:
Consumidores ➜ Pessoas: Comportamento do Consumidor é Sobre Pessoas
Honestidade ➜ Confiança: Como as Marcas Podem Gerar Confiança
Produtos/Serviços ➜ Experiência: Experiência do Cliente Significa Encantar Pessoas
Qualidade ➜ Preferência: Branding e Inovação: Problemas São Oportunidades
Notoriedade ➜ Aspiração: Como Humanizar Sua Marca e Criar Conexões
Identidade ➜ Personalidade: Como Definir a Personalidade da Marca
Funcionalidades ➜ Sentimentos: Marketing Sensorial: Ligação Direta com as Emoções
Visibilidade ➜ Presença: Como Criar uma Presença Digital de Sucesso
Comunicação ➜ Conversa: Personalização e Customização: Qual é a Diferença?
Serviço ➜ Relacionamento: Design de Serviços: Criando Experiências Inesquecíveis