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Existem muitas razões para se pensar em um novo design para o site de uma empresa, mas é preciso entender antes de tudo que um redesign não deve ter como razão principal uma mudança estética. As principais razões para o desenvolvimento de um novo site devem girar em torno de metas específicas de negócios. A motivação primordial para o redesign do site deve ser melhorar seu desempenho.

 

A primeira coisa a se analisar é se realmente uma reformulação no site é o mais acertado para sua empresa e depois como proceder para colocar seus planos em ação.

Defina seus Objetivos

O primeiro passo é pensar sobre seus objetivos e o que você quer obter com seu site. Faça uma lista com objetivos específicos, tais como:

  • Aumentar o tráfego
  • Aumentar conversões
  • Diminuir taxa de rejeição
  • Aumentar o tráfego de fontes específicas
  • Aumentar inscrições
  • Melhorar ranking para uma palavra-chave específica

É o importante ser claro e detalhista na definição de seus objetivos, devem ser objetivos que possam ser medidos depois e devem estar alinhados aos objetivos de negócios.

Proteja seus Recursos

Você deve ter em mente formas de proteger os recursos que já possui, por exemplo o conteúdo interessante que você já construiu, suas fontes de tráfego, suas landing pages principais… Claramente você não gostaria de perder tudo que você conquistou até aqui, então se assegure de que o novo site vai agregar mais valor ao que já possui.

  • Quais são as páginas mais populares?
  • Quantos links de entrada você possui?
  • De onde os acessos estão vindo?
  • Quais palavras-chave são mais efetivas?

As páginas existentes, os links externos e o conteúdo do seu site são extremamente importantes e perder esses recursos vai impactar negativamente o seu site redesign.

Otimize sua Homepage

Sua Homepage é a área do seu site que exige mais atenção. Os visitantes não querem ser bombardeados por milhares de informações. A chave para o sucesso é projetar uma página inicial com simplicidade e que atenda aos principais objetivos de negócio e necessidades do seu público.

  • Desenvolva as personas para os visitantes do site
  • Forneça as informações essenciais que os visitantes mais procuram
  • Pense em uma navegação intuitiva para ajudar os visitantes a chegar o mais rápido possível nas informações
  • Limite a quantidade de cliques que o visitante deve fazer para achar as informações
  • Determine as palavras-chave mais importantes com os quais você deseja que seu site seja encontrado e otimize o conteúdo
  • Integre links de mídia social, blogs e outros conteúdos sociais em sua página inicial

O visitante deve estar no centro de todas as considerações.

Foco no Conteúdo

A quantidade e a qualidade do conteúdo que você oferece devem sempre ser levadas em consideração. Quando for definir o conteúdo do site tenha em mente que motores de busca gostam de conteúdo recente e com bastante acesso, o que significa relevância. Considere a criação de ebooks, whitepapers e blogs.

Converta seus Visitantes

Defina com atenção e cuidado as CTAs (calls-to-action) e Landing Pages do site. As CTAs são os elementos em seu site que convidam os visitantes a tomar uma ação. Isto pode incluir qualquer coisa, desde o download de um ebook para criação de um mailing ou alertas que encaminham o visitante para onde você deseja que ele vá no seu site.

  • Deixe de fora qualquer coisa que possa distrair a atenção do visitante
  • Faça descrições de ofertas de forma clara, simples e concisa
  • Utilize formulários simples
  • Lembre-se os botões para compartilhamento em redes sociais

Mobile

Se você decidiu fazer o redesign do site, aproveite a oportunidade para otimizar seu site para visualização em dispositivos móveis.

  • Determine a origem do seu tráfego mobile
  • Descreva a estrutura para o seu tema responsivo
  • Projete a visualização do site para diferentes dispositivos e direção de visualização (retrato e paisagem)

Negligenciar o público mobile não é mais uma opção hoje em dia e a grande maioria de sua base de consumidores acessa seu site por meio de seus dispositivos móveis e esses números tendem a crescer.

Meça seus Resultados

  • Visitantes

Quantas pessoas estão vindo para o meu site?
De onde elas estão vindo?

  • Leads

Quantos visitantes eu converti em leads? 
Que ação eles tomaram? 

  • Vendas

Quantos leads foram convertidos em vendas?

Cada métrica deve ter relação direta com seus objetivos de negócio e com as ações que foram tomadas no redesign do site. Deve ser confirmado que as alterações foram mesmo melhorias. O redesign de um site é um processo contínuo que deve buscar sempre a melhora e a adequação aos objetivos estratégicos da empresa. os pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças devem ser sempre analisadas para que o processo possa ser continuamente avaliado e executado.

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