O Marketing Digital é extremamente rastreável e mensurável. Porém é impressionante como muitas empresas não se utilizam dessas informações para definir suas estratégias e principalmente otimizar seus resultados. O Google Analytics é a ferramenta mais acessível online e todos deveriam implementar em seus sites e blogs. Nesse post eu explico o que é Google Analytics e por que ele é importante para o seu negócio.
O Que é o Google Analytics?
Você já deve ter ouvido o termos website analytics ou estatísticas do site e já deve saber que esses termos se referem a informações úteis para você e sua empresa, para o sucesso do seu negócio.
O que são estatísticas do site?
As estatísticas do sites estão relacionadas a mensuração, análise e relatórios relacionados aos acessos do seu site, são importantes para compreender e otimizar seu site. Você obtém dados sobre:
- Quem visita o seu site.
- Como eles chegaram lá.
- O que eles fizeram quando chegaram lá.
- Onde eles foram depois.
Existem muitas aplicações diferentes que oferecem análise de sites. O Google Analytics oferece análises gratuitas, fornecendo informações detalhadas sobre o tráfego do seu site.
O Google Analytics é um serviço gratuito de análise dos dados (de seu site ou blog, por exemplo) que fornece estatísticas e ferramentas analíticas para SEO (otimização de sites para as buscas) e objetivos de marketing. O serviço está disponível para qualquer pessoa com uma conta do Google.
O Google Analytics permite analisar dados de todos os pontos de contato em um só lugar, para uma compreensão mais profunda da experiência do cliente. Obtenha resultados mais expressivos em seus sites ou blogs. O Google Analytics ajuda você a transformar as informações dos clientes em ganhos reais. Independente do segmento da sua empresa, com essas informações você pode avaliar toda a jornada do cliente e gerar resultados.
Nem sempre é fácil transformar dados em informações, sem a sinergia entre tecnologia e marketing seus dados podem ser apenas números perdidos e o que torna sua equipe estratégica incapaz de aplicar esses recursos em ações de marketing. Felizmente, existem maneiras de transformar todos esses insights em ação e avaliar os resultados para constante otimização.
A ferramenta Google Analytics fornecesse muitos recursos de inteligência e aprendizado, porém é preciso aliar essas informações aos conhecimentos de um profissional de Marketing Digital de maneira que seja possível traduzir todo esse conjunto de número em correções e ajustes no seu site.
Que tipo de informações o Analytics fornece?
O Google Analytics fornece informações sobre o desempenho do seu site e também de seus visitantes.
Por exemplo, dados sobre:
Sua Audiência
- Quantas visitas você teve no seu site ontem? E no mês passado?
- Essas pessoas que acessaram seu site são visitantes novos ou antigos?
- Dados demográficos, de que cidade essas pessoas são? E em cada cidade, qual conteúdo mais acessado?
- Que navegador as pessoas estão usando? Estão acessando por celular ou pelo computador?
Comportamento
- Quanto tempo essas pessoas ficaram no seu site? Que páginas elas viram?
- De onde vieram esses visitantes? Das redes sociais? De outros sites? Das pesquisas do Google?
- Em que página elas chegaram no meu site? Na página sobre serviços? Na página inicial? Por que?
- Quais páginas são as mais populares?
Conteúdo
- Que campanhas trouxeram os visitantes para site?
- Quais as palavras-chave pesquisadas para encontrar o site?
Essa análise fornece uma enorme quantidade de dados e informações sobre o seu site, que muitas vezes podem ser incompreensíveis.
Antes de começar a olhar para todas as informações oferecidas, primeiro é importante decidir qual é o objetivo do seu site. Isso permite que você concentre sua atenção nos dados mais importantes.
Depois de decidir as principais métricas a serem acompanhadas, você precisa definir os relatórios que você vai verificar e de quanto em quanto tempo. É importante que você verifique regularmente os dados do seu site, para que você esteja ciente de quaisquer anomalias estão ocorrendo. E também para obter essas informações em tempo hábil de definir novas estratégias.
Benefícios do Google Analytics
- Entender seus usuários para avaliar melhor o desempenho do seu conteúdo.
- Transformar os insights do cliente em ação para otimizar a estratégia de marketing.
- Entender a experiência do cliente e descobrir problemas e falhas no seu site.
Essas informações são extremamente importantes por muitas razões diferentes. A razão principal é, uma vez que você compreende o comportamento dos seus visitantes você pode otimizar seu site para melhorar os resultados.
Se você tem um site de vendas por exemplo, você pode entender porque seu visitante sai do seu site antes de efetuar a compra. Se você é uma consultoria, pode analisar quais as informações que têm efeito positivo para que o visitante se interesse em entrar em contato com você.
Resumindo, são informações para ajudá-lo a fazer mudanças no seu site com base em dados reais, e não apenas hipóteses ou ideias baseadas em opiniões.
O Google Analytics também é extremamente importante para ajudar você a entender quais técnicas de promoção funcionam bem para seu site. Se você investiu recentemente em uma nova forma de publicidade, como Adwords ou anúncios nas redes sociais, você poderá facilmente ver quantos visitantes cada campanha direcionou para seu site e se esses usuários são sua audiência ideal e são efetivamente as pessoas que vão pagar pelos seus produtos ou serviços.
Conclusão
A análise pode ser extremamente útil para ajudar você a descobrir coisas que estão erradas em seu site e em suas campanhas de Marketing Digital. Se, por exemplo, você perceber uma queda de acessos, você pode verificar todas essas informações e descobrir porque isso está acontecendo. Da mesma forma, se você pode descobrir uma grande quantidade de visitantes através de uma determinada fonte ou uma palavra-chave.
O importante aqui é saber que o Google Analytics fornece dados extremamente úteis, que se interpretados corretamente podem significar grandes melhorias para o desempenho do seu site. E com isso mais vendas, mais receita para sua empresa.
Agora me diga. Você já fez alguma alteração em seu site com base em dados analíticos que melhoraram o desempenho do seu negócio?