Da mesma maneira que o Marketing mudou e evoluiu com o avanço das redes sociais, o mesmo aconteceu com o Marketing de Conteúdo. O Marketing Visual é uma das formas do Marketing de Conteúdo. O conteúdo visual está se tornando cada vez mais importante, principalmente quando se trata de Marketing de Mídias Sociais.
Qual a Importância do Marketing Visual?
Uma imagem vale mais que mil palavras. Essa frase é atribuída ao filósofo chinês Confúcio. E hoje em dia temos muitos estudos que comprovam essa afirmação.
- 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais, e as imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido no cérebro que os textos. (Fontes: 3M e Zabisco)
- 40% das pessoas respondem melhor à informação visual do que a um texto simples. (Fonte: Zabisco)
Quantas vezes nós clicamos em um link simplesmente por conta da imagem usada para ilustrar?
Percepção Visual
Os seres humanos são naturalmente atraídos para o conteúdo visual.
Quer se trate de uma imagem ou de um vídeo, as pessoas preferem consumir informações em formato visual, pois é mais atraente, e isso leva ao aumento do engajamento e melhor performance de um post.
O nosso cérebro processa as imagens simultaneamente e os textos são processados em sequência. Por isso é muito mais rápido absorver as informações visuais.
Estudos indicam que as pessoas se lembram de apenas 10% do que elas ouviram, 20% do que leram e 80% do que viram.
Com esses números fica claro porque é crucial que você aplique conteúdos visuais ao seu Marketing de Conteúdo.
Tipos de Marketing de Conteúdo Visual
Existem vários tipos de conteúdo visual. Cada um deles é aplicado para um momento da sua comunicação e você pode se valer de todos eles para criar uma experiência incrível de aprendizado e informação junto a seu público.
Fotos
Podem ser fotos de sua autoria ou fotos de banco de imagens, mas sempre fotos em boa qualidade e que se relacionem ao seu negócio. Fotos de produtos ou da sua equipe trabalhando, essas são ótimas para humanizar a sua marca. No Instagram, as fotos mostrando o rosto de pessoas recebem 30% mais engajamento que fotos sem rosto.
Frases
Esse é o tipo de post muito comum no Instagram, exatamente por ser muito comum, tente incluir um toque especial da sua marca. Selecionando não somente frases que inspiram, mas frases relacionadas a sua área de atuação.
Memes e GIFs
Esses dois tipos de conteúdo trazem um pouco de humor e movimento às suas publicações. Tenha cuidado para não exagerar no apelo cômico e perder o foco. Preocupe-se em utilizar apenas memes que sua audiência vai realmente entender e interagir. Não é porque algo funciona para outras marcas que vai funcionar também para a sua.
Checklists, Infográficos e Gráficos
Os infográficos são o tipo de conteúdo visual mais amado em todas as redes. Você pode transmitir uma grande quantidade de informação utilizando esse formato.
As listas ou checklists também são excelentes recursos que você pode incluir no seu Marketing Visual.
O grande lance do infográfico não é o design em si, mas a própria informação. Você precisa investir tempo e energia para descobrir que tipo de informação seu público está sofrendo para conseguir coletar e entender. Resumir isso tudo numa única imagem vai atrair muitos olhares, curtidas, compartilhamentos e principalmente agradecimentos.
Vídeos
Nos últimos anos é o que mais se fala. Vídeos nas redes sociais, vídeos nos sites, blogs e principalmente lives!
Os vídeos são sim uma maneira excelente de se comunicar com seu público e a tendência é que isso seja cada vez mais aplicado e com novos recursos.
Apresentações
As apresentações são um recurso fantástico e que poucas empresas se aproveitam. Existe uma rede social totalmente voltada para esse tipo de conteúdo, o SlideShare.
Da mesma maneira que os infográficos, as apresentações se concentram no design para atrair a atenção dos leitores. Com a vantagem de que podem incluir uma grande quantidade de informação.
Em média, as pessoas lêem 28% das palavras a cada página visitada na web. Dividir o conteúdo em blocos, incluindo imagens e apresentá-lo em slides aumenta sua legibilidade e faz as pessoas acreditarem no que estão lendo (67% mais persuasivas que leitura sem imagens). Use o SlideShare para expandir sua estratégia de conteúdo.
A maioria das empresas já está aplicando essa abordagem na criação de conteúdo. O Marketing de Conteúdo Visual chama a atenção dos visitantes, aumenta o engajamento e ajuda no reconhecimento de marca.
🔗 9 Ferramentas Gratuitas para Criação de Conteúdo Visual
Por que preferimos o conteúdo visual?
- Temos dificuldade em manter a atenção numa única coisa por muito tempo.
- O conteúdo visual nos envolve e nos mantém mais tempo atentos.
- Podemos comunicar conceitos complexos de maneira atraente e simples.
- Estimula o compartilhamento.
- Estimula nossas mentes e dependendo do caso também nossas emoções.
Conclusão
O Marketing Visual de alta qualidade ressoa com as pessoas e amplifica a percepção da marca. É por isso que é importante entender a psicologia por trás das cores, das imagens e do comportamento humano ao consumir o conteúdo. Isso terá um enorme impacto no engajamento e nas vendas.
Qual conteúdo visual você tem incluído no seu Marketing de Conteúdo? Qual tem sido a sua maior dificuldade ao criar seus conteúdos visuais?
Escreva nos comentários.
4 Comments
Muito bacana sua abordagem Cris, realmente o poder de uma imagem é grande sobre as pessoas. E quanto melhor pensado esta imagem, maior será este impacto!
Parabéns pelo artigo, cheguei até ele pelo curso 🙂
Oi David! Obrigada por comentar.
Mas gostei demais do conteúdo, viu! Era exatamente o que eu estava procurando! Gratidão!
Olá,
Adorei o conteúdo da sua publicação, parabéns!
Queria saber se você poderia me informar a data em que você escreveu esse artigo? Gostaria de usar algumas informações no meu TCC, porém preciso da data da publicação.
Agradeço desde já pela atenção.