“As pessoas não fazem negócios com empresas. Pessoas fazem negócios com pessoas.”
Estas são palavras da IBM, algo que se tornou muito conhecido pelos profissionais de Marketing. A palavra do século é “social”, não é? E agora, temos “Social Business”. Talvez não seja um termo que você ouve todos os dias. Com esse quiz você pode testar seus conhecimentos sobre o assunto.
1. O que é Social Business?
A) Uma organização que se dedica sistematicamente todos os indivíduos de seu ecossistema, para maximizar o seu valor
B) Umaempresa que vende produtos e serviços para melhorar a sua vida social
2. Qual das características abaixo NÃO corresponde ao Social Business (de acordo com a IBM)?
A) Engajado: Conecta pessoas, incluindo clientes, funcionários e parceiros, para ficarem envolvidos de maneira produtiva e eficiente
B) Transparente: as barreiras para a informação e os especialistas são removidos para ajudar as pessoas a alinhar todas as ações para alcançar resultados de negócios
C) Automatizado: A empresa acredita que a tecnologia deve substituir a interação humana para acelerar o progresso
D) Ágil: O negócio tem a informação e o conhecimento para antecipar e resolver oportunidades
3. Espera-se que os gastos com software de Social Business (apps):
A) Diminua progressivamente
B) Cresça mais de 60% ao ano nos próximos cinco anos
C) Alcance seu pico em 2012 e se estabilize para o resto da década
4. Qual dos seguintes seria um objetivo do profissional envolvido em Social Business?
A) alcançar as pessoas onde elas vivem e trabalham
B) Permitir que as pessoas se engajem de forma produtiva em um contexto de negócios
C) Acompanhar e analisar os dados sociais para descobrir novas ideias de negócios
D) Todas as alternativas acima
E) Nenhuma das anteriores
5. Social Business e Social Media são a mesma coisa.
A) Verdadeiro
B) Falso
6. Desafios que o Social Business enfrenta incluem:
A) Falta de colaboração entre unidades de negócios
B) Papéis e responsabilidades pouco claras
C) Manter-se atualizado com as rápidas mudanças nas mídias sociais
D) A aquisição de grandes listas de endereços de email de intermediários
7. Qual é o objetivo do “centro de excelência” (a equipe de mídia social)?
A) A criação de normas em torno de como a empresa faz uso das mídias sociais
B) Aumentar o valor das ações do Facebook
C) Promover a mudança da organização noite para o dia
8. Quais ações indicam que uma organização está fazendo progressos no Social Business?
A) Os líderes da empresa estão exigindo que as equipes colaborem
B) O Social Business é um nos orçamentos de Marketing, Operações e TI
C) O departamento de RH inclui “mídia social” em descrições de trabalho
D) Utilização de ferramentas para o monitoramento das mídias sociais
E) Existem workflows com feedback do cliente externo
F) Todas as alternativas acima
9. Pesquisas indicam a queda da confiança:
A) No Governo
B) Nas Empresas
C) Nas Mídias Sociais
D) A & B
E) A, B e C
10. O que NÃO é fruto dos benefícios do Social Business?
A) Melhorou os processos de desenvolvimento de produtos
B) Reduziu os gastos com saúde
C) Acesso a novas ideias e opiniões de mercado
D) Desenvolvimento de novos modelos de negócios
E) Atrair novos talentos (RH)
F) Aumento da eficiência
Dê uma olhada em suas respostas. Avalie o seu entendimento do Social Business.
1. A – Compreender o envolvendo de todos os componentes do ecossistema de negócios é vital.
2. C – Social Business é engajado, transparentes e ágil. Pode empregar ferramentas de automação, mas as pessoas têm mais valor.
3. B – Gastos vão aumentar a uma taxa composta de crescimento anual de 61% para se tornar um mercado de US $ 6,4 bilhões em 2016.
4. D – Todos são objetivos importantes, de acordo com a IBM.
5. B – Veja a questão 1.
6. E – Comprar grandes listas de endereços de email é considerado SPAM. É um método de marketing ineficaz e antiético.
7. A – Criação de normas é um objetivo-chave. Embora bilhões estão preocupados com o valor das ações da Facebook, não é um objetivo do centro de excelência. A transformação social não vai acontecer durante a noite.
8. F
9. D – Como você poderia esperar, a pesquisa indica a confiança está em declínio no governo e nas empresas, mas subindo para as mídias sociais.
10. B – Tanto quanto todos nós gostaríamos de ver os custos de saúde cair, se tal coisa fosse acontecer, é improvável que o Social Business pudesse reivindicar a realização.
Você tem dúvidas sobre Social Business? Respostas? Histórias? Eu gostaria de ouvir.