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A matriz de conteúdo é uma ferramenta que ajudará você a criar e implementar uma estratégia de conteúdo. Ela permite determinar a quem o conteúdo deve ser direcionado, em qual estágio do processo de tomada de decisão ele deve chegar a audiência e como ele pode ajudar o cliente em cada um desses estágios.

Matriz de Conteúdo

Por que você precisa de estratégia de conteúdo?

Quando inicio um trabalho de consultoria com meus clientes, muitas vezes noto que eles estão tentando começar pelo fim.

Estão preocupados com a produção e distribuição do conteúdo. Pensando em que ferramentas devem usar, qual a quantidade ideal de conteúdo que devem produzir e como apresentar seus produtos e serviços.

É ótimo que estejam interessados em levar a produção de conteúdo para algo mais profissional. Porém, se não lidarmos com uma mensagem consistente em todos os estágios do processo de decisão do cliente, nunca chegaremos ao que importa em primeiro lugar, gerar vendas.

Embora seja um recurso simples de trabalhar, é preciso tempo, esforço e disciplina para criar algo que seja realmente útil. Com a matriz de conteúdo, você descobrirá que possui uma estrutura sólida para alinhar, priorizar e alimentar uma estratégia de conteúdo bem-sucedida.

Esse artigo descreve as etapas que você precisará seguir para criar sua própria matriz de conteúdo e começar a usá-la.

A Matriz de Conteúdo no Marketing de Conteúdo

Para entender por que ter uma matriz de conteúdo é importante, primeiro você precisa entender que o Marketing de Conteúdo atende a três objetivos principais da estratégia da empresa.

Preencher o topo do seu funil com leads de entrada.

Isso é feito por meio da conscientização de um problema e do alinhamento desse problema ao seus negócios, ao mesmo tempo em que conscientiza o comprador sobre sua empresa e como você pode ajudar a resolver cada um desses problemas.

Acelerar o processo de compra e aumentar as taxas de conversão entre cada etapa.

Isso é feito com a criação de conteúdo segmentado destinado a ajudar cada comprador em cada etapa de sua jornada, que mantenha o comprador em movimento durante a jornada e garanta que ele tenha aprendido os principais fatores sobre o produto que resolvem seus problemas.

Encantar sua audiência e transformá-los em promotores.

O conteúdo se torna uma peça de comunicação que qualquer pessoa pode usar para promover sua empresa.

A Matriz de Conteúdo no Marketing de Conteúdo

O Que é uma Matriz de Conteúdo?

Dependendo do segmento de atuação da empresa e dos recursos disponíveis, uma matriz de conteúdo pode assumir várias formas. Nesse artigo eu apresento algumas ideias, mas você vai criar a sua própria matriz.

Branding e Conteúdo

A marca e o conteúdo são os ativos mais importantes de uma empresa. Um bom conteúdo chama a atenção para sua marca e gera credibilidade para seu produto ou serviço.

Se você ainda está perdido, a Matriz de Conteúdo é a arma certa de que você precisa.

O conteúdo pode ser dividido em 4 grupos com base em sua finalidade:

  • EDUCAR
  • ENTRETER
  • INSPIRAR
  • CONVENCER

O conteúdo que entretém ou inspira é mais emocional, enquanto o conteúdo que educa ou convence é mais racional. Normalmente, uma empresa deve se envolver com os clientes por meio de emoções, em seguida, dar-lhes argumentos racionais para finalizar a decisão de compra.

Começar com o conteúdo emocional é uma boa escolha. Em seguida, o conteúdo racional pode ser usado posteriormente para aumentar a confiança e a segurança.

Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse, as pessoas vão esquecer o que você fez, mas as pessoas nunca esquecerão como você as fez sentir.
– Maya Angelou

Criar uma matriz de conteúdo é um exercício que obriga a pensar em quatro dos componentes mais fundamentais de qualquer estratégia de conteúdo abrangente e como se organizar em torno deles.

Antes de criar uma matriz de conteúdo, precisamos examinar mais de perto cada um desses componentes.

Esses componentes são:

  1. Contexto
  2. Objetivo
  3. Tática
  4. Conteúdo

Para criar um ótimo conteúdo e desenvolver uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, você precisa entender seu público (seus compradores) e a jornada em que estão.

Contexto

Fazer isso significa investir algum tempo e esforço em pesquisa e análise. O primeiro passo é criar as personas.

Muito se fala sobre personas, mas muitas vezes pensam apenas como um produto final (mensagem de venda), e não como uma ferramenta para obter os insights de que precisam para criar um programa de Marketing de Conteúdo.

  • Quem são seus compradores?
  • Onde eles trabalham e quais são os seus cargos?
  • O que eles precisam?
  • O que vai motivá-los a fazer uma compra?
  • Quais são os seus pontos de dor e que preocupações eles têm que poderiam impedi-los de comprar?
  • Eles são os decisores finais?
  • Quem os influencia em termos de suas decisões de compra?
  • Quais são seus gostos e preferências pessoais?
  • Como é o estilo de vida deles e como isso afeta suas decisões de compra?

Essas são apenas algumas perguntas. Você pode ir além utilizando a ferramenta Mapa de Empatia.

Além de compreender seus compradores, você também precisa entender a jornada em que eles estão.

A chave é saber onde seus compradores geralmente estão ficando presos, e porque, e então fazer o possível para ajudá-los, fornecendo conteúdo altamente relevante que é projetado para resolver suas preocupações e dar a eles as informações necessárias para seguir em frente, com confiança.

Quando você faz isso, é possível transformar esses pontos em forças que podem ajudar a impulsionar seus compradores durante a jornada do comprador e direcioná-los para uma compra.

Objetivo

O segundo componente de sua estratégia de conteúdo que você deseja capturar em uma matriz de conteúdo são seus objetivos. A conversão.

Uma conversão é simplesmente uma ação que você deseja que seu público tenha como resultado do consumo de seu conteúdo. Por exemplo, imagine que seu público recebe um email seu, acha que o assunto é realmente interessante e decide abrir a mensagem. Isso é uma conversão.

Você deve ter uma meta de conversão para cada parte do conteúdo criada para que cada peça esteja pronta para ajudar você a direcionar seus compradores para o caminho da compra de alguma forma.

Existem muitos tipos diferentes de conversões que você pode estar tentando alcançar. Por exemplo:

  • Visitar seu site
  • Baixar um ebook
  • Seguir você
  • Ler um artigo do blog
  • Compartilhar seu conteúdo

Claro, no final das contas, você quer que eles façam uma compra. O importante é lembrar que as metas de conversão que você definiu precisam ser adequadas para a etapa em que a persona está na jornada.

Alguém que está no estágio de inconsciência não vai se inscrever para uma avaliação gratuita, quanto mais fazer uma compra. Porque ainda não está pronto para isso. Porém, pode estar na hora de ler uma de suas postagens no blog ou assistir a um vídeo curto.

Tática

O terceiro componente da sua estratégia de conteúdo que você precisa acompanhar na sua matriz de conteúdo é como você realmente vai entregar o seu conteúdo para o seu público. Ou seja, essa é a hora que você em como vai distribuir o conteúdo. Quais serão os canais?

Conteúdo

O último componente da sua estratégia de conteúdo e matriz de conteúdo é o conteúdo real que você vai produzir. Existem muitos tipos diferentes para escolher.

Quando você pensar no seu conteúdo, considere o que já sabe. Especificamente, com base nas informações contextuais que você tem sobre seus compradores e os estágios de sua jornada, bem como as metas de conversão que você deseja alcançar e como você planeja distribuir seu conteúdo, que formato deve ter seu conteúdo?

Quando você pensa sobre esses pontos, ele deve ajudá-lo a restringir as opções e levá-lo a uma pequena lista de tipos de conteúdo que façam sentido para sua estratégia.

Você também precisa pensar sobre qual será o tópico de cada parte do conteúdo e quais mensagens principais cada peça precisa comunicar. Aqui, mais uma vez, reverta sua compreensão contextual de seu público para decidir o que é mais importante e o que será mais atraente.

Matriz de Conteúdo

Resumo para Desenvolver uma Matriz de Conteúdo

  1. Identifique as personas – Entenda as motivações, necessidades e metas que cada comprador experimenta ao longo de sua jornada.
  2. Mapeie a jornada do comprador – Identifique os principais eventos que ocorrem nessa jornada e descubra as informações necessárias para que um comprador passe para a próxima fase de sua jornada.
  3. Decida sobre distribuição – Identifique os meios de conteúdo que melhor alcançam seus compradores em cada fase de sua jornada e determine quais tipos de conteúdo farão melhor uso dos recursos que você tem disponíveis para a produção.

Como Desenhar a Matriz de Conteúdo

É simples. Pense no seu produto ou serviço. Quais argumentos racionais e emocionais você pode listar?

Agora, pense no que você deseja que seus clientes obtenham do conteúdo que você está produzindo. Você quer gerar consciência de algo novo? Levá-los a comprar um produto? Ou compartilhar informações úteis?

Essas respostas dão ideias sobre os tipos de conteúdo que você deve usar. Você também pode pensar no planejamento de conteúdo e garantir uma ampla variedade de interesses.

Entreter

Tornar o conteúdo divertido, envolvente e até mesmo viral é a melhor maneira de criar um burburinho e gerar conscientização. Conteúdo como competições, questionários, jogos e vídeos faz com que as pessoas conversem, se envolvam ativamente com sua marca e forneçam dados para acompanhamento de conteúdo.

Inspirar

O conteúdo que inspira (motiva) é ótimo para se conectar com os tomadores de decisões emocionais, especialmente nos estágios finais do processo de compra.

Educar

Se você tem muito conteúdo baseado em fatos ou informações técnicas para compartilhar, é necessário deixar isso claro e fácil de entender. A ideia é continuar no estágio de conversão sem hesitar. Guias e infográficos são geralmente fáceis de entender e adicionam um impacto visual.

Convencer

Prove que seu produto ou serviço funciona. Mostre os recursos do seu produto, deixe as pessoas experimentarem as coisas através de demonstrações interativas ou guias facilmente acessíveis e compreensíveis para todos. O conteúdo convincente tem uma enorme influência nas decisões de compra e é frequentemente uma das últimas considerações antes de um cliente converter.

Mantendo a Matriz Atualizada

Mantendo a Matriz Atualizada

Uma matriz de conteúdo é um documento vivo. Você continuará adicionando informações.

Para começar, determine quais partes do seu conteúdo existente se encaixam nessa estrutura e como. Use esse conhecimento como uma linha de base para determinar onde concentrar seus esforços daqui para frente.

Identifique onde estão as lacunas. Quais as etapas da jornada do comprador em que você não tem conteúdo suficiente? Você deve preencher essas lacunas o mais rápido possível. Tenha em mente que você precisará de vários conteúdos para cada estágio.

Com o passar do tempo, a matriz se tornará um documento sofisticado que ajuda você a se organizar, focar e se posicionar para criar uma estratégia sólida de conteúdo que ajudará você a atingir seus objetivos de negócios.

Precisa de ajuda com o planejamento, estratégia ou implementação? Entre em contato e vamos identificar qual o melhor conteúdo para o seu negócio.

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