Microlearning é uma abordagem de treinamento que utiliza pequenos recursos focados para ajudar o aluno a atender a uma necessidade específica. Onde as aulas convencionais enfatizam a teoria e um currículo de longo prazo, as micro aulas são focadas em habilidades e conhecimentos acionáveis que podem ser aplicados rapidamente após a conclusão da lição.
É uma estratégia de aprendizagem emergente conhecida por fechar rapidamente as lacunas de habilidades e conhecimentos. Ideal para muitas situações porque:
- Uma das vantagens mais importantes desse tipo de educação é a oportunidade de os alunos participarem das aulas no momento exato em que precisam delas. Em outras palavras, é um aprendizado just in time. Isso facilita a transferência de conhecimento para a ação no mundo real.
- Uma aula convencional pode abordar um tópico de forma abrangente, incluindo hipóteses, teorias e outras informações relevantes. Por outro lado, uma micro aula é altamente direcionada e se concentra apenas no que o aprendizado precisa apresentar no momento.
- As melhores plataformas para a entrega de micro aulas são autodirigidas. Isso melhora a pontualidade e o direcionamento do conteúdo educacional. Os alunos têm o poder de acessar uma variedade de lições quando precisam delas.
- Para que qualquer lição seja eficaz, ela precisa fornecer feedback útil aos alunos em tempo hábil. Portanto, as melhores micro aulas são responsivas.
O Que é Microlearning?
O microlearning tornou-se uma maneira muito popular de treinar colaboradores no ambiente corporativo. Seu poder vem da menor duração do ciclo de aprendizado. É uma resposta lógica a uma sociedade em ritmo acelerado, voltada para a eficiência e constante transformação.
- Micro – muito pequeno, com quantidades ou variações mínimas.
- Learning – atividade ou processo de adquirir conhecimento ou habilidade estudando e praticando.
Então, você pode encontrar o mesmo conceito com os termos microaprendizagem ou microaprendizado.
Não existe um requisito de tempo definitivo para o microlearning, mas normalmente o conteúdo leva de 1 a 15 minutos para o aluno concluir.
Qual é a diferença entre Microlearning e Macrolearning?
MACROLEARNING | MICROLEARNING | |
Prefixo | Longo | Curto |
Conceito | Desenvolver uma nova habilidade ou entendimento | Explorar conceitos e resolver problemas práticos |
Objetivo | O aluno quer uma nova habilidade ou um entendimento mais profundo de um conceito | O aluno quer resolver um problema específico |
Conteúdo | Módulos grandes Elementos da aprendizagem formal Questões complexas Aprendizado organizado ao longo do tempo | Pílulas de conhecimento Elementos da aprendizagem informal Problemas específicos Sob demanda |
Duração | Horas ou Dias | Minutos |
Exemplos | “Eu quero aprender Photoshop” “Fiz um curso de espanhol e estudei no exterior e agora sou fluente” | “Quero criar uma imagem” “Aprendi a me apresentar em espanhol” |
Lembra do filme Karatê Kid?
O Sr. Miyagi treinando o rapaz para ser um mestre nas artes marciais. Pense no macrolearning como todo o treinamento ao longo da história. Já o microlearning seriam as aulas como pintar cerca, encerar carro ou lixar assoalho. Cada uma dessas atividades tinha um objetivo e treinamento específico que seria extremamente importante para a conclusão do todo.
Esse foi o melhor exemplo que eu encontrei quando estava estudando e é provável que agora você tenha entendido bem a diferença.
Mais Informações em Menos Tempo
O excesso de informações da nossa era requer tempo para analisá-las ou as ferramentas para ajudá-lo a encontrar exatamente o que precisa.
Felizmente, plataformas como o YouTube aperfeiçoaram seus algoritmos de pesquisa, fornecendo as recomendações de conteúdo mais relevantes, o que ajudou a estimular o microlearning.
A geração do milênio se adaptou totalmente ao microlearning como um mecanismo para lidar com tempo limitado e recursos infinitos. A ascensão dos smartphones contribuiu enormemente para o acesso aprimorado ao conteúdo de aprendizado de qualquer lugar e a qualquer momento.
No entanto, o aumento da demanda por microlearning não vem sem seus desafios. Porém, neste artigo, eu quero focar na explicação do conceito e quais suas vantagens.
Quais são as Vantagens do Microlearning?
Uma sociedade em ritmo acelerado precisa ter acesso a um aprendizado também em ritmo acelerado. Os maiores benefícios do microlearning podem ser divididos em três categorias:
Tempo, Relevância e Resultados!
Geralmente leva de 1 a 15 minutos para aprender a nova habilidade ou conhecimento. A principal razão pela qual os colaboradores dizem que não participam de aulas no local de trabalho é porque não têm tempo.
O microlearning é compatível com dispositivos móveis, para que você possa aprender a qualquer hora e em qualquer lugar. As aulas de tamanho pequeno facilitam o encaixe em uma agenda cheia. Podemos estudar no trânsito ou em uma sala de espera.
Nos cursos tradicionais, é difícil iniciar um grande curso e ter que sair no meio da lição.
Conseguir se lembrar exatamente de onde você parou é um desafio. Com o microlearning o conteúdo é pensado para essas interrupções cada dia mais comuns no mundo atual.
A aprendizagem individualizada permite que os alunos determinem seu próprio ritmo de estudo.
Os alunos podem pesquisar soluções para seus problemas no momento da necessidade, em vez de uma estrutura de aprendizado formal e inflexível. Os alunos que têm mais dificuldade com certos tópicos ou se destacam em outros podem se mover no seu próprio ritmo sem esperar a turma inteira.
Permite um foco estreito em questões que visam tópicos específicos. As pessoas não ficam sobrecarregadas com tópicos e conteúdos que não são pertinentes para elas naquele momento. Quanto mais longo o curso, maior a probabilidade de uma parte do conteúdo não se relacionar com cada pessoa.
Se uma pessoa precisar revisitar o treinamento durante o trabalho para encontrar uma solução rápida para um problema, ela não precisa estudar uma lição que leva 40 minutos para ser concluída.
Facilita a aprendizagem autodirecionada ao longo da vida, pois atividades curtas podem ser facilmente integradas às atividades diárias. Pequenas etapas de aprendizado com blocos de informações podem ser usadas para aprendizado intermediário e sob demanda. Dessa maneira, o microlearning permite que as pessoas se mantenham atualizadas.
Os vídeos de microaprendizagem visam um resultado específico em um curto período de tempo e oferecem maior retenção. O microlearning geralmente é mais barato para desenvolver e manter, o que pode contribuir para um maior ROI.
Conclusão
O microlearning é uma resposta a um problema comum: evasão.
Os alunos evitam o treinamento que não é relevante, não é envolvente ou não é necessário, porque abrange informações que eles já conhecem ou não precisam no momento.
É uma resposta a uma enorme mudança na forma como as pessoas se comportam como consumidores, estudantes e colaboradores. Quando alguém tem uma pergunta, pesquisa no Google pela resposta. Simples assim.
Essa abordagem moderna do aprendizado tornou o microlearning inevitável. Unidades curtas e focadas de microaprendizagem se encaixam na maneira como as pessoas interagem com as informações em um mundo digital sempre conectado.
Procuramos respostas para perguntas específicas e soluções para problemas no momento, conforme a nossa necessidade.