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Sempre existem oportunidades de negócios na crise. Com a pandemia de Covid-19, você pode estar entre milhões de pessoas que estão trabalhando em casa.

E se você é como eu, pode estar procurando uma oportunidade de negócio. Desde 2009 eu trabalho exclusivamente em home office e em 2016 comecei a mudança para que todo meu atendimento aos clientes fosse feito virtualmente.

Muitas pessoas preferem cursos, palestras, reuniões e consultorias presenciais. Eu não sou uma delas. Adoro fazer tudo online e só em caso de necessidade eu escolho presencial. Eu gosto da troca de energia, é bacana conhecer as pessoas pessoalmente, o que mais me aborrece é o deslocamento.

Trabalhar de casa é tão prático. Ligo o computador ou celular e podemos começar. Todos no conforto do seu lar. Sem atrasos, sem imprevistos, sem trânsito e com muito mais comodidade e segurança.

O Novo Normal

O surto de coronavírus está afetando os mercados globais e mudando tudo, desde viagens aéreas à indústria cinematográfica e empresas locais.

Algumas empresas se beneficiam de alguma forma com esse problema. Empresas que produzem ou comercializam produtos de higiene, equipamentos de saúde, empresas que vendem online, deliveries e serviços com atendimento remoto.

Por outro lado, outras áreas estão sofrendo bastante com tudo isso. Salões de beleza, clínicas de estética, varejo, restaurantes e turismo.

Ninguém pode prever o futuro, mas todos podemos nos preparar.

Algumas dessas mudanças serão temporárias e quando a crise chegar ao fim vários serviços poderão retomar suas atividades normalmente. Entretanto, nunca após uma crise tudo volta a ser exatamente como antes. Principalmente algo dessa magnitude.

Ainda é muito cedo para falar sobre “lições aprendidas” enquanto uma tragédia humana em larga escala se desenrola. Podemos imaginar algumas mudanças como a maior aceitação de atendimento remoto para treinamentos, cursos, consultorias e até mesmo saúde.

Muitas novas ferramentas para gerenciamento remoto, vídeo conferências e educação a distância devem surgir. E principalmente… Como serão os próximos surtos de gripe e resfriado, agora que todo mundo tem o hábito de lavar as mãos o tempo todo?

Como Identificar Oportunidades de Negócios na Crise

Como Identificar Oportunidades de Negócios na Crise

O que acontece quando ocorre algo fora do controle da sua empresa que afeta a maneira como você vende, prospecta ou se comunica com clientes existentes?

Estamos vendo isso acontecer agora com o coronavírus. Essas mudanças exigem de nós agilidade e flexibilidade. Organizadores cancelando eventos e empresas impondo restrições de viagens, o que afetará o relacionamento e o sucesso de muitas empresas.

Bombardear os clientes com mais anúncios, lives, webinars e emails não adianta. Eles vão começar a ignorá-lo ou pior, ficarão bastante irritados.

Agilidade e flexibilidade não são suficientes. Você deve adicionar criatividade e inovação à mistura. Este é o momento de realmente fazer do limão uma limonada.

Voltando para a Base

Volte para seus objetivos de negócios e de marketing e avalie até que ponto você pode alcançá-los sem o canal ou o planejamento que você foi forçado a eliminar. Agora olhe para o vazio e comece a debater com sua equipe novas maneiras de preencher essa lacuna. Agora é a hora de inovar. Inovar é difícil, muito difícil. Nada é pior do que olhar para um quadro branco em branco.

É incrível a quantidade de empreendedores e empresas trabalhando sem nem mesmo terem definido o básico. Qual seu propósito? Quais são os seus valores como marca? Você sabe claramente qual é a sua Missão?

  • Do que seus clientes mais gostam?
  • Do que eles mais reclamam?
  • O que seus clientes gostariam que você oferecesse?
  • O que seus concorrentes fazem que você não faz?
  • Existem novas tecnologias ou canais que podem ser úteis?

Primeiramente, crie uma lista de possibilidades para explorar. Pode ser necessário realizar algumas entrevistas com os clientes para aprofundar as informações com as quais você está trabalhando.

A melhor maneira de descobrir oportunidades de negócios na crise é conhecer profundamente quem você é como uma marca e a quem você ajuda.

Nenhum de nós sabe exatamente como será o amanhã. Algumas mudanças já podemos imaginar. Devemos então focar em melhorar nossas chances de enfrentar uma crise.

Superando o Medo de Arriscar

Na maioria dos negócios, as decisões são baseadas em algum tipo de análise de risco e recompensa. O ganho potencial é suficiente para compensar o risco de errar? O desafio é que, em circunstâncias normais, o medo do fracasso quase sempre anula o argumento da mudança.

Portanto, as empresas tendem a evitar riscos. Isso é esperado quando a maioria das organizações recompensa o sucesso e pune a tentativa e erro. Mas em uma crise, a dinâmica muda drasticamente. O risco real é não fazer nada. Quando o status quo quebra, quase não há desvantagem em arriscar, e é melhor você tentar algo novo.

Melhorando seu Foco

Uma crise nos obriga a direcionar toda a nossa atenção para o único problema que realmente importa. Sendo assim, o foco é uma ferramenta extremamente poderosa que pode dar às pessoas comuns a capacidade de realizar o extraordinário. Isso é especialmente verdade quando os trabalhos das pessoas, ou mesmo suas vidas, estão em jogo.

Oportunidades de Negócios Durante o Coronavírus

Oportunidades de Negócios Durante o Coronavírus

Nas últimas semanas muitos negócios foram impactados pelo surto do novo coronavírus. Quem ainda não foi, certamente será em breve.

Calma, nem tudo está perdido. Muitos empresários compreensivelmente têm perguntas e preocupações imediatas, mas muitos já estão começando a procurar oportunidades ocultas nessa crise.

Em uma pesquisa que fiz pela internet, descobri alguns exemplos de oportunidades. As pessoas mais criativas sempre encontram oportunidades de negócios na crise.

O primeiro negócio que quero destacar é um serviço de higienização e sanitização. Algumas empresas estão oferecendo serviço especializado para o varejo. Limpeza de prateleiras e saneamento de lojas, além de higienização de carrinhos. Muitas empresas que produzem equipamentos para purificação do ar também estão ampliando sua linha de produtos.

Outra novidade foi que muitos restaurantes que tinham apenas atendimento local, começaram a trabalhar tanto com o delivery como com o serviço “para viagem”. Dessa maneira, não deixam de atender seus clientes mais fiéis e ainda conquistaram mais uma nova forma de atendimento.

Conclusão

As crises abrem espaço para oportunidades especialmente nos segmentos mais afetados.

Embora os cursos on-line tenham sido uma tendência crescente na última década, a maioria das pessoas ainda frequenta prioritariamente as aulas presenciais. Algo que mudou completamente nos últimos dias, já que as escolas estão fechadas.

Até agora, o ritmo de crescimento dos serviços remotos tem sido constante, mas relativamente lento. Foi limitado por vários problemas, entre os quais o risco de fracasso, o medo do desconhecido e outras prioridades.

Trazer seus negócios para o mundo digital é um empreendimento significativo, cheio de riscos, e muitas coisas darão errado ao longo do caminho.

O modelo de muitos negócios será transformado para sempre e para melhor.

Essa crise, sem dúvida, causará muitas dificuldades para as pessoas, mas também criará oportunidades de inovação em muitos setores. É hora de as pessoas correrem mais riscos, concentrarem-se no que realmente importa e abraçarem a oportunidade de liderar.

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