Compartilhe:

De tempos em tempos precisamos falar sobre o algoritmo do Instagram. Recebi algumas mensagens reclamando que o alcance do Instagram caiu. Por isso, vou abordar esse tema aqui nesse artigo, fiz algumas pesquisas e vou compartilhar o que aprendi.

De fato, o alcance orgânico de qualquer rede tende a cair com o tempo mesmo. Mais gente online, mais disputa pela atenção, além das quedas de sistema que também aconteceram com o Instagram.

Nos últimos dias tem sido mais comum a reclamação de que a rede estava apresentando alguma inconsistência ou até mesmo falha total.

O que fazer quando cai o engajamento? O que está acontecendo com o alcance do Instagram?

O Que Fazer se o Alcance do Instagram Caiu

O Que Mudou no Algoritmo do Instagram em 2019?

Para entender melhor o algoritmo do Instagram em 2019, vamos voltar no tempo.

Em 2016, o Instagram anunciou que os feeds dos usuários dariam prioridade “aos momentos que você curte”. Isso sinalizou o fim do antigo feed cronológico reverso e a adoção de um feed mais detalhista.

“Colocar os amigos e a família em primeiro lugar.”

Isso para favorecer o conteúdo pessoal sobre o conteúdo de Marketing. Mais ou menos na mesma época, o próprio Instagram anunciou melhorias nos feeds dos usuários que dão prioridade a postagens novas e oportunas.

Em janeiro de 2019, o Instagram reconheceu a crescente preocupação do público com o algoritmo e quebrou o silêncio em uma série de tweets. Especificamente, o Instagram afirmou que o que aparece primeiro no seu feed é baseado principalmente em sua própria atividade.

A Queda no Engajamento

Um estudo afirma que o engajamento geral em todo o Instagram está em baixa e tem diminuído drasticamente desde o início de maio de 2019.

A Trust Insights, uma empresa de consultoria e dados de Marketing, analisou mais de 1,4 milhões de postagens do Instagram desde o início de janeiro até meados de junho.

O estudo define a taxa de engajamento como o número total de interações em uma postagem dividido pelo tamanho da conta no momento da postagem.

Aqui estão algumas das principais conclusões do estudo.

A Queda no Engajamento

O engajamento do Instagram está caindo?

Em meados de abril, a taxa máxima de engajamento médio para as contas incluídas no estudo foi de 1,54%.

A taxa de engajamento agora gira em torno de 0,9%, o que representa uma queda de 1,1% em relação ao início do ano. Além disso, o número médio de interações caiu 18% desde o início do ano.

Segundo o estudo, as marcas estão sofrendo com esse declínio no engajamento, bem como influenciadores.

Os influenciadores de moda passaram de uma taxa máxima de engajamento de 4,3% em 17 de fevereiro para um mínimo de 2,4% em 20 de junho

Isso representa um declínio de 44% no engajamento, o que significa que os influenciadores foram mais atingidos do que as marcas.

O estudo não oferece nenhum insight sobre o que está causando o declínio, observando que não houve alterações substanciais na API.

O estudo mediu apenas o engajamento com posts de feed. Não levou em conta o envolvimento com os Stories.

[Ebook Gratuito] Instagram para Negócios

O Instagram mudou alguma coisa?

Alguns usuários atribuem essa queda a uma mudança de algoritmo que agora deve ocultar número de curtidas.

As alegações também afirmam que o Instagram está detonando completamente o alcance orgânico para priorizar a monetização.

No entanto, um porta-voz do Instagram desmentiu essa alegação e afirmou que a empresa não mudou o algoritmo.

O porta-voz explicou que, embora o Instagram use “curtir” para classificar um post, outros fatores, como pontualidade, interesse e vínculo com a pessoa que postou, também desempenham um papel crucial na determinação do engajamento do post.

Olhares rápidos durante a rolagem não contam como engajamento nas métricas do Instagram, e o Instagram não a classifica como uma postagem em que o usuário alvo passaria tempo.

O comentário do porta-voz basicamente observa que é totalmente relacionado ao comportamento dos usuários que o alcance orgânico de suas postagens tenha diminuído.

Porém, o porta-voz reconhece que existe um novo recurso de monetização que agora permite que as marcas impulsionem postagens de seus influenciadores. Um ótimo recurso a ser adicionado, já que os influenciadores são a força motriz por trás da presença na mídia social de uma marca.

O Que Fazer se o Alcance do Instagram Caiu?

É possível aumentar seu alcance e engajamento entendendo o algoritmo. Veja algumas dicas para garantir que mais pessoas vejam seu conteúdo.

Qualidade da Imagem

De acordo com o Instagram, a classificação mais alta nos feeds de seus seguidores anda de mãos dadas com a criação de um “ótimo conteúdo”.

O que é ótimo conteúdo?

Cores fortes. Paisagens de tirar o fôlego. O tipo de coisa que faz com que as pessoas parem para ver os detalhes! Fotos de alta qualidade são uma expectativa e não uma exceção à regra.

Faça Mais Lives

Invista nos Stories

Isso pode parecer uma dica boba. Estamos falando do feed e agora mudamos o assunto para os Stories?

A popularidade dos Stories também pode estar contribuindo para que as marcas publiquem menos conteúdo em seu feed tradicional, resultando em menor engajamento.

Em vez de escolher entre stories e posts de feed, sua mentalidade deve ser “Por que não os dois?”

Embora os stories supostamente não façam parte do algoritmo do Instagram, sua conta é a mesma, certo? Chamar atenção em um lugar vai ajudar a impulsionar o outro também.

Os stories são uma maneira autêntica e rápida de envolver seu público. As possibilidades são infinitas. Coloque sua criatividade para trabalhar e varie temas, formatos, assuntos… Experimente!

Resumindo, os stories farão seu perfil aparecer para as pessoas de uma maneira consistente. Isso traz boas notícias para o engajamento, pois seus seguidores são constantemente incentivados a conferir seu conteúdo.

Invista em Vídeos

Pense que o vídeo é reproduzido automaticamente quando seu seguidor está rolando o feed. Obviamente que o movimento chama mais atenção dos nossos olhos do que uma imagem estática.

Não há melhor maneira de chamar a atenção de alguém.

Seu conteúdo em vídeo não precisa ser uma super produção. O que importa é experimentar, testar e analisar os resultados.

Invista em Vídeos

Faça Mais Lives

Uma dica rápida! Porém, definitivamente importante. As lives notificam seus seguidores que você está enviando conteúdo novinho agora mesmo!

A beleza do vídeo ao vivo é que você pode produzir algo simples e improvisado. Isso significa que há menos pressão para um conteúdo profissional e detalhadamente planejado.

Crie Legendas Mais Atraentes

Legendas que fazem as pessoas ficarem mais tempo vendo seu post, ou que peça alguma forma de interação.

Por exemplo, peça para marcar um amigo ou faça perguntas. São uma ótima maneira de fazer as pessoas interagirem com você.

As conversas incentivam as interações, o que é um sinal positivo para o Instagram. Não desanime se suas primeiras tentativas não derem tão certo logo no começo.

Faça um Sorteio

Para muitas marcas, os posts sobre sorteios ou concursos são os que têm mais alcance no Instagram.

Seja compartilhando uma hashtag ou criando algum conteúdo gerado pelo usuário, os concursos podem ajudar a gerar um aumento no envolvimento com seu perfil.

Aproveite o Poder das Hashtags

Hashtags podem ajudar a atrair novos olhos em questão de segundos.

Incluir hashtags como parte de sua estratégia de conteúdo garante que suas postagens sejam essencialmente pesquisáveis. Uma combinação de hashtags de marca, produto e comunidade representa a receita perfeita para atrair o engajamento.

Se você tem medo de usar as hashtags, não tenha.

Estudos indicam que nove é o número mágico, mas muitas marcas publicam mais de 15 hashtags e ainda conseguem um alcance bastante considerável. Mais uma vez eu digo: experimente!

Aproveite o Poder das Hashtags

Atenção aos Horários

Talvez a maneira mais direta de ganhar com o algoritmo do Instagram seja postar nos horários certos.

Qual é o melhor horário? Observe os dados da sua própria conta.

A publicação durante horários de pico não necessariamente incentiva uma enxurrada de engajamento. Mesmo assim, é certamente melhor do que postar quando as pessoas estão dormindo.

A audiência de todos é diferente e, portanto, será mais acertada em momentos diferentes. É por isso que recursos de analytics são valiosos.

Teste a Frequência

Por fim, não tenha medo de aumentar sua frequência de postagens. A consistência é extremamente importante em qualquer estratégia de conteúdo.

Como ao algoritmo vai poder avaliar seu desempenho se você nunca aparece por lá?

Postar com mais frequência dará a você mais espaço para experimentar e avaliar quais partes do conteúdo estão funcionando e quais não estão.

Conclusão

Ter sucesso no Instagram, como você pode perceber, requer a união de vários recursos de conteúdo. Desde uma estratégia sólida até sua implementação com inteligência.

Você também notou uma queda no alcance do Instagram? O que você planeja fazer sobre isso? Escreva nos comentários! Precisa de ajuda com sua estratégia de redes sociais? Conte comigo!

Compartilhe:

1 Comment

  1. Finalzinho de julho/inicio de agosto q vou iniciar meu Instagram, com essas informações será melhor!
    Obgda!

Write A Comment